Saiba como empresas da era digital que adotam o Outsourcing são capazes de se desenvolver e aumentar sua visibilidade no mercado.

A evolução da tecnologia impulsiona a produtividade e eficiência das empresas há anos. Para que os negócios consigam se transformar digitalmente e se manterem competitivos no mercado, é necessário que o gestor conheça sobre o papel do Outsourcing na era digital.

Outsourcing consiste em delegar um setor estratégico da empresa (ou parte dele) para uma entidade especializada com a finalidade de alavancar sua qualidade. Isso pode ser aplicado na contabilidade, Tecnologia da Informação (TI), logística e outras áreas estratégicas. Esse tipo de serviço está diretamente ligado à era digital. Quer saber por quê? Leia este material e entenda!

Outsourcing x Era digital

Também chamada de era tecnológica ou da informação, a era digital é um termo usado para designar avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial até o presente. No entanto, houve uma grande aceleração no desenvolvimento de inovações nos últimos anos e constantemente surgem novas ferramentas que aumentam a produtividade, gestão e segurança das empresas.

A área de TI está se tornando mais complexa conforme a era digital avança. Há inúmeros aspectos que devem ser gerenciados pelos seus responsáveis, como os equipamentos e dispositivos, aplicativos, sistemas, servidores, entre outros.

No entanto, o Outsourcing de computadores veio para solucionar esse problema, já que ele simplifica a gestão dessa área e permite que o negócio usufrua de tecnologias de ponta de forma mais econômica. Na prática, o negócio realiza o aluguel de computadores (desktops, notebooks e Chromebook), tablets, impressoras, scanners, coletores, outros equipamentos e acessórios em geral.

Com esse tipo de Outsourcing, o investimento inicial em eletrônicos é eliminado, os computadores sempre serão atualizados para garantir alta performance e produtividade do negócio, equipamentos com desgastes ou defeituosos serão trocados, entre outras utilidades. A empresa ainda pode oferecer outros serviços, como fornecimento de soluções customizadas para atender necessidades específicas do seu negócio.

É importante que também seja disponibilizada assistência técnica oficial, com uma equipe técnica própria e logística eficiente. Com isso, a empresa se tornará ainda mais otimizada pelo fato de não precisar se preocupar com manutenções.

A importância do Outsourcing para o desenvolvimento dos negócios

Empresas que adotam o Outsourcing são capazes de se desenvolver mais aceleradamente e aumentar suas chances de sobrevivência no negócio. Entenda como a seguir.

Escalabilidade

O Outsourcing traz mais escalabilidade ao negócio, que é a capacidade de expandir suas atividades, qualificar suas áreas ou aumentar suas operações sem elevar os custos na mesma proporção.

Na locação de computadores, por exemplo, a empresa sempre terá acesso a tecnologias de ponta sem precisar adquirir constantemente novos dispositivos ou atualizar suas peças.

Além disso, para garantir o pleno funcionamento dos equipamentos da empresa, é preciso acompanhar o desgaste e a depreciação de cada um deles, o que ocuparia muito tempo e esforço dos colaboradores. Mas essas atividades também são delegadas para o Outsourcing de computadores, tornando a empresa contratante mais eficiente e fácil de gerir.

Adaptação

Os acordos de Outsourcing são livremente estipulados pelas partes, podendo ser elaborado de acordo com as necessidades do negócio. Isso possibilita que a empresa contratante seja mais flexível e aumente suas chances de sobreviver em situações adversas.

Imagine que o país esteja enfrentando uma crise econômica (como a criada pela pandemia) e que a empresa tenha que reduzir suas operações e pessoal. Ela poderá renegociar o acordo de Outsourcing para alterar a quantidade de máquinas alugadas e minimizar os impactos da crise.

Ao recuperar suas finanças, a organização poderá voltar a alugar mais computadores para ter uma infraestrutura robusta e mais competitiva.

Aprendizado

Gestores podem estudar as práticas de gestão utilizadas pelo fornecedor e aplicar melhorias nos seus processos. No aluguel de computadores, por exemplo, o conhecimento sobre tecnologia, equipamentos e manutenção será aplicado em outros aspectos do negócio para aumentar sua eficiência.

Como também, o Outsourcing contribui para a implementação de uma cultura organizacional voltada à inovação pelo negócio contratante.

Os principais benefícios do Outsourcing na era digital

Adotar o outsourcing ainda gera outras vantagens que aprimoram o funcionamento do negócio de forma geral. Entenda quais são as principais delas:

  • Simplificação: com menos elementos para gerenciar, a empresa se torna mais enxuta e fácil de administrar;
  • Produtividade: os colaboradores poderão se concentrar nas atividades principais e estratégicas da empresa, agregando mais valor a cada hora trabalhada;
  • Infraestrutura: no caso do outsourcing de computadores, a empresa terá acesso a equipamentos robustos por um valor mais acessível e sem precisar desembolsar um investimento inicial;
  • Satisfação do cliente: a empresa poderá se concentrar em atender as demandas do seu público;
  • Previsibilidade: os custos do negócio se tornam mais previsíveis, especialmente se o outsourcing de computadores contar com seguros;
  • Economia: os profissionais do outsourcing não são contratados diretamente (por carteira assinada), o que diminui custos com encargos trabalhistas, processo seletivo, treinamento e outros relacionados.

Como aplicar o Outsourcing no seu negócio

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para assegurar que a implantação do Outsourcing seja bem-sucedida. Abaixo está um passo a passo de como fazê-lo.

1. Implemente uma cultura organizacional

De nada adianta apenas os líderes conhecerem a relevância do Outsourcing, já que os colaboradores são peças fundamentais para o bom funcionamento do negócio, por isso é relevante que todas equipes conheçam a importância e vantagens do Outsourcing.

Nesse caso, desenvolva uma cultura organizacional, que é um conjunto de valores, diretrizes e hábitos seguidos por todo pessoal da empresa. Quando essa cultura é direcionada à inovação, todos da empresa se tornam mais abertos às mudanças, novas tecnologias e dispositivos.

Para implantar essa cultura, passe a contratar funcionários com perfil direcionado à inovação, faça reuniões para compartilhar sua visão com todos os colaboradores, invista em treinamentos; entre outras medidas.

2. Faça um planejamento

Assim como qualquer mudança impactante na empresa, elaborar um planejamento é crucial para que ela seja bem-sucedida. No caso da adoção do Outsourcing, o plano deve incluir tópicos como:

  • Motivos que levaram à decisão pela contratação do Outsourcing;
  • Objetivos que serão alcançados com o serviço;
  • Funções que a empresa contratada desempenhará;
  • Fornecedores que serão analisados;
  • Como será a integração com a empresa contratante;
  • Indicadores-chave de desempenho (KPIs) que medirão os resultados conquistados com o Outsourcing.

3. Estude as características dos fornecedores

Por fim, analise as características e diferenciais dos fornecedores para encontrar o mais vantajoso ao seu negócio. De forma geral, verifique sua abrangência (quais Estados e municípios eles atendem), experiência na área, se há customização do serviço prestado, a qualidade do atendimento, amplitude dos serviços e outros aspectos.

Todo gestor que deseja sucesso ao negócio deve entender a importância do Outsourcing na era digital. Mas também é relevante ter um parceiro confiável, transparente, competente e experiente, qualidades que são satisfeitas com o Office Total, uma empresa que oferece Outsourcing de computadores.

Gostou da nossa publicação? Assine já a nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente no seu e-mail!