A necessidade do trabalho remoto, exigiu que as empresas aumentassem as medidas de segurança de seus dados.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a maioria das empresas teve que se adequar ao momento de isolamento social e implementar o sistema home office de trabalho.

Apesar de ser uma medida que gerou grande confusão inicialmente, principalmente para as empresas que nunca tinham implementado o trabalho remoto antes, alguns benefícios puderam ser aproveitados tanto pelos empregadores, como pelos colaboradores, como por exemplo:

  • Diminuição dos custos e do tempo com deslocamentos;
  • Melhor produtividade;
  • Conforto;

Por outro lado, outra questão levantada foi em relação à segurança dos dados. Na empresa, sistemas de segurança avançados faziam esse trabalho, porém, com o uso de equipamentos individuais, essa segurança ficou ameaçada.

Em meio a esse cenário, alguns cuidados precisam ser tomados, a fim de evitar qualquer problema em relação aos dados empresariais. Equipes de Tecnologia da Informação (TI) tiveram que orientar os colaboradores sobre as práticas seguras e migrar suas estratégias para assegurar os dados.

Separamos algumas dicas essenciais para proteger os dados da sua empresa. Confira:


Realize backups

Caso você realizava backups periódicos em sua máquina no escritório, mantenha esse hábito em sua máquina pessoal. É recomendado contar com um Data Center para que as empresas possam armazenar suas cópias de segurança regularmente na nuvem.

Tal ação otimiza o acesso remoto aos dados do home office e garante alta eficiência e proteção das informações empresariais.


Altere as senhas dos funcionários

Nas redes empresariais, é comum a troca frequente de senhas e um padrão mais seguro. Se as senhas cadastradas são muito antigas ou não seguem protocolos como o uso de caracteres especiais e diferentes, será preciso alterar as senhas para padrões mais seguros.

Frases de segurança também são indicadas. Dessa forma, é possível potencializar a segurança com a guarda de documentos fiscais, de dados da empresa e seus clientes.


Utilize um antivírus

Ao utilizar um computador ou notebook pessoal, será preciso instalar um antivírus para impedir a invasão de hackers que podem acessar arquivos do terminal.

Comece realizando uma varredura no computador, a fim de remover qualquer suspeita de vírus. Também fique sempre atento às atualizações do antivírus, para garantir a proteção em tempo integral.


Atualize sistemas e APPs

É essencial investir na instalação de sistemas e APPs originais para manter a segurança dos dados armazenados no computador. Softwares costumam ser atualizados constantemente para proteger os dados dos usuários, porém, é possível que os hackers encontrem brechas para roubar dados.

Por isso, mantenha seus sistemas e aplicativos sempre atualizados a cada nova atualização desenvolvida. Mas tome cuidado com falsas atualizações. Desconfie de links, notificações ou e-mails suspeitos que possam surgir e que destoam dos padrões básicos de comunicação do software usado.


Conecte-se a uma rede segura

Muitos dos ataques cibernéticos ocorrem por meio das redes de internet caseiras. Certifique-se de que o seu roteador tenha uma senha segura e esteja com todas as configurações atualizadas.


Crie uma Rede Privada Virtual (VPN)

Uma Rede Privada Virtual (VPN) é uma solução muito eficaz para a proteção de dados em home office, já que cria uma espécie de túnel que conecta o computador do funcionário com o servidor da empresa.

Consequentemente, é possível garantir a criptografia na troca de informações da empresa e evitar o acesso de hackers e o roubo de dados.

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