Mobilidade Clínica: De que se trata e quais os benefícios?

Mobilidade Clínica: De que se trata e quais os benefícios?

Com o avanço da tecnologia, os mais diversos setores foram afetados de forma positiva com itens que promovem diferentes benefícios e, na área da saúde podemos ver o quanto tem se intensificado através da mobilidade clínica. Neste artigo vamos falar um pouco sobre este assunto e quais os benefícios dessas tecnologias a favor da área médica e da experiência de seus pacientes e colaboradores. Vamos lá?

E o que é a mobilidade clínica?

Hoje em dia existe a necessidade de se comunicar e ter acesso nos mais diversos locais do hospital, sendo assim, a mobilidade clínica que é o uso de dispositivos móveis que podem ser os computadores portáteis, tablets e celulares que auxiliam na gestão da área médica e otimizam o trabalho dos profissionais do setor, além disso, permite até mesmo a humanização do atendimento.

E a mobilidade clínica também envolve diversas tecnologias que facilitam a comunicação e atendimento, como o prontuário eletrônico, uma consulta em telemedicina, monitoramento de forma remota, uso da inteligência artificial, entre outros.

Conheça algumas tecnologias mais utilizadas:

Computadores, celulares e tablets: para gestão da informação do paciente de forma prática e acessível trazendo inteligência e produtividade.

Softwares de gestão da informação do paciente (Worklist integrado ao HIS): proporcionando a gestão do paciente em todas as etapas do processo.

Coletores de dados para leitura de pulseiras: trazendo facilidade e praticidade para a experiência do paciente na clínica ou hospital.

Equipamentos de Imagens primárias: Aero DR X10R / Aero DR LT e NS

Software de conversão DICOM: Ele transforma arquivos para o padrão DICOM de exames como holter, mapa, teste ergométrico, etc. As imagens podem ser distribuídas e acessadas de qualquer dispositivo dentro da clínica ou hospital!  

Cada vez mais, clínicas e hospitais vem adotando essas tecnologias e conectando os sistemas às pessoas!

Quais são as 06 principais vantagens:

Existem diversas vantagens ao se adaptar a essa tendência e aqui vamos listar as principais delas:

1. Aumento da Eficiência Operacional: As informações necessárias estarão à disposição dos médicos e demais profissionais, através de um dispositivo móvel, agilizando atendimentos e procedimentos.

2. Proteção de Dados: O paciente tem sua confidencialidade ampliada com a proteção de seus dados no prontuário eletrônico.

3. Redução no uso de papel: Ao utilizar a mobilidade clínica, o uso de papeis é reduzido uma vez que as informações necessárias estarão a um clique.

4. Melhora na experiência do paciente: A consulta por telemedicina é mais uma vantagem, o paciente não precisa sair de casa e pode se consultar mesmo se não estiver em sua cidade.

5. Modernização da Infraestrutura e economia: A tecnologia estará mais presente no ambiente da área médica, que estará mais moderna e com alta eficiência em seus processos, minimizando erros e reduzindo custos.

6. Mais Segurança: Uma pesquisa realizada pela Zebra em 2017, mostra que 68% das enfermeiras que utilizam dispositivos móveis, relatam redução nos erros de administração de medicamentos, isso demonstra como a mobilidade clínica afeta positivamente os ambientes hospitalares.

E como aplicar essas soluções?

Especialistas podem ajudar sua clínica ou hospital garantir esses e outros benefícios. Nós da Office Total atendemos diversos clientes pelo Brasil com soluções para a área médica e equipamentos que auxiliam na mobilidade clínica!

Para saber mais, fale com nossos especialistas e entenda como podemos te ajudar!

Leia também:

Modernize as operações de sua clínica com a locação integrada de tecnologia.