Atualmente a expressão “transformação digital” tem sido muito falada nas empresas. Mas você sabe o que é?

A tecnologia pode ser uma forte aliada para as empresas que querem garantir um desempenho de alto nível, otimizar seus processos e alcançar melhores resultados financeiros. É por isso que muitas organizações têm investido na transformação digital. Essa tendência permite o uso de novas tecnologias para, além de tudo, melhorar a experiência dos clientes. Ou seja, as empresas que não aderirem a essas mudanças ficarão para trás.

Transformação digital pode ser definida como um processo de mudança estrutural pelo qual as organizações passam quando decidem deixar que a tecnologia assuma o protagonismo da gestão. É na transformação digital que as soluções tecnológicas mais modernas passam a integrar diversos aspectos de uma empresa, permeando as rotinas e os processos da empresa. Segundo um estudo feito pela Gartner Research, as empresas registraram um aumento de 40% na satisfação e na retenção de clientes.

A tecnologia passa a desempenhar um papel central na estratégia da organização, visando ganhar vantagem competitiva ao implementar processos digitais. Porém, a revolução digital vai muito além das tecnologias, ela remodela todo o modelo de negócio e estratégia, além dos processos burocráticos e comportamentais. Por isso, são necessárias algumas mudanças na cultura organizacional, para que essa não se torne uma barreira para o sucesso.

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Três aspectos devem ser priorizados na adequação da cultura organizacional: liderança ativa, integração entre as áreas e riscos calculados. Para que tudo flua organicamente, sintonizando todos os níveis hierárquicos da empresa com o digital, é fundamental que essa transformação seja observada de perto pelas lideranças e que as equipes sejam multifuncionais e auto-organizadas.

Mas por que investir na transformação digital da minha empresa? Confira três excelentes razões para aderir à tendência:

  • Processos mais eficientes

A automatização de processos permite que esses sejam monitorados em tempo real por meio de KPIs e ajustados conforme necessário, promovendo uma melhoria contínua. Assim, cada processo agrega valor ao produto ou serviço da empresa com mais rapidez, com menos erros e um custo menor.

  • Novos fluxos de receita

Com a transformação digital, é possível que a empresa encontre novos fluxos de receita capazes de potencializar seus lucros. Por exemplo, chatbots para fazer o contato com o cliente, apps para serviços online, softwares de automação de marketing para conhecer melhor seus clientes e oferecer produtos e serviços que atendem melhor suas necessidades.

  • Melhoria na experiência dos clientes

Tecnologias como inteligência artificial, machine learning e big data, vêm sendo adotadas pelas empresas para melhorar a experiência do usuário, tornando-a cada vez mais personalizada. Através da análise de dados, são gerados insights para que as áreas de marketing, vendas e desenvolvimento de produtos possam criar soluções e ações perfeitas para conquistar e fidelizar cientes.

Conhecer esse novo cenário e buscar meios de inserir sua empresa nessa nova realidade é essencial para seu crescimento. Conheça nossas soluções e tenha a OT como parceira na sua jornada para a transformação digital.