Lei de Digitalização de Documentos: o que muda?

Lei de Digitalização de Documentos: o que muda?

Entenda o Decreto nº 10.278/2020: agora, documentos digitalizados podem ter o mesmo efeito legal de documentos físicos.

Em março de 2020, foi aprovada a Lei de Digitalização de Documentos que estabelece as técnicas e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que os documentos digitalizados tenham os mesmos efeitos legais dos documentos originais. As normas tratam sobre aplicação, manutenção e preservação desses documentos.

Decreto nº 10.278/2020 facilita a administração e gestão de documentos, de modo a proporcionar maior agilidade e facilidade em relação à visualização, armazenagem e preservação dos documentos. Se antes eram necessários milhares de impressões e locais de armazenamento para esses arquivos, agora eles podem estar disponíveis a um clique.

Com base nas previsões dessa legislação, os documentos físicos poderão ser descartados após o processo de digitalização realizado conforme os procedimentos previstos no decreto, com exceção daqueles com valor histórico.

Portanto, conheça as regras para digitalização, fique atento aos requisitos legais a serem cumpridos e faça a digitalização correta, seguindo os parâmetros técnicos estabelecidos.

A Office Total possui o software de gestão eletrônica de documentos (GED) ideal para você e sua empresa! Além de oferecer os melhores equipamentos digitalizadores, a OT conta com o NSI AUTOSTORE, um aplicativo baseado em um servidor que coordena a captura e a entrega segura de documentos em papel e eletrônicos para aplicativos de negócios.

Se estiver lidando com faturas, reclamações, formulários de candidatura ou de encomenda, o AutoStore automatiza seus processos de gerenciamento de documentos, para que possa melhorar a eficiência administrativa, baixar custos e estar em conformidade com as leis e regulamentos.

Com um sistema de GED adequado, você:

  • Reduz impactos ambientais
  • Diminui gastos com produção de documentos
  • Aumenta a segurança e confiabilidade
  • Facilita o acesso e transferência de dados
  • Otimiza o espaço
  • Diminui fraudes


Agende já uma demonstração com um de nossos especialistas!