mobilidade corporativa

Será que a mobilidade corporativa se encaixa em sua empresa?

O que é mobilidade corporativa?

Mobilidade corporativa é dar aos colaboradores de uma empresa a chance de trabalharem em qualquer lugar do mundo, sem precisar de uma infraestrutura física.

Mas é claro que para isso acontecer na prática, é preciso disponibilizar a todo o seu time uma estratégia eficaz e com diversas soluções tecnológicas e sistemas que permitam que o trabalho seja realizado sem precisar estar em um prédio da organização.

Ou seja, a mobilidade corporativa funciona graças a aplicativos e dispositivos móveis que dão liberdade para que as tarefas de trabalho sejam realizadas com eficiência e segurança em qualquer lugar além do escritório.

Outros pilares que fazem parte da mobilidade corporativa são a comunicação integrada e a computação em nuvem.

Não é à toa que ferramentas de organização de trabalho, como ERP (Enterprise Resource Planning e CRM (Customer Relationship Management) são grandes aliadas  da mobilidade corporativa.

Desafios para a mobilidade empresarial

A mobilidade empresarial é algo razoavelmente novo no mercado, portanto, ao adotar esse método as empresas ainda se deparam com alguns desafios. 

Confira quais são eles abaixo.

Incompatibilidade dos dispositivos com a demanda de uso

Essa incompatibilidade diz respeito aos aparelhos não conseguirem acessar e processar softwares, programas, banco de dados, aplicativos ou mesmo usar a internet de maneira fácil.

Isso significa que você precisa ter um equipamento e planos de dados que sejam compatíveis com a nova necessidade dos seus colaboradores, que basicamente se trata de conseguir ter acesso à base de informações da organização de qualquer lugar.

Outro grande desafio da mobilidade corporativa é que os dispositivos da empresa rapidamente ficam obsoletos e existe a necessidade de trocá-los com mais regularidade.

Mas para isso  o aluguel de computadores pode ser uma ótima solução.

Conscientizar colaboradores sobre o uso de dispositivos pessoais e profissionais

Essa conscientização se trata de ter uma política de uso dos dispositivos corporativos que deixe claro que eles devem ser utilizados somente para demandas da organização.

Ou seja, smartphones não devem ser usados para conversas pessoais, notebooks não devem ser uma opção para os seus colaboradores assistirem aquele filme que acabou de lançar na Netflix durante o final de semana e muito menos para ser emprestado a parentes ou amigos para realizar alguma atividade nele.

A política de uso dos dispositivos corporativos precisa ser firme e ressaltar que atitudes assim colocam em risco a segurança de dados da empresa.

E o mesmo vale para quando os seus colaboradores tentam acessar a rede corporativa com seus equipamentos pessoais.

Proteção dos dados

A proteção de dados já é um grande desafio para todas as organizações, principalmente depois do surgimento da LGPD.

Mas a fragilidade na segurança dos seus dados se torna ainda maior com a mobilidade corporativa, pois os seus dispositivos serão operados remotamente por colaboradores que geralmente não são especialistas na área de TI.

Deste modo, embora seja preciso liberar o acesso remoto e permitir que o seu time consiga fazer pedidos e interagir com os outros sistemas da empresa, existe uma chance arriscada de comprometer os dados e informações sigilosas da organização.

O que é gestão de mobilidade corporativa?

A gestão de mobilidade corporativa é o ato de proteger os dados da organização nos dispositivos móveis dos funcionários enquanto eles trabalham a distância.

Para isso é preciso pensar em estratégias e soluções de serviços capazes de manter a propriedade intelectual da empresa e as informações de identificação pessoal dos seus clientes e colaboradores completamente protegidas e seguras.

E tudo deve funcionar para todos os sistemas e aplicativos disponíveis ao seu time, garantindo que a mobilidade corporativa irá acontecer com o maior nível de segurança possível.

Algumas soluções de gestão de mobilidade corporativa que podem ser aplicadas são:

  • proteger ou bloquear totalmente os dispositivos de colaboradores em casos de risco de segurança;
  • limitar os aplicativos que podem ser instalados nas máquinas;
  • apagar automaticamente dados e aplicativos de um equipamento caso ele tenha sido perdido ou roubado.
Benefícios da gestão de mobilidade empresarial

Benefícios da gestão de mobilidade empresarial

Os benefícios da gestão de mobilidade empresarial vão desde a redução de custos, aumento da produtividade e melhoria na comunicação.

Na sequência, entenda melhor como tudo isso acontece na prática.

Redução de custos

A mobilidade corporativa reduz custos de diversas maneiras, como com o modelo de trabalho Home Office, no qual os colaboradores e a empresa não gastam dinheiro com o deslocamento.

Outra forma de economia deste modelo de trabalho é a chance de agilizar processos graças ao sistemas e recursos que são acessados remotamente, conseguindo fazer mais em menos tempo e com os mesmos recursos.

Aumento na produtividade

Dar aos seus colaboradores a chance de trabalharem em suas casas ou em espaços de coworking é algo que pode contribuir para a motivação e engajamento deles graças à mobilidade.

Isso porque o processo de trabalho pessoal deles podem melhorar nesses ambientes, resultando em uma participação mais ativa dentro da empresa.

Melhoria na comunicação

A mobilidade corporativa anda de mãos dadas com a tecnologia de comunicação para que todos da empresa consigam dialogar e ter trocas profissionais.

Neste cenário, é fundamental que as empresas trabalhem com uma política de comunicação e de uso correto dos recursos que são disponibilizados para troca de mensagens ou reuniões remotas.

Desta forma, é possível garantir que todos esses dispositivos para a comunicação sejam usados corretamente, aprimorando o contato entre os colaboradores.

Tecnologias para gestão de mobilidade nos negócios

Para fazer uma gestão de mobilidade eficiente é preciso que você escolha as ferramentas corretas e mapeie todas as necessidades da sua empresa antes de implantá-las.

Na sequência nós citamos as tecnologias mais comuns para boa parte das organizações. Confira!

Tecnologias para gestão de mobilidade nos negócios

Soluções de videoconferências

Esse tipo de solução é o que irá permitir que você faça reuniões e consiga discutir assuntos com o time interno, clientes e até mesmo fornecedores de forma totalmente visual e com uma qualidade semelhante a do presencial.

Assinatura eletrônica

Para validar comandos e aceites de negociação, o ideal é contar com assinaturas eletrônicas que garantem mais segurança para os processos de compras, autorizações e comandos de gestão.

Plataformas e aplicativos dos sistemas

Todas as plataformas e aplicativos que estão usados na sua empresa precisam ser adaptados para versões remotas.

E a maneira mais fácil de fazer isso é adaptando eles para serem armazenados na nuvem.

Correio eletrônico eficiente

Na mobilidade corporativa o seu e-mail ou qualquer outro mecanismo de comunicação entre colaboradores e clientes precisa ser repensado.

Isso envolve repensar a maneira como a sua organização se relaciona com os seus colaboradores, fornecedores e clientes, para adotar métodos mais eficientes e com mais qualidade em relação aos seus produtos e serviços, como usando dos benefícios da Inteligência Artificial e de automações.

Conheça todas as soluções de infraestrutura e suporte para Home Office da Office Total.

Como implementar estratégias de mobilidade corporativa?

Como implementar estratégias de mobilidade corporativa?

Para implementar estratégias de mobilidade corporativa você precisa fazer a conscientização dos seus colaboradores, algo que envolve definir as políticas de uso dos dispositivos e realizar um acompanhamento regular do desempenho e uso deles.

Na sequência, entramos em mais detalhes sobre como fazer tudo isso na prática. Acompanhe!

Conscientização dos colaboradores

Como já falamos acima, um dos pontos mais importantes da gestão de mobilidade corporativa e também da implementação deste modelo de trabalho envolve conscientizar os seus colaboradores sobre o uso correto dos dispositivos.

Para isso é preciso que a sua empresa tenha uma Política de Segurança e de Uso dos Dispositivos Móveis que seja rígida e clara, para que todos os colaboradores entendam como usar corretamente  e com segurança os recursos disponibilizados.

Deste modo você consegue garantir que todas as equipes irão agir dentro das regras de segurança, sem colocar em risco os dados da empresa enquanto executam as suas atividades.

Fazer um acompanhamento regular do desempenho e uso

Para se certificar de que todos estão seguindo a política de segurança e de uso dos dispositivos móveis, é preciso fazer um acompanhamento regular.

Embora a confiança no seu time seja um dos principais elementos para fazer a mobilidade corporativa acontecer na prática, essa fiscalização dos acessos remotos é fundamental para a manutenção do funcionário no quadro.

E esse processo de fiscalização não precisa ser feito manualmente, afinal, já existe a possibilidade de automatizar esses processos, então há espaço para mais agilidade e identificação de pontos de melhorias de cada colaborador.

Conclusão

Hoje você ficou por dentro de o que é mobilidade corporativa: a possibilidade de permitir que os colaboradores de uma empresa trabalhem em qualquer lugar do mundo, sem precisar de uma infraestrutura física.

Esse método de trabalho conta com auxílio de diversas soluções tecnológicas e sistemas que fazem ele acontecer na prática e com segurança.

E embora essa mobilidade pareça um mar de rosas, ainda existem alguns desafios ao implantá-la, como:

  • incompatibilidade dos dispositivos com a demanda de uso;
  • conscientizar colaboradores sobre separar o uso de dispositivos pessoais e profissionais;
  • proteger os dados do negócio.

Mas também existem os benefícios, que envolvem:

  • redução de custos da empresa;
  • aumento da produtividade do time;
  • melhorias na comunicação interna.

Se você se interessou por essa prática e quer incorporá-la em sua empresa, que tal dar uma checada novamente no texto e reforçar quais as tecnologias devem ser usadas na gestão de mobilidade e como implementar este modelo em sua empresa?

Otimize a gestão de TI sem deixar o desempenho de lado com a locação de notebooks!