Conheça o checklist para saber se sua empresa está pronta para esse modelo de trabalho.

Estamos muito habituados a (pelo menos) ouvir falar de Home Office e trabalho remoto. A crise sanitária mundial devido à Covid-19 impulsionou esse modelo de trabalho, criando uma nova tendência híbrida de trabalho, revezando entre dias de home office e dias na empresa. O trabalho remoto não é uma novidade e muito menos algo passageiro. É cada vez mais comum a necessidade de colaborar à distância com outros membros da sua equipe.

No entanto, o conceito de trabalho Officeless é diferente do home office que conhecemos. Home office é sinônimo de trabalhar de casa, cumprindo os mesmos horários e tarefas do escritório. Officeless é trabalhar de onde quiser, quando quiser e como quiser. É trabalhar de forma produtiva de qualquer lugar com flexibilidade, confiança, mobilidade e infraestrutura. O escritório se torna uma opção, não uma obrigação.

Esse novo conceito se define como “um movimento que acredita em relações de trabalho baseadas em autonomia, propósito e confiança através do trabalho remoto”. É uma forma que permite que as organizações cresçam sem barreiras físicas ou geográficas.

Realizar essa transição não é tão simples assim e pode não ser possível para algumas empresas. Sua organização está pronta para essa nova realidade? Confira nosso checklist dos passos necessários para tornar-se Officeless:

Possibilidade de trabalhar de qualquer lugar

Muitas empresas ainda enxergam o conceito de trabalho remoto como a possibilidade de trabalhar de casa e somente deste lugar. Você não está 100% liberado para trabalhar de onde quiser.

O Officeless se trata de ser flexível e possibilitar que seus colaboradores trabalhem de onde eles se sintam mais felizes e produtivos. Seja no escritório, em um café, de um coworking, de uma chácara ou até mesmo de uma praia do outro lado do mundo.

Abrir mão de “bater ponto”

Estar no escritório e cumprir um horário de trabalho não são sinônimos de produtividade. O trabalho Officeless proporciona a possibilidade de trabalhar quando você se sentir produtivo, independentemente do horário, cumprindo os prazos, claro.

O funcionário pode dedicar-se a outras coisas que lhe fazem bem, estimulam sua criatividade e geram conhecimento.

Para isso, é fundamental que a equipe saiba manter o controle do que tem que ser feito, quando tem que ser entregue e quem está responsável pelo quê.

Gestão horizontal

Para o sucesso de um trabalho Officeless, é necessário um time auto gerenciável. Precisamos acreditar que as pessoas estão engajadas e que elas vão realizar o seu trabalho independentemente do local.

O Officeless baseia-se na confiança por parte dos líderes e em responsabilidade por parte da equipe. As métricas de sucesso não são pautadas como no escritório.

Autonomia e flexibilidade para todos no time

Autonomia é dar liberdade para as pessoas e, ao mesmo tempo, ter a certeza de que o trabalho será executado da melhor forma sem se preocupar com como, quando e onde ele será feito.

Flexibilidade é ter capacidade de poder definir o período em que se deseja trabalhar sem precisar se preocupar com horários preestabelecidos. O desempenho não é avaliado com base no número de horas trabalhadas, mas sim na produtividade e na qualidade do trabalho entregue.

Prazos reais para entregas

O cronograma de um projeto não pode ser definido ou imposto por apenas uma pessoa ou ser uma regra preestabelecida na empresa. Essa é uma discussão conjunta do time de cada projeto que envolve o tempo de trabalho de cada um. As decisões são autônomas, mas nunca individuais.

Officeless tem muito mais a ver com a maneira com que você se porta e com as ideias que você coloca em prática, do que estar fisicamente ao lado de alguém para trabalhar.

Saiba mais sobre as tendências do mercado acompanhando nosso blog.

Leia também:

Conheça os benefícios que o aluguel de notebooks pode trazer para sua empresa e seus funcionários

Pesquisa mostra tendência das empresas em manter o home office

Em casa ou no escritório, a Office Total estará com você.