Você já ouviu falar em trabalho Officeless?

Officeless: entenda o que é, como funciona e as diferenças

Quando falamos de officeless, muitas pessoas já o confundem com a ideia de home office, mas há uma diferença entre esses dois termos!

O officeless permite que você, como profissional, vá além de apenas trabalhar remotamente em sua casa.

Com ele, você tem a opção de trabalhar de onde quiser e como quiser, explorando novos espaços e os seus horários mais produtivos do dia.

Flexibilidade, mobilidade e confiança são algumas palavras-chaves dessa forma de trabalho.

Quer saber mais o officeless? Então você está no lugar certo! Siga a leitura conosco e conheça tudo sobre esse formato.

O que é Officeless?

Computador sobre mesa de restaurante. Ao lado, sobre a mesa, um celular e uma xícara de café ilustrando como funciona  a rotina de quem trabalha officeless

Em tradução, officeless significa “sem escritório” e essa modalidade diz respeito a trabalhadores exercerem as suas atividades em espaços além do escritório.

Mas calma, o officeless não é a mesma coisa de home office (mais a frente explicamos essa diferença).

O seu ponto principal é que o colaborador escolha onde quer trabalhar, ou seja, em casa, em cafés, em um coworking, em uma pousada e afins. 

E isso não necessariamente quer dizer que ele não pode ir ao escritório, pois muitas empresas que aderem a esse formato de trabalho seguem mantendo os seus espaços físicos.

A ideia aqui é que os colaboradores tenham autonomia para escolher onde preferem trabalhar, pois essa prática permite elevar a produtividade deles.

Afinal, desta forma o profissional tem mais liberdade para realizar as suas atividades de acordo com a sua rotina e o seu melhor momento do dia, priorizando também o bem-estar e qualidade de vida.

No mais, o conceito do officeless também desafia os colaboradores a se auto gerenciarem e serem mais responsáveis.

Qual a diferença do Home Office para o Officeless?

Como prometemos acima, aqui explicamos qual é a diferença de officeless e do home office.

O home office se trata de um modelo de trabalho em que os profissionais realizam as suas atividades em casa e não no escritório.

Já no officeless, o trabalho pode ser feito em ambientes além de sua casa, ou seja, em cafés, coworkings, hotéis, pousadas ou qualquer outro espaço de preferência do colaborador.

A ideia do officeless é que os profissionais tenham essa autonomia e considerem o melhor ambiente para que ele se mantenha focado e entregue as suas atividades com qualidade e alto nível, além de seguir os prazos.

Quais são as vantagens de se trabalhar em uma empresa officeless?

O officeless traz inúmeras vantagens tanto para os profissionais, como para as organizações, sendo elas:

  • melhora na qualidade de vida dos colaboradores;
  • melhora no bem-estar dos colaboradores;
  • incentivo ao autogerenciamento;
  • flexibilidade de locais de trabalho;
  • crescimento na produtividade;
  • mais foco;
  • entregas realizadas com mais qualidade;
  • melhoria nos resultados;
  • mais motivação para trabalhar.

Como se tornar officeless? Confira nosso checklist dos passos necessários para sua empresa!

Está interessado em tornar sua empresa um ambiente “oficeless”? Então confira na sequência algumas dicas de como fazer isso acontecer na prática!

Abrir mão de “bater ponto”

Estar no escritório e cumprir um horário de trabalho não são sinônimos de produtividade. O trabalho Officeless proporciona a possibilidade de trabalhar quando você se sentir produtivo, independentemente do horário, cumprindo os prazos, claro.

O funcionário pode dedicar-se a outras coisas que lhe fazem bem, estimulam sua criatividade e geram conhecimento.

Para isso, é fundamental que a equipe saiba manter o controle do que tem que ser feito, quando tem que ser entregue e quem está responsável pelo quê.

Possibilidade de trabalhar de qualquer lugar

Muitas empresas ainda enxergam o conceito de trabalho remoto como a possibilidade de trabalhar de casa e somente deste lugar. Você não está 100% liberado para trabalhar de onde quiser.

O Officeless se trata de ser flexível e possibilitar que seus colaboradores trabalhem de onde eles se sintam mais felizes e produtivos. Seja no escritório, em um café, de um coworking, de uma chácara ou até mesmo de uma praia do outro lado do mundo.

Gestão horizontal

Para o sucesso de um trabalho Officeless, é necessário um time auto gerenciável. Precisamos acreditar que as pessoas estão engajadas e que elas vão realizar o seu trabalho independentemente do local.

O Officeless baseia-se na confiança por parte dos líderes e em responsabilidade por parte da equipe. As métricas de sucesso não são pautadas como no escritório.

Autonomia e flexibilidade para todos no time

Autonomia é dar liberdade para as pessoas e, ao mesmo tempo, ter a certeza de que o trabalho será executado da melhor forma sem se preocupar com como, quando e onde ele será feito.

Flexibilidade é ter capacidade de poder definir o período em que se deseja trabalhar sem precisar se preocupar com horários preestabelecidos. O desempenho não é avaliado com base no número de horas trabalhadas, mas sim na produtividade e na qualidade do trabalho entregue.

Prazos reais para entregas

O cronograma de um projeto não pode ser definido ou imposto por apenas uma pessoa ou ser uma regra preestabelecida na empresa. Essa é uma discussão conjunta do time de cada projeto que envolve o tempo de trabalho de cada um. As decisões são autônomas, mas nunca individuais.

Officeless tem muito mais a ver com a maneira com que você se porta e com as ideias que você coloca em prática, do que estar fisicamente ao lado de alguém para trabalhar.

O aluguel de computadores e outros equipamentos andam de mãos dadas com o conceito do officeless. Conheça nossos serviços que complementam esse conceito de trabalho.

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, o officeless é uma modalidade de trabalho que permite aos colaboradores trabalharem nos locais que quiserem, como coworkings, cafés, hotéis, pousadas e, se preferirem, no escritório.

Esse conceito permite que os profissionais sejam mais autônomos e gerenciem a sua rotina de trabalho de acordo com o espaço que mais os torna produtivos, garantindo ótimos resultados a empresas que o aderem.

Se você ficou interessado em tornar sua empresa um lugar officeless, siga o passo a passo que indicamos neste texto e considere o outsourcing de computadores para ver essa prática prosperar.