Comprar ou alugar uma impressora? Eis a questão!

Comprar ou alugar uma impressora? Eis a questão!

Você tem um negócio e precisa de impressora. Eis que surge aquela dúvida: como posso economizar? Comprando ou alugando uma impressora?

Você tem um negócio e precisa de impressora. Eis que surge aquela dúvida: como posso economizar? Comprando ou alugando uma impressora?

É bem provável que essa pergunta já tenha passado pela sua cabeça.

Leia também:

Assim como um automóvel ?, a impressora ? também tem seus gastos recorrentes do uso como manutenção e suprimentos, fato que muitas vezes não levamos em consideração na hora de adquirir o equipamento.

Por isso, hoje falaremos sobre os custos de propriedade de uma impressora (TCO) e sobre quais são os principais elementos a serem analisados antes de comprar (ou alugar) a sua.

O valor da etiqueta não é o valor final

A maioria das pessoas que utilizam impressoras já passou por algumas das seguintes situações:

  • Reimprimir um documento que saiu com má qualidade na primeira impressão.
  • Comprar uma nova impressora porque a atual não parava de apresentar problemas.
  • Deixar a impressora parada durante muito tempo por falta de utilidade.
  • A impressora já te deixou na mão justamente quando você mais necessitava dela.

Provavelmente você se identificou com algum item da lista, certo? Mas fique tranquilo, pois não foi só você.

Quando compramos uma impressora ou qualquer outro produto, costumamos nos basear apenas no preço. Na realidade, o valor que você vai investir está muito além dos dígitos da etiqueta, pois é necessário pensar além, ou seja, no caso da impressora, é preciso pensar em futuras manutenções, suprimentos e inclusive no bom desempenho que ela trará.

funcionário da empresa utilizando o scanner da impressora

Suprimentos necessários

Como havíamos dito anteriormente, existem gastos necessários para fazer com que sua impressora funcione corretamente e entregue o desempenho esperado.

Dentre os principais gastos temos o papel, o cartucho de tinta, o toner, os grampos de papel e muito mais. Esses itens costumam variar de preço e nem sempre são baratos.

Sem contar que é necessário enviar a solicitação da compra destes suprimentos para o departamento de compras da empresa, pois você não pode simplesmente sair no meio do trabalho para comprar um cartucho. Existe todo um processo burocrático.

Parando pra analisar, além de gastar dinheiro com suprimentos, você ainda gasta tempo para tais solicitações e burocracias que a empresa precisa seguir.

Sim, facilita. Porém é necessário ter muito cuidado para fazer isso. Não é simplesmente comprar tudo, guardar em prateleiras e pegar quando sentir falta.

Lembre-se sempre de verificar as datas de validade e se o local que escolheu para estocar é apropriado.

Manutenção preventiva

Não é só nos automóveis ou em eletrodomésticos que precisamos nos preocupar com manutenção preventiva; a impressora também nos exige este tipo de serviço.

A manutenção preventiva, preditiva e corretiva eleva a durabilidade do equipamento, mantendo sua eficiência em longo prazo. Se sua impressora for particular, nem sempre poderá contar com a presença de um técnico para realizar tais prevenções, ou seja, a responsabilidade cairá toda em você mesmo. Pense nisso.

Funcionário no escritório utilizando a impressora

Preparado para economizar?

E aí, tudo foi esclarecido? Se sua intenção é economizar tempo e dinheiro, o aluguel de impressoras é uma ótima opção que faz seu trabalho fluir muito melhor e de forma prática.

Entre em contato com nossa equipe da Office Total e conheça mais sobre nossa locação de impressoras! Assim, você não perde tempo com gerenciamento de suprimentos, manutenções e nem pesquisando preços de cartuchos e toners de tinta.

Os benefícios do outsourcing de impressão são ótimos, e você pode conhecê-los clicando aqui.

Você pode se interessar também em saber sobre o aluguel de computadores. Saiba quais são os benefícios desse serviço.