Se você deseja atualizar seu inventário de TI e, ao mesmo tempo, ganhar com aumentos de produtividade e escalabilidade, você precisa estudar as principais tendências em outsourcing de impressão para o ano!

Com esse serviço você poderá obter um maior controle e reduzir os custos relacionados à impressão à medida que a empresa contratada fica totalmente responsável pelo gerenciamento das impressões.

Ou seja, desde o fornecimento de suprimentos, como cartuchos de tinta, até mesmo manutenções e atualizações do parque tecnológico. Tudo isso vira responsabilidade do fornecedor.

Mas, muito mais do que falar sobre o que é e como funciona o outsourcing de impressão, este artigo irá tratar sobre o contexto e quais são as principais tendências desse serviço.

Quer saber quais são elas? Então continue a leitura conosco! 

Quais as principais vantagens do outsourcing de impressão?

Antes de mergulharmos sobre as tendências e os cenários em que elas se encontram, é importante concentrarmos a nossa atenção nos benefícios que o outsourcing de impressão pode proporcionar para você e a sua empresa. 

Se você já pensa na transformação digital, mas não sabe por onde começar, o outsourcing de impressão é um excelente ponto de partida. Isso porque, além de redução de custos, esse serviço está diretamente ligado com ganhos de produtividade e aumento de eficiência de processos cotidianos. 

Quem conta com esse serviço também costuma notar as seguintes vantagens: 

  • atendimento e manutenção eficientes: a empresa terceirizada é responsável por contratar especialistas que aplicam o monitoramento constante para programar manutenções preventivas e corretivas;
  • equipamentos novos: com o outsourcing de impressão você terá atualizações tecnológicas constantes, sem precisar inutilizar ativos. E ainda por cima vai contribuir com processos de sustentabilidade! 
  • automação de processos: com a eficiência e reorganização de processos, você terá uma automação maior. E assim também vai ter colaboradores mais engajados e produtivos!
  • economia e suporte sob demanda: com um excelente custo-benefício, esse modelo de serviço opera sob grandes demandas, principalmente quando pensamos na área da saúde.
  • foco da TI: com o outsourcing de impressão, a sua equipe de TI poderá se concentrar em questões mais estratégicas do negócio;
  • maior segurança: proteção e sigilo são os pilares de uma estratégia de outsourcing de impressão. Impressoras modernas aliadas a processos automatizados garantem uma maior segurança de arquivos de dados sensíveis da empresa;
  • redução de impostos: ao optar pela locação de impressoras, esse custo se enquadra como uma despesa mensal. Sendo assim, passível de dedução na hora do imposto de renda! Como também resulta em um gasto fixo e de valor previsível, ajudando na hora de fazer as contas!

Qual o contexto das tendências em outsourcing de impressão para o 2022?

Como você pode perceber, existem vários benefícios ligados à essa prática. Agora que já sabe quais são, está na hora de voltarmos nosso foco para as principais tendências em outsourcing de impressão.

Quando falamos sobre o mercado de impressão, devemos considerar que este é um segmento extremamente forte no Brasil: seja voltado para o consumo de equipamentos para o dia a dia corporativo ou doméstico. 

Uma pesquisa, realizada pela IDC Brasil, revelou que em 2019 mais de 656 mil impressoras foram compradas para atender o volume de trabalho das empresas.

Com a chegada da pandemia, as empresas de outsourcing precisaram se adaptar, uma vez que diversos processos foram acelerados e modificados, entre eles a transformação digital. 

Isso fez com que o movimento paperless (sem papel) ganhasse ainda mais força dentro dos ambientes corporativos. Mesmo assim, tais cenários não ditam o fim dos contratos relacionados aos parques de impressão.

Pelo contrário. Segundo a mesma IDC, o mercado de equipamentos de impressoras gerou mais de 673 milhões de dólares em 2021, resultado 11% maior do que em 2020. Portanto, estamos falando de um mercado aquecido, mesmo que em adaptação.   

Para se manter firme no mercado, as empresas de outsourcing buscam uma redução de custos crescente como estratégia de rendimento de contrato. Ou seja, o foco está em serviços de qualidade que não onerem muito o provedor, assim o investimento gira em torno de opções de otimização e centralização de operações. 

O número de impressoras de uso doméstico também se tornou maior e mais comum dentro do mercado de equipamentos. As novas gerações passaram a fazer mais uso de impressoras, fato que deve ser levado em conta pelas empresas quando pensamos em tendências em outsourcing de impressão.

Quais as principais tendências em outsourcing de impressão para 2022?

Agora vamos falar sobre os pontos de atenção mais relevantes quando o assunto é tendências em outsourcing de impressão, como: 

1. Novos modelos de outsourcing 

Mesmo com a aceleração da transformação digital, a impressão não irá acabar (ao contrário do que muitos pensam)! Ela vai se adaptar e se transformar para formatos mais usuais para a época que vivemos. 

Logo, novos modelos surgiram e ainda surgirão, como o outsourcing de outros dispositivos – em decorrência da adoção cada vez maior do estilo de trabalho home office, conhecido também como Workplace as a Service (WaaS).

Tudo isso pensando nos processos de digitalização e apresentações passíveis de personalização. 

2. Aumento de repertório 

Com um modelo outsourcing que pode ser gerenciado em diversos dispositivos, as empresas especializadas em outsourcing de impressão passaram a qualificar ainda mais seus portfólios de serviço. Isso porque, as companhias estão cada vez mais inclinadas para o conceito do WaaS.

Nele, as empresas dependem do uso de incontáveis ferramentas para o cotidiano a longa distância, como mesas e itens materiais do escritório e, logicamente, impressoras também. 

Dessa forma, é preciso repensar planos corporativos para ambientes domésticos, sem que haja falhas de provedores superaquecidos.

3. Redução de papéis em escritórios 

A busca pelos escritórios paperless (sem papel) vem crescendo a cada dia. Mesmo que mencionamos que eles não irão acabar com as rotinas de impressão, os outsourcings precisam estar atentos para o desenvolvimento de outras soluções baseadas nos conceitos de sustentabilidade. 

4. Players colaborativos 

O alto valor do dólar pode ser um empecilho quando o assunto é adquirir novas tendências de outsourcing de impressão. Afinal, caso você não tenha uma boa negociação com o seu fornecedor, o barato vai sair caro. 

Assim, é sempre bom contar com parcerias de mercado estratégicas. Desse jeito, você poderá encontrar necessidades mútuas e que beneficiem os dois lados da moeda. 

5. Consultorias no foco 

Para que os planos de outsourcing de impressão sejam perfeitos para o futuro da sua empresa, as consultorias devem ganhar um espaço maior nessa discussão. Principalmente provedores que prometem ganhos em processos e otimizações.

E se você tem uma visão especializada em negócios, vai perceber que essa é a oportunidade perfeita para agregar uma visão externa sobre seus produtos!  

Gostou do nosso conteúdo sobre tendências em outsourcing de impressão e quer saber como contratar um serviço especializado para a sua empresa? É fácil, basta ler nosso artigo sobre o tema

Nós da Office Total somos conhecidos por nossas tecnologias sem fronteiras e soluções completas para otimização de infraestruturas de TI! 

Iniciar chat
Fale com um especialista!