downsizing de ti

Como fazer o downsizing nas empresas? Guia para gestores

Para muitos gestores, a ideia de uma estratégia que reduza custos e equipes e ao mesmo tempo aumente a produtividade e competitividade parece impossível, mas é o que o downsizing se propõe.

Esse método desafia as empresas a repensarem seu modelo de negócio para buscar por mudanças, economia e se manterem ativas no mercado.

Ficou curioso para ver como ela funciona na prática? Então siga a leitura!

O que é downsizing e qual é o seu objetivo?

Em tradução literal, downsizing significa redução de tamanho e, na prática, está relacionado à redução da força de trabalho de uma organização.

Ou seja, o seu objetivo é diminuir o número de colaboradores para reduzir custos e ajustar a produtividade.

Embora ele pareça uma estratégia arriscada, o downsizing propõe que todo o processo produtivo de uma empresa seja reformulado, com a finalidade de torná-lo mais conciso.

Ao colocar em prática essa redução da estrutura organizacional para diminuir custos, indica-se começar pelas equipes de trabalho com menos produtividade.

Downsizing x rightsizing

downsizing e rgithsizing

O rightsizing  também é uma estratégia que visa alterar a organização dos quadros de funcionários das empresas.

A diferença é que o rightsizing foca em adequar as organizações para os cenários da atualidade.

Assim, ele pode ser uma estratégia que faz ou não demissões em uma empresa, tudo depende do modo que ele é aplicado ou dos objetivos finais da organização.

Enquanto isso, o downsizing obrigatoriamente faz a diminuição dos custos reduzindo o número de colaboradores.

Downsizing x outsourcing

Enquanto o rightsizing e  downsizing são praticamente antagonistas, o outsourcing e downsizing caminham juntos.

Isso porque o foco de ambos é reduzir custos, otimizar processos operacionais e permitir que as empresas sigam ativas e competitivas no mercado.

Desta forma, o downsizing faz o enxugamento para trocar o velho modelo de trabalho por um novo modelo mais descentralizado, com níveis hierárquicos e quantidade de colaboradores reduzidos, com foco na redução de custos, mas sem perder a eficácia nos processos. 

E o outsourcing permite completar o seu objetivo, permitindo que organizações transmitam seus processos internos para outra organização, que faz essas atividades com um custo mais barato e mantendo a qualidade do trabalho.

Assim, a estrutura organizacional pode ser diminuída, mas a agilidade e excelência segue evoluindo, pois o outsourcing traz substituições de alto padrão, com profissionais capacitados e atualizados.

Quais são os benefícios do downsizing?

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o downsizing? Então agora fique ligado em alguns de seus benefícios.

Aumento da produtividade

Quando uma empresa faz a redução de talentos da forma correta, ela consegue aumentar a produtividade dos colaboradores que seguem no time.

Isso porque se dá um foco maior na produção individual desses profissionais ou então pode-se inserir novas tecnologias em um setor, para automatizar e facilitar funções antigas.

Além do mais, a redução da base de funcionários, muitos colaboradores podem se sentir mais motivados e com mais liberdade para desempenhar suas atividades, refletindo também na produtividade das entregas.

Redução de custos

Um dos maiores alvos do downsizing é a redução de custos, permitindo que gastos de processos burocráticos e com pessoal sejam diminuídos.

E para manter o ritmo dos custos diminuídos, é comum que se foque em recursos que substituam esses colaboradores, como o outsourcing, que citamos acima.

Modernização do parque tecnológico

O parque tecnológico é toda a estrutura de TI de uma empresa, desde notebooks, computadores, impressoras, monitores até softwares e soluções de rede.

E a modernização desse parque tecnológico vem com o downsizing quando o outsourcing é implementado como uma ação do plano de estratégias.

Isso porque, com uma empresa de aluguel e monitoriamento de computadores, por exemplo, você tem as mais avançadas tecnologias trabalhando ao seu favor, softwares de qualidade e substituição de peças ou máquinas de forma rápida sempre que for necessário.

E o melhor disso tudo é que você segue cumprindo com o objetivo de reduzir custos, pois o pagamento é feito de acordo com a demanda utilizada.

Rapidez nas tomadas de decisões e nas ações

Mesmo que o time esteja reduzido, o planejamento e organização das atividades segue, porém, agora mais ágil.

Afinal, há um número menor de pessoas para opinar as decisões e aprovar o andamento de cada passo de uma nova ação, permitindo que o fluxo seja mais rápido e tudo ocorra com mais precisão.

Comunicação rápida e sem ruídos

Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico acima, já que há menos pessoas em uma equipe, a comunicação também se torna mais rápida e com menos ruídos.

Isso porque agora as mensagens têm menos caminhos para percorrer, eliminando o famoso telefone sem fio e com os processos mais acelerados.

O resultado é uma comunicação sem distorções, mais horizontal e firme, com todos os níveis hierárquicos conversando de igual para igual, sem ninguém fazendo ponte.

Como realizar o downsizing na sua empresa?

Realizar o downsizing em uma empresa envolve tomar uma decisão difícil e ter conversas desconfortáveis antes de finalizar esse processo.

E para ajudar você a reduzir a força de trabalho da sua organização de maneira mais certeira, separamos aqui algumas dicas de como fazer isso na prática.

Acompanhe!

Downsizing e rightsizing

Crie um  plano de transição bem pensado

Elaborar um plano de transição consiste em manter o foco nas metas e objetivos da empresa.

Neste plano você também detalha o que os colaboradores que saem e os que permanecem podem esperar da organização de agora em diante.

Nessa etapa é preciso que você analise com cuidado seu Banco de Talentos e identifique quais as principais habilidades que a empresa precisará depois das demissões.

Trabalhe lado a lado da equipe de RH

São os profissionais de Recursos Humanos que conhecem todas as regras de comunicação de mudanças de uma empresa, sejam elas e comunicações boas ou ruins.

Portanto, trabalhar lado a lado desta equipe no processo de downsizing é fundamental para manter a conformidade na organização.

O setor de RH também pode se responsabilizar  pela supervisão de todo o processo de redução da força de trabalho, desde a criação de pacotes de indenização até a definição de benefícios de saúde e transferência de ativos de aposentadoria, por exemplo.

Outros planos criativos de downsizing que os profissionais do setor de Recursos Humanos podem ajudar incluem:

  • se possível, fornecer opções de aposentadoria antecipada para os colaboradores que estão mais dispostos a se aposentarem antes da hora, caso seja oferecido a eles um pacote atraente;
  • solicitar demissões voluntárias, o que pode tornar todo o processo de downsizing menos estressante e levar menos tempo.

Seja transparente e respeitoso em sua comunicação

A transparência na comunicação é fundamental antes, durante e depois de todo o processo de downsizing.

Portanto, esclareça o máximo possível para seus colaboradores qual a lógica por trás de todas as demissões.

Lembrando que essa comunicação precisa ser feita de maneira humana e focando que a empresa está fazendo esse movimento para ter uma transição bem sucedida.

Durante todo esse andamento, é preciso ter em mente que a maneira como os colaboradores saem e são informados sobre a sua demissão impacta diretamente a moral deles e também a dos colaboradores que permanecem.

Deste modo, trabalhe com respeito com todos os que estão envolvidos.

E para isso se certifique que os colaboradores que estão encarregados de notificar a dispensa dos demais estão bem treinados para passar a mensagem de forma completamente profissional, respeitosa e simpática.

Entre algumas estratégias eficazes para comunicar as informações que envolvem o downsizing, podemos citar:

  • a configuração de um site em que os colaboradores têm acesso fácil às informações atualizadas, como um espaço de perguntas frequentes (FAQs),  datas importantes e informações de contato.
  • disponibilizar uma estratégia clara de realinhamento em relação à força de trabalho que restou na empresa para aliviar preocupações e reter colaboradores, pois desse modo a sua equipe se concentra em ser produtiva e levar a empresa adiante.

Dicas ao implementar o downsizing de TI

exemplo de downsizing em empresas

Para implementar o downsizing de TI, separamos algumas sugestões que podem te ajudar ao longo do processo. Confira!

Garanta a eficiência de hardware

Garantir um hardware eficiente envolve muita pesquisa, previsão de longo prazo e um custo muito alto de uma vez só.

Sem contar que é comum que os ativos sejam desvalorizados facilmente e fiquem defasados com o tempo, quando não há um responsável pela atualização e suporte do equipamento.

Nesse cenário, ao contar com o outsourcing ao longo do processo de downsizing de TI, você garante a eficiência que precisa de um hardware.

Isso resulta em segurança da informação para a empresa, transformando a TI em um serviço gerenciável e com máquinas atualizadas para atender todas as necessidades do negócio.

Adote uma cultura paperless

A cultura paperless na TI significa “em papel” e diz respeito à exclusão desse material na área.

Ou seja, se trata de uma gestão que aproveita todos os benefícios da tecnologia para deixar de usar papéis como ferramenta de trabalho, evitando gastos e contribuindo para o meio ambiente.

Assim, há a mudança de hábito de imprimir diversos documentos ou anotar itens importantes em blocos de papel, tornando todas essas práticas digitais e arquivadas – de preferência na nuvem!

Suas vantagens incluem a redução de custos administrativos, pois com o paperless você diminui gastos com papel, envelope, cartões de visita tradicionais e até mesmo folhas sulfite.

E também envolvem a proteção de dados, pois ao reunir em um ambiente digital todas as informações necessárias para gerenciar o negócio, você sabe exatamente onde encontrar tudo, evitando salas com vários arquivos e pastas de contratos antigos.

Conte com soluções de cloud

As soluções cloud computing dizem respeito aos serviços oferecidos pela internet.

Popularmente conhecido como computação na nuvem, essa tecnologia envolve recursos de redes, data centers, sistemas, softwares, entre outras aplicações.

Essa estratégia permite que a qualquer dia da semana e em qualquer horário, os colaboradores possam acessar arquivos, pastas e sistemas gerais.

O recurso é extremamente útil para colaboradores que estão em home office ou funcionários terceirizados, afinal, não limita acessos apenas para quando se está dentro da empresa.

Considere o aluguel de equipamentos

Como já falamos anteriormente, o aluguel de equipamentos de TI permite que você usufrua de computadores, notebooks, impressoras, smartphones e tablets modernos e sempre atualizados.

As empresas que disponibilizam esse serviço oferecem sempre as últimas versões  de softwares e hardwares, garantindo ao seu negócio uma ótima performance, com processos mais ágeis e informações seguras.

Assim, o aluguel de equipamentos te ajuda a cumprir o que o downsizing propõe: diminuir custos e manter o parque tecnológico sempre atualizado e moderno.

Soluções para infraestrutura de TI da Office Total

Se você quer sempre ter vantagens ao alugar computadores, conte com a Office Total como sua parceira.

Além de oferecermos os melhores preços, nossas soluções podem ser personalizadas de acordo com a necessidade do seu negócio.

Nosso suporte está disponível a qualquer momento para te fornecer o melhor da tecnologia e também para sermos parceiros.

Conheça já todas as nossas soluções para a sua empresa.

Conclusão

Com esse artigo, nossa intenção era te apresentar o que é downsizing e como ele coloca em prática o seu objetivo de melhorar a eficiência ao mesmo tempo que reduz custos por meio da diminuição do quadro de colaboradores.

Essa decisão é capaz de reestruturar toda uma empresa por meio da otimização, para colocá-la em uma melhor posição futuramente.

Assim, apresentamos algumas dicas chaves para você implementar o downsizing de TI, como adotando uma cultura paperless, contando com soluções de cloud e aderindo ao aluguel de equipamentos.

E aí, com nossas sugestões você se sente mais preparado para adotar o downsizing em seu negócio?