As práticas sustentáveis fazem cada vez mais parte do cotidiano de pessoas e empresas, e esse cenário não seria diferente dentro do segmento da tecnologia. A TI verde, além de ser uma prática de responsabilidade social, passou a ser também um critério para investimentos. 

Calma, não precisa ser um expert em tecnologia para entender sobre o assunto! Neste artigo te ajudaremos a compreender mais sobre o conceito de TI Verde, seus principais benefícios, e- o melhor de tudo- como otimizar seus processos com sua aplicação. 

Confira! 

TI Verde X Cenário Corporativo: qual a relação? 

Antes de esclarecer de uma vez por todas o que é a Tecnologia da Informação Verde, é importante conhecermos o cenário em que ela se desenvolveu. Afinal, como dizia Lavoisier: “tudo se transforma”. 

Se pensarmos desde o início, a pauta da sustentabilidade começou a ganhar espaço graças às novas gerações que possuem preocupações genuínas com os impactos das ações do ser humano em relação ao meio ambiente. 

A mentalidade então se ampliou mediante a divulgação de um documento da ONU, que incluía diversos objetivos e metas para a redução dos riscos ambientais. A partir disso, as empresas passaram a sentir na pele os efeitos desse cenário; uma vez que para sobreviverem no mercado atual, seus negócios precisam refletir as demandas da sociedade. 

Logo, foi no setor financeiro que aspectos e valores de termos ambientais surgiram e passaram a ser aplicados em todo o ecossistema de negócios. Esses critérios são chamados de ESG, que traduzidos do inglês, referem-se a três termos: 

  1. Ambiental;
  2. Social; 
  3. Governamental. 

Esses valores foram criados com o objetivo de realizar uma avaliação da capacidade das empresas absorverem os problemas da sociedade e aplicarem soluções para eles em seus negócios. 

Ou seja, a partir de hoje, as operações de uma companhia devem ser completamente responsáveis por pilares de sustentabilidade, impacto social e gestão corporativa. Assim, o assunto instiga que empresas tenham ações com pegada ambiental principalmente as do setor tecnológico através da metodologia da TI Verde. 

Afinal, o que é a TI Verde? 

A definição é mais simples do que você imagina: a TI Verde nada mais é do que um conjunto de práticas que possuem o objetivo principal de reduzir o efeito negativo que a produção e uso de tecnologias podem causar à natureza. 

Essa definição pode causar uma certa confusão, uma vez que muitos pensam que o setor é apenas responsável por acelerar e otimizar processos, seja através da transformação digital ou até mesmo inteligência artificial. 

Entretanto, essa é a mesma tecnologia que muitas vezes é fabricada com materiais de alta toxicidade e que apresentam altos consumos de energia. Sem mencionar o descarte ilegal quando seu curto ciclo de vida chega ao fim. 

A TI Verde surge para que as empresas do segmento possam desenvolver e aplicar planos de ações estratégicos que eliminem ou reduzam tais agressões ao meio ambiente, tudo de maneira eficaz e organizada. 

Quais os principais benefícios da TI verde?

Fazer o bem para a natureza já é uma excelente vantagem, concorda? Mas, esse ponto não é o único dentro da agenda da TI Verde. Quer entender melhor como o seu negócio pode se beneficiar das práticas de uma área de tecnologia sustentável? Veja os principais benefícios a seguir: 

Otimização dos custos 

Aqui vai um benefício que todo gestor gosta de escutar: a redução de custos. Mesmo que a aplicação da TI Verde peça um aumento em seu orçamento, esse é um investimento que tem um retorno ágil e certeiro. 

Afinal, a redução dos consumos de energia será o primeiro item da sua lista de custos a ser observado- e isso logo nos primeiros meses de aplicação. Além disso, o ciclo de vida útil dos equipamentos aumenta, o que reduz gastos com manutenções ou novas aquisições. 

Boa imagem no mercado 

Aplicar as práticas da TI Verde dentro do seu negócio permite que você desenvolva uma boa imagem para seus clientes, parceiros, colaboradores e até mesmo investidores. 

É isso mesmo que você leu: as práticas sustentáveis passaram a definir critérios de relacionamento entre consumidores e grandes investidores, uma vez que a sociedade busca por produtos e negócios que dividam e valorizem os mesmos valores que ela. 

Aumento de produtividade 

O uso de soluções sustentáveis dentro de uma companhia também colabora para um melhor desempenho e aumento da produtividade. Isso porque a TI Verde impulsiona o uso de tecnologias inteligentes que otimizam os resultados de sua companhia através do uso de sistemas de cloud computing, digitalização de processos, business intelligence, entre outros.  

Como implementar a TI verde em sua empresa?

Ficou impressionado com o poder que a TI Verde pode ter no seu negócio e já não vê a hora de implementá-la no dia a dia da sua empresa? Desenvolvemos um pequeno passo a passo de ações simples que podem te ajudar a aplicar essa metodologia. Afinal, a implementação de novos conceitos não precisa ser tão difícil! 

Confira: 

  1. Opte por novos equipamentos que consumam menos níveis de energia. Mas lembre-se de realizar o descarte correto dos antigos maquinários. Outra boa dica é desligar equipamentos quando não estiverem sendo utilizados;
  • Diga adeus ao uso de papel! A digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável. Isso porque através de armazenamentos digitais, os processos da sua empresa se tornam mais seguros e em conformidade com as leis de proteção de dados (LGPD); 
  • E se o lema é sustentabilidade a todo momento, é importante dar preferência para parceiros e fornecedores que tenham o selo verde- uma certificação que garante que todos os processos/práticas da companhia não ferem o meio ambiente. 

Gostou de saber mais sobre a TI Verde? E agora que você percebeu que os assuntos de tecnologia não precisam ser complicados, que tal conhecer mais tendências no blog da Office Total

Vem com a gente!

Iniciar chat
Fale com um especialista!