depreciação de computadores

Como a depreciação de computadores pode impactar sua empresa

Com o passar dos anos, é comum que aconteça a depreciação de computadores, que nada mais é do que a desvalorização natural desses equipamentos devido ao tempo de uso.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Infelizmente, não há como fugir disso. Mas é possível calcular o valor da depreciação de computadores, identificar quais são os principais fatores que causam isso e adotar algumas práticas que prolongam a vida útil da sua máquina.

Quer saber sobre tudo isso e ainda entender como a locação de equipamentos de TI pode te ajudar a se esquivar desse problema?

Então siga a leitura conosco!

O que é depreciação de computadores?

Nós chamamos de depreciação de computadores a desvalorização dessas máquinas devido ao seu tempo de uso.

Logo, a depreciação de computadores pode acontecer por conta dos longos anos de uso, do passar do tempo ou mesmo da obsolescência.

Para as empresas, é fundamental que a contabilidade tenha claro se a depreciação se trata de um custo ou de uma despesa.

Afinal, se o computador em questão é usado nas operações da organização, ele é um custo, fora isso, ele pode ser facilmente uma despesa.

Qual a taxa de depreciação de computadores e periféricos?

As taxas de depreciação, em geral, são fixadas pela Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal (SRF).

Justamente por isso, é importante saber que elas costumam variar de acordo com a natureza de cada bem e as suas finalidades.

Sabendo disso, as principais taxas que temos são:

equipamentos de informática (20%);

edificações (4%);

instalações (10%);

móveis e utensílios (10%);

máquinas e equipamentos (10%);

ferramentas (15%);

veículos (20%);

caminhões (20 a 25%);

equipamentos de comunicação (20%).

Como calcular o valor da depreciação?

A fórmula fixa usada para calcular a taxa e depreciação de máquinas e equipamentos é:

depreciação anual = (custo de aquisição – valor residual) / anos de vida útil

Com isso, o valor da compra pode ser identificado pela nota de compra, enquanto o valor residual e os anos de vida útil são dados que uma empresa precisa manter.

Além do mais, os ativos mais usados devem levar em conta no seu cálculo de depreciação as suas características e tipo de uso, como os métodos da soma dos dígitos das horas de trabalho e das unidades produzidas.

Nestes casos, a base cálculo da depreciação irá sempre ser 100% / vida útil.

Veja um exemplo de um equipamento:

Vida útil: 10.000 horas

Valor da aquisição: R$ 200.000

Valor residual: 10%

Cálculo:

depreciação = (V0 – Vr) ÷ Vida útil

ou seja

depreciação = (R $200.000 – R $20.000) ÷ 5 anos.

O que causa a depreciação dos computadores?

Tão importante quanto saber como calcular a depreciação de computadores, é entender o que causa isso neles. Confira abaixo os casos mais comuns:

Desgaste conforme o uso

Os anos e mais anos que um computador é usado costuma ser um dos principais fatores de depreciação das máquinas.

Afinal, o uso contínuo faz com que eles envelheçam e fiquem desgastados, como qualquer outro tipo de eletrônico.

Obsolência devido a evolução tecnológica

É fato que a tecnologia evolui constantemente, devido a pesquisas que buscam melhorar a capacidade dos nossos equipamentos eletrônicos.

E com esses avanços, os computadores passam por diversas atualizações, deixando de suportar certos tipos de softwares, hardwares e upgrades.

Pense comigo, certamente o primeiro computador que você teve contato em sua vida hoje em dia não teria capacidade para operar as funções que você necessita em seu trabalho, certo?

E isso é completamente natural, pois conforme os anos passam, os computadores tendem a ficar mais lentos, com mais defeitos, atrasados tecnologicamente e vulneráveis.

Como prolongar a vida útil do computador?

A depreciação de computadores ocorre mais lentamente se você tomar os devidos cuidados com sua máquina, como por exemplo:

  • limpar os seus componentes;
  • mantê-lo refrigerado e em um lugar apropriado;
  • limpar os seus registros;
  • desinstalar os programas que não são usados;
  • desfragmentar o sistema;
  • atualizar com frequência antivírus, firewall e anti-spyware;
  • mantê-lo desligado em tempestades;
  • evitar a ocorrência de choques no gabinete;
  • trocar o disco rígido e a memória RAM;
  • formatar o computador.

Desempenho das empresas e depreciação dos computadores

Como já citamos anteriormente, os avanços tecnológicos constantes fazem a depreciação de computadores acontecerem mais rápido.

Isso porque, mesmo que ainda se mantenham em boas condições de uso,  os computadores passam a não suportar mais atualizações fundamentais para o seu funcionamento, se tornando então obsoletos.

Isso impacta o desempenho das empresas, pois o seu parque tecnológico fica desatualizado, refletindo diretamente e negativamente no desempenho dos colaboradores que dependem dos computadores.

Nesse cenário, nossa recomendação para que o desempenho da sua empresa não seja impactado, é escolher o modelo Opex ao invés do Capex.

Afinal, com o Capex você investe na compra de computadores que rapidamente precisarão ser substituídos, enquanto com o Opex você tem a chance de, por exemplo, alugar computadores.

Com o serviço de aluguel de computadores, o desempenho da sua empresa segue em alta, pois sempre que você precisar pode substituir os equipamentos por novos modelos mais atualizados, adequando as suas máquinas às necessidades da sua organização.

Impacto da depreciação no negócio

O primeiro impacto que podemos sobre  a depreciação de computadores é o fato de que as máquinas precisam ser substituídas por não suportarem mais atualizações que são necessárias em seus softwares.

Deste modo, as empresas se deparam com a necessidade de ter um parque tecnológico novo e atualizado, para manter o alto nível de performance das tarefas de seus colaboradores.

Mas é claro que isso envolve investir muito dinheiro e geralmente em um período curto de tempo, afinal, existem computadores que se tornam obsoletos em até 3 anos de uso.

A boa notícia é que existem alternativas para driblar esse gasto urgente necessário, como o aluguel de equipamentos.

Mais adiante entraremos em mais detalhes sobre o aluguel de equipamentos, também conhecido como outsourcing, mas aqui deixamos apenas um spoiler de que esse serviço permite que você substitua computadores de forma rápida e econômica por máquinas que são mais atualizadas e modernas.

Downsizing de TI

O downsizing de TI significa reduzir a força de trabalho de um setor, ou seja, diminuir o número de colaboradores para cortar custos e ajustar a produtividade.

Sua proposta é arriscada e sugere que todo o processo produtivo de uma empresa seja reformulado para se tornar mais conciso. 

O downsizing é uma estratégia que caminha de mãos dadas com o outsourcing, que citamos acima, ou seja, o aluguel de equipamentos. 

Isso porque os dois mantêm o foco em permitir que as empresas sigam ativas e competitivas no mercado através da otimização de processos operacionais. 

Então, enquanto o downsizing enxuga equipes para atualizar o modelo de trabalho e reduzir custos, mas mantendo a eficácia nos processos, o outsourcing completa seu objetivo, abrindo espaço para que organizações cumpram suas atividades com um custo mais barato e mantendo a qualidade do trabalho.

Gestão de inventários de TI

A gestão de inventários é uma estratégia para evitar a depreciação de computadores e prolongar a vida de suas máquinas.

Esses inventários se tratam de uma lista completa, contendo informações fundamentais para gestão de recursos tecnológicos que envolvam softwares e hardwares. 

E para evitar a depreciação de computadores, o inventário precisa ter informações como: 

  • dados técnicos;
  • data de compra;
  • número e série;
  • local de instalação;
  • data da última manutenção ou atualização.

Um inventário com esses e outros dados tem o potencial de evitar incidentes operacionais e ajudar gerentes e diretores a terem todos os equipamentos funcionando em perfeito estado.

Remanufatura de computadores

A remanufatura de computadores é uma estratégia para renovar os equipamentos de TI.

Nesse método, as máquinas de sua empresa recebem peças renovadas que cumprem o papel de atender as necessidades do seu negócio e de seus colaboradores.

Desta forma, elimina-se a necessidade de abrir o caixa da organização para fazer a compra de novas máquinas.

Outsourcing de equipamentos de TI

Acima demos um spoiler sobre o outsourcing de equipamentos de TI, ou seja, o aluguel destas máquinas.

Essa é uma forma prática e eficiente de renovar seus equipamentos de maneira econômica, pois ao invés de comprar máquinas novas, você tem a chance de montar o parque tecnológico com máquinas alugadas, reduzindo custos da sua empresa e garantindo os melhores equipamentos aos seus colaboradores.

Além do mais, esse serviço permite que você tenha ao seu alcance renovação constante e um time de assistência técnica especializado, além de se enquadrar no sistema OPEX e não entrar como ativo no balanço patrimonial.

Vantagens da locação de equipamentos de TI

Para não precisar desembolsar altos valores na compra de novos equipamentos sempre que ocorrer uma depreciação de computadores, a locação é uma ótima opção para as empresas.

Se você ainda não conhece essa modalidade de serviço, confira abaixo algumas de suas vantagens.

Acesso a computadores e outros equipamentos novos

Os avanços tecnológicos podem ser difíceis (e caros) de acompanhar, mas você pode ter todas as novidades e atualizações mais recentes do mercado ao optar pela locação de equipamentos de TI.

Afinal, uma das missões das empresas que oferecem esse serviço é permitir que os seus clientes tenham acesso aos equipamentos mais modernos e atualizados do momento.

Logo, softwares e hardwares com as melhores performances ficam à disposição da sua empresa, para garantir mais agilidade, eficiência e segurança aos seus computadores e aos colaboradores que dependem deles.

Facilidades nas manutenções

As manutenções de computadores são fáceis de serem feitas com esse tipo de serviço, pois elas ficam a cargo da empresa que presta o serviço de locação.

Assim, se o seu computador demonstrar falhas, lentidão ou outros problemas operacionais, a empresa fica à disposição para fazer a manutenção sem cobrar a mais por isso.

Neste contexto, também é comum que as empresas de locação de serviço realizem as manutenções em poucas horas ou dias, pois elas sabem da importância de não atrapalhar a produtividade do colaborador que depende daquela máquina para realizar o seu trabalho.

Redução de custos

Não restam dúvidas de que a locação de equipamentos de TI proporcionam economia às empresas.

Afinal de contas, a compra de máquinas do seu parque de TI não é mais necessária, logo, você não precisará abrir o seu caixa e comprometê-lo para ter as melhores tecnologias do mercado. 

Benefícios fiscais

A locação de equipamentos de TI, além de driblar a depreciação de computadores, traz vantagens tributárias.

Com esse serviço você pode abater 100% das despesas no Imposto de Renda Pessoa Jurídica, que deve ser declarado a cada trimestre ou anualmente.

Isso ocorre porque o aluguel de computadores é considerado uma despesa, dessa forma sua empresa consegue fazer esse abatimento do imposto, tendo em mãos mais um incentivo financeiro.

Porém, essa vantagem só vale para empresas que são optantes do regime de Lucro Real.

Empresas que também estão no regime não cumulativo do PIS/COFINS podem ter um crédito sobre eles, além da dedução do Imposto de Renda.

Menos burocracia

Além de cortar a depreciação de computadores da sua empresa, diminuir os custos e dar benefícios fiscais, a locação de equipamentos de TI também tem menos burocracias para ser contratada.

A locação é um processo simples e, com a Office Total, por exemplo, é totalmente digital. A aprovação é feita em poucos dias e você ainda pode parcelar o seu montante.

No mais, o seu orçamento é previsível, pois você sabe exatamente o valor que vai investir todo mês nesse serviço, seja para usar os seus computadores alugados ou para atualizá-los e garantir um bom funcionamento.

Se interessou pela locação de equipamentos de TI? Então conheça já nossos produtos e serviços disponíveis.

Conclusão

Neste artigo,  explicamos que a depreciação de computadores é algo muito comum e ocorre por conta da desvalorização dos equipamentos após um longo tempo de uso.

Também apresentamos a taxa de depreciação de computadores e periféricos (20%), a fórmula fixa para calcular o valor da depreciação e alguns fatores que causam a depreciação, como desgaste conforme o uso e obsolescência devido a evolução tecnológica.

Mostramos ainda como a depreciação de computadores afeta o desempenho das empresas, pois deixa o seu parque tecnológico desatualizado e afeta diretamente o desempenho de colaboradores que dependem das máquinas para exercerem as suas funções.

Diante disso,  explicamos que escolher o modelo Opex ao invés do Capex pode ser uma solução para driblar a depreciação de computadores, principalmente adotando a locação de equipamentos de TI.

Otimize a gestão de TI sem deixar o desempenho de lado com a locação de notebooks!