body shop ti

Entenda o que é Body Shop de TI e as suas vantagens

Se a sua empresa precisa investir em um projeto ou uma ação específica, mas não deseja contratar um colaborador no momento, o body shop de TI é uma opção.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Esse modelo se trata do aluguel de mão de obra para execução de projetos específicos do campo da tecnologia, sem desembolsar altos valores.

E o melhor de tudo é que no body shop, os profissionais costumam ser recrutados de outras empresas de tecnologia que tem especialistas nas atividades que o seu negócio precisa.

Ou seja, há empresas que atuam diretamente com a contratação terceirizada de profissionais de TI para atuar dentro da sua empresa.

Ficou interessado nesse tipo de terceirização? Então, siga a leitura com a gente, pois ao longo deste artigo explicaremos  tudo sobre body shop!

O que é body shop de TI?

O body shop de TI é um serviço terceirizado, em que empresas contratam profissionais da área para executar atividades pontuais.

O principal ponto que distingue o body shop dos demais modelos de terceirização é justamente o fato de os profissionais dessa modalidade serem direcionados a atividades específicas do setor.

Deste modo, os profissionais contratados acabam dando suporte aos que atuam internamente na empresa, mas não ficam necessariamente alocados dentro da organização.

Para tornar mais simples a explicação de o que é body shop de TI, vamos imaginar que o seu setor de tecnologia tem em mãos a demanda de reestruturação dos servidores.

Essa demanda levará aproximadamente dois meses, portanto, contratar um colaborador não é uma saída, mas seus profissionais internos não conseguem pegar essa tarefa e deixar outras atividades de lado.

Assim, vocês buscam por uma empresa que ofereça contratação terceirizada de um profissional de TI e ele desenvolve essa atividade em específico, com todo o trabalho dele sendo gerenciado pela empresa de origem que fez a ponte da terceirização.

Conheça os serviços da Office Total que podem ajudar a otimizar a sua TI.

Características do body shop

Uma das principais características do body shop é ser direcionado para atividades pontuais das empresas, tendo um prazo de contrato definido.

Esse modelo de terceirização também deixa a cargo da empresa definir se o membro adicional do time interno será alguém com um alto nível de experiência ou outro tipo de profissional que vá gerar mais valor para a organização.

No mais, as decisões contratuais são definidas de acordo com a necessidade da organização, como a chance desse trabalho ser feito remotamente, a necessidade de compra ou aluguel de equipamentos específicos, entre outros requisitos fundamentais para que esse terceirizado exerça as suas atividades.

body shop área de ti

Qual é a diferença entre o Outsourcing de TI e o Body Shop

A diferença entre body shop e outsourcing de TI está no fato de que no segundo modelo, a empresa contratada faz o gerenciamento de todos os processos do setor de tecnologia.

Assim, o outsourcing é uma saída para empresas que buscam fazer investimentos a longo prazo e querem contratar um serviço de TI que seja incorporado à rotina da organização, não apenas atendendo uma necessidade específica. 

Já o body shop de TI tem características opostas ao outsourcing, porque é ideal para quem precisa de profissionais de TI a curto prazo e apenas para demandas específicas. 

É claro que ambos modelos de terceirização tem as suas semelhanças, mas elas ficam muito mais envolvidas com os benefícios que as duas oferecem. 

Por exemplo, tanto o body shop de TI e o outsourcing oferecem redução de custos às empresas e profissionais qualificados, que entregam alta performance. 

9 Benefícios do body shop de TI

Os benefícios do body shop de TI vão desde agilidade, dispensa de encargos trabalhistas, gestão direta, mais assertividade, redução de custos, até para foco no core business e um bom custo benefício.

Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada uma dessas vantagens. Acompanhe.

1- Traz mais agilidade

Contar com um colaborador de TI que esteja a postos para resolver problemas pontuais é uma ideia maravilhosa.

Mas não é lucrativo para nenhuma organização ter alguém que fica boa parte do tempo sentado à espera de uma demanda pontual chegar para que ele resolva.

Assim, com o body shop de TI, você consegue repassar atividades pontuais para um profissional específico, sem a necessidade de abrir um processo seletivo e fazer contratações formais.

2- Dispensa encargos trabalhistas

E já que falamos em contratações formais, vamos falar do benefício do body shop de não envolver encargos trabalhistas?

Esses encargos geralmente envolvem a contratação CLT, que determina que as empresas precisam arcar com inúmeras responsabilidades referente a um novo profissional.

Isso é dispensado com o body shop porque a parceria é firmada por meio de um acordo SLA, que tem bem definidos quais são os direitos e obrigações dos dois lados, ou seja, da empresa e do profissional.

Assim, custos e burocracias de contratações formais são diminuídos e toda relação de vínculo empregatício fica a cargo do fornecedor deste tipo de serviço.

3- Tem uma gestão direta

Uma vez que a gestão de pessoas fica sob a responsabilidade do fornecedor, as empresas não precisam gastar tempo com o acompanhamento dos profissionais.

Então, tudo o que envolve gestão do profissional de body shop, como feedbacks e métricas de desempenho, fica a cargo do fornecedor deste tipo de serviço.

4- Aumenta a assertividade e reduz custos

Assim que recebem uma solicitação de organizações para um profissional de TI, as empresas fornecedoras desse serviço já montam uma equipe ágil, assertiva e mais econômica.

Isso porque eles são especialistas em recrutar profissionais de TI para esses serviços, com tudo previamente estruturado.

5- Serve para atividades pontuais

Já que o body shop de TI trabalha, de forma geral, com contratos temporários e a curto prazo, ele costuma ser a melhor opção para projetos pequenos, com demandas pontuais e metas específicas.

Assim, você não precisa sobrecarregar membros internos do TI de sua empresa dando mais atividades a eles, basta buscar por um profissional do body shop.

6- Ajuda a manter o foco no core business

O tempo e dinheiro com burocracias trabalhistas são dribladas com o body shop, o que já é um ótimo benefício às organizações.

Porém, mais do que isso, as contratações de profissionais especializados por meio desse modelo de trabalho também permite que os seus profissionais internos direcionem suas forças e competências para a atividade principal do negócio.

7- Tem um ótimo custo-benefício

O custo-benefício do body shop ocorre justamente porque não existe a necessidade de fazer contratações formais, treinamentos, capacitações e integrações do profissional que irá exercer as atividades.

Além do mais, não existe a necessidade nem mesmo de alocar esse profissional na empresa, só se o seu time de TI achar necessário.

8- Pode contar com especialistas de várias regiões

O Body Shop de TI permite acessar especialistas em tecnologia de várias regiões, expandindo as opções de contratação e garantindo que você tenha acesso aos melhores profissionais, independentemente de sua localização geográfica.

9- Evita custos com treinamentos de colaboradores

Uma das vantagens do Body Shop de TI é que ele elimina a necessidade de treinamento extenso para colaboradores internos.

Os profissionais terceirizados já trazem consigo as habilidades e conhecimentos necessários para realizar as tarefas específicas, economizando tempo e recursos que seriam gastos em capacitação interna.

Quando contratar um body shop de TI?

A decisão de contratar um serviço de Body Shop de TI deve ser tomada considerando diversas circunstâncias e necessidades específicas da sua empresa.

Veja a seguir alguns cenários em que essa opção pode ser a mais adequada:

  • Projetos de curto prazo: quando você possui projetos ou demandas de TI que têm um prazo definido e não justificam a contratação de um colaborador em tempo integral.
  • Especializações específicas: se sua empresa precisa de conhecimentos especializados em uma área específica da tecnologia que não está disponível internamente, o Body Shop de TI permite a contratação de um especialista sob demanda;
  • Redução de custos: quando você deseja economizar em encargos trabalhistas, treinamento e infraestrutura associados à contratação de funcionários permanentes;
  • Flexibilidade: Para lidar com flutuações sazonais ou picos de trabalho, o Body Shop de TI oferece a flexibilidade de escalar a equipe de acordo com as necessidades;
  • Acesso a talentos globais: se você deseja aproveitar talentos de diferentes partes do mundo, o Body Shop de TI permite a contratação de especialistas de diversas regiões;
  • Gestão direta: quando você prefere que a gestão dos profissionais seja realizada pelo fornecedor de serviços, liberando sua equipe interna para se concentrar nas atividades principais;
  • Projetos específicos e pontuais: para demandas que não justificam a contratação de um funcionário permanente, como atualizações de sistemas, migrações de dados, resolução de problemas técnicos específicos, entre outros.
  • Evitar sobrecarregar a equipe interna: ao contratar um profissional de Body Shop de TI, você evita sobrecarregar sua equipe interna com tarefas adicionais, permitindo que eles mantenham o foco nas atividades essenciais do negócio.

Ou seja, o serviço de Body Shop de TI é uma opção valiosa quando o foco é especialização, flexibilidade e eficiência para atender a demandas específicas de TI sem os custos e a complexidade associados à contratação permanente.

Dica: analise suas necessidades e projetos em curso para determinar se essa abordagem se adequa às suas metas de negócios.

Os desafios do body shop de TI

O body shop de TI tem sim suas vantagens, mas a sua implementação também conta com alguns desafios.

A primeira delas diz respeito a comunicação, que precisa ser alinhada e esclarecer quais são as expectativas quanto aos serviços que o profissional do body shop irá exercer.

Se a comunicação é desalinhada, com ruídos e desequilíbrios, pode existir uma frustração em relação às entregas.

Outro desafio que esse modelo apresenta é em relação à cultura organizacional.

Caso ela destoe muito da cultura que o fornecedor tem, é possível que o profissional, caso seja alocado dentro da organização, sinta um impacto grande e acredite que está deslocado.

E isso nos leva a outro desafio desse modelo, que diz respeito à falta de pertencimento à equipe por parte do profissional do body shop.

Isso pode acontecer justamente porque o seu contrato é temporário, geralmente de poucos meses, o que pode fazer com que a própria equipe interna da empresa não o aceite tão bem como um membro do time.

Como o body shop de TI é precificado?

O body shop de TI é precificado conforme cada organização define que cobrará em relação ao serviço.

Porém, nós sempre indicamos que você busque por empresas que se comprometam com as entregas de seus profissionais, garantindo uma gestão deles assim que vocês fazem a negociação.

No mais, podemos dizer que a precificação do body shop costuma ser feita com base nas habilidades e grau de qualificação do profissional que será contratado.

Além disso, também são consideradas as atividades e requisitos que os clientes exigem e a escassez de profissionais que têm conhecimento de alguns tipos de tecnologias.

body shop outsourcing

Quando o body shop é o melhor modelo de terceirização?

O body shop de TI é o melhor modelo de terceirização caso você precise de profissionais que executem atividades mais pontuais do seu time de tecnologia.

Ele também é uma alternativa para quem precisa de um profissional que tenha conhecimentos bem específicos em determinada área da tecnologia, garantindo uma entrega de qualidade.

Então, se a sua área de TI identificar pontos frágeis, que precisam de uma mão de obra especializada, essa demanda se encaixa na modalidade de body shop.

No mais, cabe ao fornecedor do serviço e a empresa realizarem um alinhamento quanto às entregas, para deixar todas as funções esclarecidas e evitar decepções com o trabalho a ser exercido.

Conheça os serviços da Office Total que podem ajudar a otimizar a sua TI.

Conclusão

Hoje, a nossa missão foi te  explicar o que é body shop de TI. Como você viu, esse serviço se trata de uma modalidade de terceirização, em que empresas contratam profissionais da área para executar atividades pontuais.

Então, ao invés de contratar um colaborador para uma atividade que levará, por exemplo, dois meses, a empresa conta com o serviço de body shop.

Assim, ela tem em suas mãos um profissional competente, que irá suprir aquela demanda, e permitirá que sejam evitadas burocracias e gastos com encargos trabalhistas.

No mais, é importante não confundir body shop de TI com outsourcing de TI. No outsourcing, a terceirização gerencia todos os processos do setor de tecnologia e é uma saída para empresas que querem fazer investimentos a longo prazo, integrando a TI terceirizada à rotina da organização.

Continue por aqui! Leia também sobre o aluguel de computadores em geral (notebooks e desktops) e conheça os benefícios desse serviço.