tecnologia na saúde

Como a tecnologia na saúde pode ser o diferencial para o setor

Quer reduzir seus custos, aumentar sua eficiência, otimizar processos e ainda desfrutar de outros benefícios? Então, a tecnologia na saúde é a solução para todos os seus problemas! Afinal, atualmente existem muitas inovações voltadas especificamente para ajudar clínicas, hospitais e médicos a conquistarem mais resultados.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Se você quer transformar o seu negócio, é muito importante que você saiba exatamente como a tecnologia funciona no campo prático, quais são os ganhos efetivos para o hospital ou clínica e como fazer a implementação dessas modernidades em sua rotina.

Confira nosso texto e saiba mais sobre o assunto!

Como funciona a tecnologia na saúde?

Existe uma infinidade de tecnologias que podem ser aplicadas na área da saúde; mas sempre há aquelas que são consideradas fundamentais e praticamente obrigatórias para qualquer estabelecimento do ramo.

Uma delas é uma solução especializada da área, que age com um software autoral, chamado de BS Print, que converte, integra e possibilita a impressão de imagens médicas, pois faz a comunicação do aparelho médico com todas as impressoras da clínica, possibilitando o ajuste das imagens antes da impressão. Isso garante que você tenha excelência na qualidade das imagens gastando bem menos.

Mas você não deve parar por aí, hein! Também é importante investir em tecnologias de ponta para impressão, já que imagens com boa definição e com muitos detalhes contribuem diretamente para a qualidade do serviço dos profissionais. Nesse caso, você pode contar com a solução DMI (impressão de documentos de imagens médicas), que foi feito especialmente para o setor da saúde.

Outros exemplos de soluções e tecnologias são:

· vídeo baby, que faz transmissão de vídeo de ultrassom obstétrico para a nuvem. Já imaginou que diferencial ter uma solução assim na sua clínica, laboratório ou hospital? Suas pacientes poderão compartilhar o link do vídeo entre os amigos e familiares, promovendo a sua empresa;

· booklet, ou impressão de exames em livretos, que permite entregar ao paciente laudos e imagens médicas no formato A4, com capa e contracapa, dispensando o trabalho de funcionários para montagem de pastas no setor de entrega de exames;

· impressão sob demanda, que permite a impressão apenas dos exames que serão entregues para os pacientes, gerando economia, sustentabilidade com a redução do uso de papel na impressão, e mais espaço em sua clínica por não precisar guardar todos os exames impressos;

· aparelho de esterilização do ar usando carvão ativado e filtros hepa, chamado de UVC-Air;

· totem de atendimento.

Quais os principais benefícios da tecnologia na saúde?

A tecnologia na saúde é capaz de impactar positivamente a sua rotina de negócio de várias maneiras, podendo causar melhorias tanto na rotina quanto na cultura do seu local de trabalho. Vamos ver um pouquinho melhor como essas vantagens aparecem na prática. Confira!

1. Melhor atendimento e experiência do usuário usando o modo online

Ao longo do tempo muitas coisas mudaram ao redor do mundo, e para se modernizar também você pode aderir ao online, que permite que os pacientes agendem exames e consultas pela internet, através de sites ou aplicativos. Desse jeito, não será necessário ir até o consultório só para isso. Achou que as melhorias são só para os pacientes? Nada disso!

Os profissionais também poderão entrar em contato com o cliente pela internet. Essa simples mudança facilita retornos, recomendações e acompanhamentos.

Ainda é possível usar um prontuário eletrônico do paciente (PEP), para que os médicos conheçam o histórico de saúde dele (anotações, exames, imagens etc). O PEP agiliza o atendimento, pois evita que o paciente tenha que refazer exames ou trazer documentos novamente.

Como se não bastasse, a tecnologia na saúde melhora a experiência do paciente, já que filas para marcar um simples atendimento médico já não farão mais parte de sua vida.

2. Produtividade e qualidade de vida

Seus profissionais vão gastar menos tempo com atividades manuais, como impressão, anotações à mão, marcação de atendimentos pessoalmente. Então, poderão se dedicar mais às atividades que agregam mais valor ao negócio e ao paciente.

Além disso, em uma rotina muitas vezes cansativa, operações manuais e repetitivas acabam gerando estresse e cansaço desnecessário aos profissionais. Portanto, adotar tecnologia na saúde melhora a qualidade de vida no trabalho tanto dos colaboradores quanto dos gestores. Esse investimento fará com que fiquem mais produtivos e dispostos a trabalhar.

3. Menos erros e otimização de serviços

As soluções ofertadas pela tecnologia na saúde evitam erros humanos. O que já é um baita negócio, não é mesmo? Imagine ter que lidar com menos retrabalhos e prejuízos causados por falhas! É uma dor de cabeça a menos – o que é sempre bem-vindo!

Outro detalhe importante: equipamentos atualizados produzem imagens de qualidade com maior riqueza de detalhes, fazendo com que médicos evitem equívocos e façam diagnósticos mais assertivos e tratamentos mais vantajosos.

4. Maior qualidade de imagens e vídeos

E olha que não para por aí, hein?! Ainda existem softwares especializados que aprimoram as imagens, sua gestão, forma de compartilhamento e mais. São eles:

· BS Print: pega imagens no formato DICOM, gerencia, guarda e ajuda fazer impressões sob demanda;

· BS Worklist: recebe dados do paciente ou exames e fornece para equipamentos no formato DICOM;

· BSCAP: pega imagens e vídeos de equipamentos analógicos e, depois, converte para o formato DICOM;

· BS Switch: recebe imagens de equipamentos que não estejam no formato DICOM e sem saída analógica, convertendo para o formato DICOM;

· BS Video baby: coleta vídeo inteiro do exame de ultrassom obstétrico com som e armazena em nuvem. É enviado um link para a mãe da criança ver e compartilhar.

5. Economia de custos

Com a tecnologia na saúde, é possível economizar de diferentes formas. Uma delas já abordamos anteriormente, que é o fato de os profissionais se tornarem mais produtivos e focados em atividades estratégicas.

Também devemos destacar mais uma vez como a redução de erros minimiza desperdícios e possíveis danos aos pacientes, e ao delegar a atividade de imprimir as imagens médicas em papel para uma empresa especializada, também é possível reduzir os custos em até 80%.

Quanto maior a qualidade e a eficiência do seu serviço, mais clientes se fidelizarão e irão contribuir para uma imagem positiva do negócio. Consequentemente, o faturamento e o lucro da empresa devem aumentar.

Com esses ganhos e a otimização do orçamento, você consegue investir em novos projetos, aumentar seus lucros, abrir novas unidades, contratar mais profissionais etc.

São muitas vantagens, não é mesmo? Como provavelmente você deve estar interessado no assunto, vamos falar sobre como aplicar esse conceito na prática.

Como aplicar tecnologia na saúde?

Você precisa de algumas táticas para implementar as tecnologias com sucesso na rotina e aproveitar de todos os benefícios sobre os quais falamos.

A primeira delas é transformar a cultura organizacional. Afinal, é importante que todos os colaboradores e gestores estejam dispostos a usar e aprender sobre os impactos e melhores práticas da tecnologia na saúde.

Essa transformação pode ser feita marcando reuniões que expliquem a importância da modernização para a sua equipe. Atualizar as políticas internas e criar períodos de adaptação para que os colaboradores se acostumem à tecnologia são os passos seguintes.

Feito tudo isso, faça um planejamento com todas as etapas do negócio para que a modernização da empresa seja um sucesso. Leve em conta o orçamento disponível, prazo para adoção de novas tecnologias, qual parceiro o ajudará nesse objetivo, quais inovações serão implementadas etc.

Por fim, é fundamental ter o suporte de uma empresa especializada em documentação de imagens para a área médica que ofereça sistemas, outsourcing de impressão e outros serviços.

A Office Total dispõe de todas as soluções e tecnologias necessárias para modernizar seu negócio e o melhor é que você adquire tudo com um único fornecedor. Além disso, levamos até sua clínica ou hospital, diferenciais competitivos que nos torna a melhor opção de parceiro, como:

· atuação em todo território nacional;

· mais de 26 anos de experiência no mercado;

· parceria com as principais fabricantes de tecnologia;

· mais de 400 colaboradores sólidos e experientes;

· investimentos em responsabilidade social e sustentabilidade;

· customização das soluções de acordo com as demandas da sua empresa;

· criação de relações profundas com seus parceiros por meio do respeito, da transparência e confiança;

· entre muitos outros diferenciais.

Com a tecnologia na saúde, você conseguirá vários benefícios poderosos para seu negócio. Mas você precisará do apoio de um parceiro com ampla expertise no ramo e que seja capaz de

identificar as necessidades da sua empresa, fornecendo soluções que resolvam seus problemas.

E sem querer nos gabar, oferecemos tudo isso e mais um pouco. Quer aproveitar todas essas vantagens?

Conheça melhor sobre as soluções, os serviços e diferenciais da Office Total para a área médica!