devsecops

O que é DevSecOps? [Guia completo]

No cenário acelerado da tecnologia, surge o conceito de DevSecOps, uma abordagem inovadora que integra práticas de desenvolvimento, segurança e operações de maneira colaborativa e contínua.

Neste texto, vamos explorar o significado, as diferenças em relação ao DevOps e entender como o DevSecOps funciona.

Continue conosco para entender tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Leia também: ROI em TI: o que é? Entenda o cálculo e saiba a importância

O que é DevSecOps?

DevSecOps, abreviação de Desenvolvimento, Segurança e Operações, é uma abordagem inovadora que busca integrar práticas de segurança desde o início do ciclo de desenvolvimento de software.

Diferente das metodologias tradicionais, em que a segurança muitas vezes é considerada no final do processo, essa metodologia promove a colaboração contínua entre desenvolvedores, profissionais de segurança e operadores.

O DevSecOps se baseia em alguns princípios fundamentais. Entenda:

  • Colaboração: incentiva a comunicação constante entre as equipes, quebrando barreiras e fomentando a compreensão mútua das responsabilidades de cada área;
  • Automação: ferramentas automatizadas são incorporadas em todas as fases do desenvolvimento para identificar e corrigir potenciais vulnerabilidades de segurança de maneira ágil;
  • Segurança como código: nesta abordagem, a segurança é tratada como parte integral do código-fonte, sendo versionada, revisada e testada da mesma forma que as funcionalidades do software.

Qual o significado de DevSecOps

Como vimos, DevSecOps é a abreviação de Desenvolvimento, Segurança e Operações. Mas o que cada um desses termos significa? Veja a resposta nos tópicos a seguir:

Desenvolvimento

Na TI, o Desenvolvimento é a espinha dorsal da inovação e, no contexto DevSecOps, esse estágio é o berço das ideias transformadoras.

Aqui, equipes colaboram para criar códigos robustos, abraçando a agilidade e a flexibilidade.

Ou seja, o desenvolvimento no DevSecOps não é apenas codificação; é a arte de construir a base para soluções seguras e eficientes.

Segurança

A segunda palavra-chave no DevSecOps é “Sec”, que significa segurança integrada desde o princípio.

Isto é, nessa metodologia, a aegurança não é mais uma fase tardia, mas é entrelaçada no DNA do processo.

Neste contexto, a eegurança não é um obstáculo, mas um catalisador.

Ferramentas de análise estática, testes de penetração e práticas de codificação segura convergem para garantir que cada linha de código seja uma fortaleza impenetrável.

Operations

Por fim, Operations é muitas vezes o último ato em cenários tradicionais, mas assume um papel proeminente no DevSecOps.

A automação orquestrada, a implantação contínua e o monitoramento constante definem esse estágio.

A sinergia entre desenvolvimento e segurança é mantida, e a operação se torna o facilitador que mantém a engrenagem em movimento, promovendo a estabilidade e a escalabilidade.

DevSecOps e DevOps, quais as diferenças?

Muitas pessoas confundem os conceitos de DevOps e DevSecOps. Entenda a diferença entre esses dois conceitos nos tópicos a seguir:

DevOps

O DevOps concentra-se na colaboração eficiente entre equipes de desenvolvimento e operações para acelerar a entrega de software.

Ele promove a automação de processos, a utilização de práticas ágeis e a implementação de uma cultura de colaboração contínua.

O objetivo principal do DevOps é superar as barreiras tradicionais entre desenvolvimento e operações, promovendo uma abordagem mais integrada e eficiente.

Apesar do DevOps não negligenciar a segurança, muitas vezes essa é uma preocupação tratada em fases posteriores do desenvolvimento.

A ênfase recai na entrega rápida e eficiente, buscando aprimorar a colaboração entre as equipes para atingir metas de implementação mais ágeis.

DevSecOps

O DevSecOps, por outro lado, é uma evolução natural do DevOps, que se destaca pela integração da segurança desde o início do ciclo de vida do desenvolvimento de software.

Enquanto o DevOps busca a colaboração estreita entre desenvolvimento e operações para otimizar a entrega contínua, o DevSecOps vai além, incorporando práticas de segurança de maneira proativa.

No cenário do desenvolvimento, segurança e operações, a segurança não é um componente isolado, mas uma consideração intrínseca em cada etapa do processo.

Isso inclui a implementação de medidas de segurança automatizadas, avaliações contínuas de riscos e a integração de feedback de segurança em tempo real.

Dessa forma, a metodologia visa criar um ambiente de desenvolvimento mais seguro desde o início, mitigando potenciais vulnerabilidades antes que possam se tornar ameaças significativas.

Como o DevSecOps funciona?

No coração do DevSecOps está a ideia de “shift left“, que significa deslocar a segurança para fases mais precoces do ciclo de vida do desenvolvimento.

Isso implica a integração contínua de práticas de segurança, ferramentas e especialistas desde o design até a implementação.

A automação desempenha um papel crucial, permitindo a verificação contínua de códigos, identificação de vulnerabilidades e resposta rápida a ameaças.

Qual a importância do DevSecOps?

A importância do DevSecOps reside na sua capacidade de alinhar desenvolvimento e segurança de forma sinérgica, pois, ao integrar a segurança desde o início, as equipes conseguem detectar e corrigir falhas mais rapidamente, reduzindo os riscos de violações de segurança.

Essa metodologia também promove uma mentalidade preventiva, transformando a segurança em um componente intrínseco e não apenas um complemento ao processo de desenvolvimento.

Essa abordagem não apenas fortalece a postura de segurança, mas também acelera a entrega de software, proporcionando maior confiança aos usuários e stakeholders.

A transparência, colaboração e responsabilidade compartilhada são valores fundamentais que impulsionam o sucesso do método.

Quais os benefícios do DevSecOps?

Devsecops benefícios

O DevSecOps traz diversos benefícios para as empresas. Entenda:

Detecta vulnerabilidades de software com antecedência

Essa metodologia incorpora práticas de segurança desde as fases iniciais do desenvolvimento, identificando e corrigindo potenciais brechas antes mesmo que elas se tornem ameaças reais.

Dessa forma, a metodologia não apenas fortalece as defesas cibernéticas, mas também economiza tempo e recursos que seriam investidos na resolução de problemas mais complexos posteriormente.

Diminui o tempo de entrada no mercado

A metodologia não só garante a segurança do software, mas também otimiza o ciclo de vida do desenvolvimento, reduzindo significativamente o tempo necessário para lançar um produto no mercado.

Ao integrar segurança desde o início, as equipes podem acelerar o processo de desenvolvimento sem comprometer a robustez e a integridade do software, proporcionando vantagens cruciais em um mundo onde a agilidade é a chave para o sucesso.

Garante conformidades regulatórias

A conformidade com regulamentações é uma preocupação constante em muitos setores e esse método oferece uma abordagem holística para a segurança, incorporando controles e práticas que garantem a conformidade com os padrões regulatórios.

Em outras palavras, esse método não apenas evita penalidades e riscos legais, mas também constrói uma base sólida para a confiança dos clientes, demonstrando um compromisso contínuo com a segurança e a integridade dos dados.

Cria uma cultura de conscientização de segurança

A segurança não é apenas uma responsabilidade, mas uma cultura e essa metodologia promove uma mentalidade proativa em relação à segurança, envolvendo todas as partes interessadas no processo.

Ao criar uma cultura de conscientização, as equipes estão mais preparadas para identificar e mitigar ameaças, fortalecendo as defesas cibernéticas de forma coletiva.

Desenvolve novos recursos com segurança

Inovação e segurança não precisam ser mutuamente exclusivas. O DevSecOps permite o desenvolvimento contínuo e seguro de novos recursos.

Ao integrar práticas de segurança em cada etapa do ciclo de vida do software, as equipes podem inovar com confiança, sabendo que estão construindo sobre uma base sólida de segurança.

Conclusão

Em um cenário digital onde as ameaças cibernéticas são constantes, adotar o DevSecOps é mais do que uma prática inovadora; é uma necessidade.

Ao integrar segurança de maneira proativa e contínua, as organizações podem construir sistemas robustos, confiáveis e resilientes.

O DevSecOps não é apenas uma metodologia, é uma mudança de mentalidade que coloca a segurança no centro da inovação, garantindo um futuro digital mais seguro e eficiente.

E se você deseja implementar essa metodologia na sua empresa, lembre-se de entrar em contato com os especialistas da Office Total para te ajudar nesse processo.

Com mais de 25 anos de experiência, nossos especialistas estão prontos para auxiliar a sua empresa a aumentar os parâmetros de segurança e conseguir um diferencial competitivo em um mercado cada vez mais concorrido.

Entre em contato com a Office Total hoje mesmo e comece a adotar o DevSecOps conosco!