Afinal, o que é Home Office as a Service? 

Entenda o que é o Home Office as a Service e como funciona

O Home Office as a Service é um modelo de trabalho remoto que ganhou destaque no Brasil durante a pandemia.

No começo, de fato, muitos gestores, líderes e até alguns colaboradores viraram o nariz para esse formato de trabalho.

Mas conforme foram vendo os seus benefícios na prática, 73% das pessoas que trabalhavam remotamente relataram estar satisfeitas com o trabalho à distância, segundo levantamento da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

E o número cresceu para 78% quando esses colaboradores foram questionados sobre a intenção de manter essa rotina de trabalho depois do período de pandemia.

Diante desse cenário, é importante entender em mais detalhes o que é Home Office as a Service, qual a sua política, quem pode usufruir dele, quais os seus benefícios, o que a empresa deve fornecer aos profissionais, como garantir a segurança da informação e como fazer a gestão de pessoas à distância.

E para esclarecer a você todos esses pontos, preparamos esse artigo completo. Vem com a gente!

Afinal, o que é Home Office as a Service? 

O Home Office as a Service é um modelo de trabalho em que colaboradores exercem as suas funções de casa ou em qualquer outro espaço fora do escritório.

Então, embora a palavra “Home” ainda remeta esse formato de trabalho a ficar em casa para exercer as atividades profissionais, há a possibilidade de colaboradores trabalharem em coworkings, cafés, hotéis e afins.

Alugue já computadores e outros equipamentos tecnológicos para garantir o melhor Home Office aos seus colaboradores.

Como funciona a política de trabalho remoto?

Como no Brasil e no resto do mundo o Home Office as a Service foi praticamente uma obrigação durante a pandemia, o Governo Federal emitiu a MP 927/20 para flexibilizar as leis trabalhistas e colocar regras para esse modelo de trabalho.

Então, perante a Lei, o Home Office não é uma alteração contratual, pois o regime permanece como presencial.

Isso permite que colaboradores trabalhem de casa em alguns dias de semana, de forma híbrida ou rodízio.

E nessas situações, ainda se mantém o controle de jornada, horas extras e outros pontos já estabelecidos em contrato.

Já o trabalho remoto, por sua vez, tem diferenças contratuais, pois seu contrato se formaliza como aditivo de trabalho na CTPS do profissional.

Nesse cenário, alguns deveres das organizações mudam em relação aos colaboradores e há a necessidade de registrar as condições do trabalho remoto com clareza, para que não existam problemas futuros.

Quem pode trabalhar no formato Home Office as a Service?

Qualquer pessoa que trabalha pela internet pode trabalhar no formato Home Office as Service.

Isso porque, pela lei, não há nenhuma restrição desse modelo de trabalho, basta que as funções dos colaboradores possam ser feitas, em sua maioria, por soluções de TI.

Quem pode trabalhar no formato Home Office as a Service?

Benefícios do Home Office as a Service

Os benefícios do Home Office as a Service vão desde a melhoria na produtividade até a retenção de talentos e retenção de espaço físico.

Abaixo, explicaremos melhor como esses benefícios acontecem na prática.

Melhoria na produtividade

A produtividade aumenta neste formato de trabalho quando a empresa fornece aos colaboradores uma boa capacitação dos times para o Home Office, além de uma infraestrutura de TI adequada para que eles exerçam as suas funções.

A flexibilidade de horário também é um ponto a se destacar sobre a produtividade, pois possibilita que ela cresça, uma vez que os colaboradores conseguem adequar a sua rotina com os momentos em que são mais criativos e eficientes.

Além disso, a eliminação de alguns estresses, como trânsito caótico e a oportunidade de que os profissionais fiquem mais disponíveis para seus familiares ou hobbies, são pontos que melhoram a qualidade de vida e refletem positivamente no trabalho.

Retenção e atração de talentos

Quando os profissionais se sentem mais à vontade e satisfeitos em uma empresa, raramente eles vão em busca de outras oportunidades.

Lembra que no começo do texto mostramos um dado de que 78% dos profissionais que trabalharam em Home Office na pandemia queriam seguir com esse modelo?

Então, se a sua empresa não fornecer essa oportunidade aos seus colaboradores, infelizmente serão maiores as chances deles procurarem por um lugar que abra essa porta.

Além disso, também é fundamental olhar pela perspectiva que o Home Office as a Service possibilita que você atraia e retenha talentos de outras localidades para atuar em sua organização, não limitando a sua empresa a contratar talentos de uma só região.

Redução do espaço físico

Esse é um benefício especial das empresas, já que o Home Office permite que organizações diminuam a quantidade de estações de trabalho na sede.

Logo, é possível manter somente uma estrutura mínima para necessidades pontuais de encontros presenciais.

Deste modo, a empresa economiza com gastos e tem a chance de alugar um novo espaço que seja menor e mais barato. 

O que a empresa precisa fornecer para o home office?

A empresa precisa fornecer aos profissionais que trabalham de Home Office uma infraestrutura de TI impecável, com itens como:

  • laptops/notebooks/computadores;
  • fones de ouvido;
  • câmeras;
  • softwares;
  • permissões de acesso remoto de sistemas;
  • uma boa conexão de internet;
  • uma rede interna preparada para receber acessos remotos sem congestionamentos.
O que a empresa precisa fornecer para o home office?

Como garantir a segurança da informação no modelo Home Office as a Service?

Para garantir a segurança da informação no modelo Home Office as a Service, é preciso estruturar uma boa infraestrutura de TI.

E o primeiro passo para isso é fornecer equipamentos que disponham de recursos de segurança que façam sentido com a sua demanda.

Os controles de acessos, licenças, senhas e criptografia de dados são algumas saídas para ter mais eficiência na proteção de dados e informações do seu negócio.

Também é fundamental que a conexão da sua organização seja revisada para garantir acessos e proteger dados.

Nesse cenário, uma VPN pode ajudar a manter sua conexão mais segura, além da configuração dos firewalls para acessos externos.

E lembre-se de assegurar que todos os seus colaboradores que trabalharão no Home Office estejam bem treinados e capacitados para lidarem com essas tecnologias.

No mais, deixe o seu time de TI a postos para tirar dúvidas dos outros colaboradores quanto às boas práticas de trabalho remoto.

Cabe a esses profissionais entender que nem todos os colaboradores trabalham com TI e entendem da importância dos protocolos de segurança da informação, então, eles têm papel fundamental na educação dos outros profissionais para seguir os protocolos e evitar comportamentos de risco.

Como fazer a gestão de pessoas que trabalham com o Home Office as a Service?

Para fazer a gestão de pessoas que trabalham com o Home Office as a Service a empresa precisa estabelecer um canal único de comunicação.

É por meio dele que vocês irão determinar boas práticas de comunicação e formas de manter os times informados e integrados.

Isso garante que vocês evitem ruídos na comunicação e mal-entendidos entre colaboradores.

Além do mais, ter um único canal também é uma prática que colabora para que os dados e informações da empresa estejam mais seguros, pois eles serão mantidos em apenas um espaço.

Algumas plataformas, como o Microsoft Office 365 e o Google for Work, foram desenvolvidas justamente para envolver toda a estrutura para que colaboradores exerçam suas funções remotamente com mais segurança, armazenagem na nuvem e compartilhamento de arquivos fácil e intuitivo.

No mais, ao fazer a gestão de pessoas que trabalham com o Home Office as a Service, lembre-se que essa é uma evolução que envolve diversas mudanças no comportamento dos profissionais.

Então, é preciso que sua empresa esteja disposta a evoluir por completo, valorizando mais a produtividade do que as horas trabalhadas, por exemplo, e preocupando-se mais com o rendimento e entregas de excelência.

E para que isso seja colocado em prática, é fundamental dar um voto de confiança ao seu time e permitir que eles sejam mais autônomos como profissionais, gerenciando e organizando sua rotina de trabalho como é melhor para eles.

Um benefício imediato que você notará ao fazer essas mudanças, é que líderes e gestores terão muito mais tempo para focar em suas responsabilidades, ao invés de passar horas de trabalho conferindo se o time está realmente com a mão na massa.

Lembre-se: agora, mais do que nunca, o importante são boas entregas e bons resultados.

Mas para que isso não seja um mundo sem lei, apoie-se nas ferramentas de gerenciamento de time e de comunicação que permitem que todos da equipe compartilhem o que estão fazendo e a quantas anda cada atividade.

Alugue já computadores e outros equipamentos tecnológicos para garantir o melhor Home Office aos seus colaboradores.

Conclusão

Hoje nos dedicamos a explicar a você que o Home Office as a Service é um modelo de trabalho em que colaboradores exercem suas funções de casa ou em qualquer outro espaço fora do escritório.

E como você viu, qualquer pessoa que trabalha pela internet pode exercer suas funções neste modelo e usufruir de seus benefícios, como a melhoria na produtividade, retenção de talentos e retenção de espaço físico.