Shutterstock_1984189160

Locação de computadores: Como reduzir custos operacionais de TI

Nos dias de hoje, com trabalhadores espalhados pelo país, seja em um modelo híbrido, home office ou em ambientes físicos com estrutura provida pela companhia, as empresas precisam ajustar seus processos e operações para otimizar suas atividades. Com isso, surge a necessidade de investir em tecnologia, o que inclui bons computadores.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Mas, sabemos que o alto custo de aquisição de PCs e a necessidade constante de manutenção e suporte de TI podem ser um desafio para a maioria das companhias. Especialmente nesse período de instabilidade econômica e incerteza global que estamos vivendo, o que torna os custos operacionais uma das principais preocupações. Tudo isso exige a busca por estratégias mais eficientes e econômicas.

Sendo assim, qual a melhor solução para este caso?
Nós, da Office Total, temos a resposta para você: a locação de computadores!

Continue a leitura e entenda com mais detalhes como essa prática vai ajudar a sua empresa a reduzir custos operacionais de TI.

O que é OPEX, CAPEX e TCO?

Para entender melhor como a locação de computadores auxilia as organizações a reduzir custos operacionais de TI, precisamos conhecer as diferentes classificações de custos para tomar decisões estratégicas adequadas.

Nesse sentido, é interessante citar CAPEX, OPEX e TCO. Pode parecer complicado, mas vamos explicar:

A gestão de TI deve ser feita com estratégias favoráveis para toda organização e clientes, caminhando sempre com os princípios do negócio.

● CAPEX (CAPital EXpenditure): significa Investimento em Bens de Capitais, que trata dos custos da aquisição de instalações e equipamentos que objetivam aprimorar um serviço, um produto ou a própria empresa.

● OPEX (OPeration EXpenditure): foca no Investimento em Manutenção de Equipamentos ou Despesas Operacionais.

● TCO (Total Cost of Ownership): na tradução – Custo Total de Aquisição, o qual é uma forma de comparação de custos diretos e indiretos ao longo do tempo.

Logo, quando uma empresa compra equipamentos, esses gastos são chamados de CAPEX, os quais não podem ser deduzidos do imposto de renda no mesmo ano em que são realizados, mas devem ser amortizados ou depreciados ao longo da vida útil do ativo. Já a locação de equipamentos é considerada uma despesa operacional – OPEX, que pode ser deduzida no mesmo ano em que é realizada. Por isso, muitas companhias optam pelo OPEX em vez de CAPEX, de modo a reduzir o imposto de renda que precisam pagar e ainda ter melhor previsibilidade de custos.

Para auxiliar na melhor escolha, é possível ainda contar com a ajuda do TCO, que é um índice eficaz para observar se o aluguel de computadores realmente é vantajoso, pois leva em conta o custo total de possuir e operar um ativo ao longo de sua vida útil, incluindo custos de manutenção, reparo, atualização e segurança. Logo, ao avaliar o TCO de um ativo, as empresas conseguem realizar o cálculo e fazer um comparativo entre as modalidades CAPEX e OPEX. Como resultado, as vantagens do OPEX se destacam, tornando-o uma alternativa interessante para organizações que desejam reduzir seus gastos de CAPEX e preferem ter despesas operacionais previsíveis e estáveis sem se preocupar com os custos de manutenção e atualização dos equipamentos, já que estes serviços geralmente estão inclusos nos contratos mensais de locação.

Nesse artigo, explicamos um pouco mais sobre o tema:

Entenda CAPEX e OPEX e defina a estratégia ideal para sua empresa

3 maneiras de reduzir custos operacionais de TI

Agora que você já sabe como a troca de CAPEX por OPEX libera uma empresa da preocupação de precisar investir grandes quantias na aquisição de novos equipamentos, e que a locação pode ser a melhor estratégia neste cenário, confira 3 formas práticas de reduzir custos operacionais de TI.

Invista em tecnologia

Manter aparelhos antigos pode parecer uma forma de economizar dinheiro, mas, na verdade, podem ocorrer custos mais elevados a médio e longo prazo, afinal, máquinas obsoletas acabam causando problemas de desempenho, afetando a produtividade dos funcionários e comprometendo a qualidade dos serviços oferecidos.

Então, é importante considerar opções como aluguel de computadores para garantir que a empresa esteja sempre equipada com tecnologia moderna e eficiente, sem a necessidade de fazer grandes investimentos em dispositivos próprios.

Investigue custos atuais com manutenção e equipamentos parados

Com o foco do TI sempre em prover inovação, nem sempre se tem noção da quantidade de equipamento guardado ou em espera do momento ideal para ser enviado para manutenção. Essa situação pode representar uma grande perda financeira para a empresa, uma vez que significa dinheiro parado.

Portanto, é essencial investigar os custos atuais com manutenção e máquinas em espera, a fim de identificar oportunidades de reduzir os gastos e aproveitar melhor os recursos disponíveis, onde a locação entra mais uma vez como uma ótima solução, já que esse trabalho fica por conta do fornecedor.

Estabeleça usos específicos e demandas tecnológicas de cada caso

É importante entender que nem todos os funcionários requerem as mesmas especificações em seus computadores, sendo assim, ao padronizar, a empresa pode ter gastos descabidos, seja comprando equipamentos mais caros ou precisando trocar equipamentos de baixa performance que não atendem às necessidades das equipes (mais um ponto para a locação de computadores).

Para evitar esses problemas, é crucial avaliar as demandas de cada função e fornecer as especificações necessárias para garantir que o funcionário possa realizar suas tarefas de forma eficiente. Isso permite que a empresa economize recursos financeiros e, ao mesmo tempo, proporcione um fluxo de trabalho produtivo.

Como já sabemos, a tecnologia é super importante para que as organizações possam competir no mercado atual. Entretanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher e implementar a opção certa para cada caso. Se não for bem planejada, pode acabar custando muito caro e atrapalhando o crescimento da empresa.

Onde encontrar parceiros experientes para a locação de computadores?

Se você está buscando um parceiro confiável para locação de computadores, a Office Total é a escolha certa.

Com equipamentos de última geração e um time de especialistas em tecnologia, oferecemos suporte técnico e manutenção preventiva para que a sua equipe de TI possa focar em inovação e na transformação digital, sem precisar dedicar tempo para a gestão dos equipamentos.

Entre em contato com nossos especialistas e experimente nossas soluções e serviços de excelência.

Otimize a gestão de TI sem deixar o desempenho de lado com a locação de notebooks!