O que é uma manutenção?

Manutenção preventiva e corretiva: entenda as principais diferenças entre elas

Todas as empresas precisam dar atenção especial para revisões de seus equipamentos de trabalho, principalmente se forem eletrônicos. E justamente por isso é fundamental conhecer a manutenção preventiva e corretiva.

Isso porque com esses tipos de manutenções, o seu negócio consegue reduzir custos e evita surpresas desagradáveis com os equipamentos, como falhas repentinas que exigem que você desembolse grandes quantias para repará-las.

E para que a sua gestão de manutenção seja eficaz, nós preparamos esse artigo completo, no qual explicaremos para você o que é manutenção preventiva e corretiva, suas vantagens, desvantagens, exemplos e muito mais. 

Vem com a gente!

O que é uma manutenção?

A manutenção, de acordo com a ABNT, é um conjunto de ações tanto técnicas, quanto administrativas, que focam em manter em ordem ou realocar um equipamento, maquinário ou instalação, por meio de intervenções corretas e oportunas.

E essa prática oferece diversas vantagens, como mais tempo de vida de um equipamento, melhorias em seu funcionamento e diminuição de incidências de falhas, contribuindo para que sua empresa tenha menos gastos.

O que é uma manutenção corretiva?

A manutenção corretiva é uma forma de corrigir um problema ou falha que um equipamento já está apresentando.

Isso a torna uma manutenção não programada e costuma envolver uma ação mais dura, como trocar peças e componentes que estão desgastados ou danificados.

Justamente por isso esse tipo de manutenção costuma gerar custos mais altos para as empresas, pois na maioria das vezes ela é feita sem planejamento e com urgência, interrompendo temporariamente a capacidade produtiva dos colaboradores que dependem desse equipamento que está apresentando falhas.

Conheça os serviços da Office Total e garanta os melhores e mais atualizados equipamentos para a sua empresa.

Tipos de manutenção corretiva

Alguns tipos de manutenção corretiva que podemos citar são:

Manutenção corretiva planejada:  ocorre nas vezes em que já se sabe quando o equipamento deve ser reparado, para que ele possa ser controlado.

Manutenção corretiva não planejada: ocorre quando a máquina ou equipamento está completamente danificado, demonstrando o caráter de urgência de ser controlado, levando  a empresa a desembolsar altos custos em seu reparo.

Manutenção de falha: aqui o equipamento é restaurado para o seu estado operacional.

Salvar:  se trata da eliminação de material não reparável e, na sequência, ao uso de material recuperado de equipamentos que não podem ser reparados em programas de revisão ou reconstrução.

Manutenção de reconstrução: se trata do processo de restauração de um equipamento ao seu estado original de desempenho.

Vantagens da manutenção corretiva

Algumas vantagens da manutenção corretiva que podemos citar são:

  • menos perda de produtividade, quando a manutenção corretiva é planejada;
  • uma ótima saída para máquinas de baixa prioridade ou de pouco uso da empresa;
  • uma boa opção quando é exigido a troca de peças auxiliares de baixo valor.

Entretanto, a manutenção corretiva não tem apenas benefícios. E neste cenário é preciso considerar também as suas desvantagens, que citaremos abaixo.

Desvantagens da manutenção corretiva

Entre as desvantagens da manutenção corretiva, podemos citar:

  •  altos custos quando ela não é planejada;
  •  geralmente ela ocasiona a parada da produção de uma empresa;
  •  é comum que ela demande de equipes terceirizadas;
  •  normalmente é preciso fazer aquisição de peças em caráter de urgência;
O que é a manutenção preventiva?

O que é a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é um reparo feito para prevenir futuros problemas, com intervenções que são programadas pelo time de manutenção, com a finalidade de evitar que equipamentos apresentem falhas.

Muitas dessas ações colaboram para aumentar a vida útil dos equipamentos, como no caso da revisão de sistemas.

No mais, a manutenção preventiva costuma sempre ser programada, deste modo, existe um cronograma para ela acontecer, independentemente se um equipamento apresenta danos ou não.

Justamente por isso um dos seus principais benefícios é a diminuição de danos e desgastes, além de abaixar os custos com a reposição de peças e componentes de equipamentos.

E para que isso aconteça da melhor maneira, as manutenções preventivas são feitas levando em conta o funcionamento de cada máquina, o seu histórico de uso e as orientações que são fornecidas pelo fabricante.

Tipos de manutenção preventiva

Alguns tipos de manutenção preventiva que podemos citar são:

  • limpeza de equipamentos;
  • troca de peças que estão começando a demonstrar baixo desempenho;
  • ajustes técnicos;
  • atualização de sistemas;
  • inspeções de rotina.

Vantagens da manutenção preventiva

A manutenção preventiva apresenta diversas vantagens, sendo a principal delas a chance de as empresas evitarem altos gastos desnecessários, como costuma acontecer ao fazer a manutenção corretiva de urgência.

Outra grande vantagem desse tipo de manutenção é que as suas máquinas passam por uma revisão completa, mesmo quando aparentemente elas não tem nenhuma falha, pois aqui a ideia é prevenir e isentar de futuros problemas.

Deste modo, automaticamente há uma melhora no funcionamento dos equipamentos da sua empresa, afinal, como falamos acima, às vezes um equipamento não está mostrando uma falha evidente, porém a falha sempre é encontrada com esse tipo de manutenção.

E um dos resultados mais importantes da manutenção preventiva é que ela evita que você faça substituições de equipamentos, pois caso ele esteja com algum problema, ela verifica e o contorna logo em seu começo.

Por fim, uma das vantagens da manutenção preventiva é que você passa a ter mais confiança na sua infraestrutura de TI, afinal, com tudo sendo avaliado, não há motivos para ficar receoso quanto ao desempenho das suas máquinas.

Desvantagens da manutenção preventiva

Uma das desvantagens da manutenção preventiva é que ela necessita que equipamentos e máquinas sejam paralisados temporariamente.

Então, para ser feita, é preciso avisar a equipe que haverá uma pausa nas atividades de trabalho para realização da manutenção preventiva, explicando que essa é a melhor maneira de não perder os equipamentos da empresa. 

Qual a diferença entre manutenção preventiva, corretiva e preditiva?

Até agora nós falamos sobre a manutenção preventiva e corretiva, mas além delas há também a manutenção preditiva.

A manutenção preditiva monitora de forma mais aprofundada os equipamentos antes que eles apresentem alguma falha.

Embora seja similar a manutenção preventiva, a preditiva se diferencia dela por acompanhar os parâmetros de vida útil de uma máquina de acordo com o que o fabricante definiu e as suas condições de desempenho.

Deste modo, quando a manutenção preditiva é aplicada, ela considera qual é a situação real do funcionamento de um equipamento, portanto, ela não é realizada com base no cronograma ou indicativo de performance, conforme ocorre na manutenção preventiva e corretiva.

Então,  assim que a manutenção preditiva acha uma falha que pode atrapalhar um equipamento no futuro, ele é encaminhado para especialistas que realizam a manutenção.

Por isso podemos dizer que a manutenção preditiva está um passo à frente da manutenção preventiva.

Logo, a manutenção preditiva é feita antes mesmo da manutenção preventiva, que por sua vez se diferencia da manutenção corretiva porque essa é feita quando o equipamento já está apresentando um problema.

Quais são os problemas mais comuns em equipamentos de informática?

Quais são os problemas mais comuns em equipamentos de informática?

A manutenção preventiva e corretiva acontece porque os equipamentos de informática não estão livres de passar por determinadas falhas e danos.

E essas falhas e danos podem ocorrer por diversos fatores, como pelo uso incorreto desses equipamentos ou até mesmo o seu tempo de uso.

Neste cenário, as  principais falhas equipamentos de informática são: 

  • negação de acesso à máquina;
  • computador ficando muito quente;
  • disco rígido cheio;
  • tela congelada;
  • RAM não aguentar mais;
  • sistema operacional antigo demais;
  • invasão de um malware;
  • computador não ligar mais;
  • barulhos em geral, em especial no ventilador;
  • incapacidade de enviar ou receber e-mails.

Manutenção preventiva e corretiva: qual a melhor opção para sua empresa?

Embora  a manutenção preventiva e corretiva tenham as suas especificidades e provavelmente ambas serão aplicadas em sua empresa, há momentos em que cada uma delas se encaixa melhor.

Porém, de maneira geral, nós alertamos que a única manutenção que você deve evitar fazer é a sem planejamento, que se trata daquelas manutenções que fazemos apenas quando um equipamento está danificado, sem tentar entender o que motivou aquilo ou sem um plano para evitar que isso ocorra novamente.

Nesse sentido, entre a manutenção preventiva e corretiva, o ideal é que você opte sempre pela preventiva ou preditiva, pois elas ajudam justamente a evitar ou adiar a necessidade de parar toda a sua infraestrutura de TI, além de colaborarem para evitar problemas futuros e cooperarem para a vida útil de seu maquinário ser prolongada. 

Conheça os serviços da Office Total e garanta os melhores e mais atualizados equipamentos para a sua empresa.

Conclusão

Com este artigo a nossa missão era apresentar a você o conceito de manutenção preventiva e corretiva.

Por isso, ao longo do texto, explicamos que a manutenção corretiva é uma forma de corrigir um problema ou falha que um equipamento já está apresentando.

Já a manutenção preventiva é um reparo feito para prevenir futuros problemas, com intervenções que são programadas pelo time de manutenção, com a finalidade de evitar que equipamentos apresentem falhas mais adiante.

E além da manutenção preventiva e corretiva, apresentamos também a manutenção preditiva, que monitora de forma mais aprofundada os equipamentos antes que eles apresentem alguma falha.

No mais, ressaltamos que entre manutenção preventiva e corretiva, a melhor opção é sempre a preventiva, pois ela ajuda a evitar ou adiar a necessidade de parar toda a sua infraestrutura de TI, além de colaborar para prolongar a vida útil dos seus equipamentos e evitar problemas futuros.

Não perca a visão dos custos operacionais.  Conheça o Outsourcing de impressão para empresas.