Se um gerente de TI deseja reduzir os custos da sua empresa ao mesmo tempo que moderniza e otimiza o seu parque tecnológico, a locação de PC pode ser a solução dos seus problemas. 

Segundo uma pesquisa da International Data Corporation Brasil (IDC), 80% das empresas nos Estados Unidos já adotam o aluguel de computadores como a melhor solução para aspectos econômicos e até mesmo técnicos.  

Caso a sua preocupação seja atualizar o inventário de T.I da sua empresa pelo menor custo possível, continue a leitura conosco! Neste artigo vamos te mostrar, de forma prática, porque a locação de computadores é melhor do que a compra.  

Confira! 

Qual a importância da infraestrutura de TI para uma empresa? 

Antes de partirmos para o “X” da questão sobre a locação de PC, é importante separarmos um tempo de sua leitura para a questão da importância da infraestrutura de TI para o ecossistema de uma empresa.  

Você, como um gerente ou diretor de TI, já sabe de cor e salteado os elementos que compõem o setor. Entretanto, você já parou para refletir sobre a relação da infraestrutura com as demandas do seu negócio?  

Atualmente, para se manter no mercado, é extremamente importante garantir uma infraestrutura de TI adequada para proporcionar uma alta qualidade nos serviços prestados.  

Ou seja, com bons equipamentos e sistemas, os processos da empresa fluem sem dificuldades técnicas, indo muito além da otimização de desempenho. Agora é possível perceber um maior valor agregado para o trabalho ofertado.  

Logo, uma boa infraestrutura de TI impacta diretamente no sucesso e lucros da empresa como um todo. Mas, como ter um bom parque tecnológico quando o orçamento é baixo?  Você deve focar seus investimentos no seu core business ou destinar a maior parte da verba para a compra de equipamentos?  

É isso que vamos ver a seguir. 

Locação de PC ou compra de PC, eis a questão 

A pergunta do tópico anterior é com certeza uma das que mais permanecem na cabeça dos responsáveis pela manutenção e otimização de uma infraestrutura de TI dentro de uma empresa.  

Já podemos adiantar que a resposta gira em torno de uma tendência atual conhecida como outsourcing de TI. Nessa prática, a empresa terceiriza um provedor de soluções de TI, ficando livre para focar em ações estratégicas.  

Curiosidade: você sabia que a mesma tendência se aplica quando pensamos em modernizar os computadores da empresa? Sim, o outsourcing de computadores, ou locação de PC, segue a mesma ideia do conceito da terceirização.  

Nessa prática, você realiza a assinatura de um pacote para aquisição de novos computadores. Os planos podem ser personalizados de acordo com a necessidade da empresa, contendo equipamentos de última geração com hardwares atualizados. E o melhor, tudo por um excelente custo-benefício!  

Sendo assim, ao optar por alugar um computador, você garante flexibilidade para o projeto de TI da sua empresa, uma vez que pode aumentar ou reduzir o número de equipamentos conforme a necessidade.  

Quais as vantagens da locação de PC? 

Mas, por que considerar a locação de PC para a sua empresa ao invés da compra desses equipamentos? Essa decisão é baseada em um grande número de vantagens, mas as principais giram em torno do dinamismo criado para o dia a dia da área de TI.  

Já mencionamos a importância da infraestrutura de TI para a cadeia de processos de uma empresa. Agora pense, o quão sobrecarregado pode ficar um setor que deve se preocupar com suporte de equipamentos, manutenção, configurações, ao mesmo tempo que pensa em novos processos?  

Assim, está mais do que claro que a opção de terceirização permite que seu setor de TI dedique o seu foco em ações estratégicas do business, aumentando a produtividade para pensar e aplicar inovações nas entregas ofertadas.  

Mas esse não é o único motivo que faz da locação de PC ser uma melhor opção que a compra. Listamos a seguir 5 exemplos de benefícios que podem ser visualizados em todas as dimensões do negócio. Veja:

1. Benefícios fiscais 

Você sabia que optar pela contratação de um serviço de locação de PC pode te ajudar no momento da declaração do Imposto de Renda da empresa?  

Isso mesmo: a locação de PC faz com que a empresa gaste menos com impostos! Isso porque a contratação de um serviço é vista como uma despesa operacional, algo que não ocorre com a compra de equipamentos. É um super benefício, não é mesmo? 

2. Segurança da Informação  

Se outra preocupação é garantir a segurança de dados e informações pessoais (LGPD), saiba que com a locação de PC isso também é possível. Como?  

É simples: toda a proteção de informações só é viável através de equipamentos e sistemas atualizados com as novas normas e práticas da lei – item já garantido no aluguel.  

Outro ponto é que com o outsourcing de computadores, você garante suporte especializado contra qualquer situação vulnerável a ciberataques. 

3. Gestão do ciclo de vida útil  

Aproveitando o gancho de itens sempre atualizados dentro da sua infraestrutura de TI, com a locação de PC você também poderá realizar uma melhor gestão do tempo de vida útil dos seus equipamentos.  

Quando é realizada a compra de equipamentos, o investimento deve ser compensado. Por isso, o tempo de vida do computador é, em média, de 7 anos ou mais, podendo causar problemas em questões de atualizações e performance.  

Já com o aluguel, esse ciclo é reduzido em até 3 anos, permitindo que o seu parque tecnológico esteja sempre atualizado com as melhores marcas do mercado.

4. Redução do Downtime  

A locação de computadores permite que sua empresa tenha acesso a um sistema especializado de suporte e manutenção de máquinas. Isso faz com que haja uma rápida reação a possíveis problemas que possam surgir, reduzindo o downtime, (tempo de indisponibilidade de uma parte ou toda a infraestrutura de TI). 

No caso dos computadores, você pode substituir a máquina imediatamente! 

5. Otimização de recursos financeiros  

Alugar computadores é sinônimo de economia financeira, isso porque o valor investido por mês é consideravelmente menor do que o necessário para realizar a compra. 

Além do mais, o aluguel é um custo previsível, uma vez que o valor do investimento mensal é sempre o mesmo! Não há alterações de preço caso seja preciso atualizar a máquina ou algum componente precise ser trocado, como placas de vídeo ou telas. 

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o assunto, acesse o nosso blog!

E não deixe de seguir a Office Total nas redes sociais, somos líderes no conceito de tecnologia por assinatura! 

Iniciar chat
Fale com um especialista!