A manutenção de computadores em uma empresa é um serviço fundamental, capaz de garantir que as atividades de todos sigam sem interrupções inesperadas.

Para entender melhor a importância desse tema na área  TI, elaboramos esse guia de manutenção de computadores.

Aqui você irá compreender como essa atividade funciona, como ela é dividida, mensurada e muito mais! Vamos lá?

Entendendo a manutenção de computadores no TI

A manutenção de computadores tem como objetivo monitorar a qualidade das máquinas, analisando seu funcionamento e fazendo reparos.

Ela é responsável tanto pela parte externa quanto a interna dos equipamentos, garantindo desde atualização de sistemas até a limpeza das peças.

Quando entra em ação, a manutenção consegue prever, por meio de análises, quais problemas de hardware ou software um computador pode sofrer, além de os evitar ou solucionar previamente. 

Com essa atividade, é possível precaver imprevistos em máquinas e permitir que toda estrutura de uma empresa continue fluindo normalmente, sem gerar gastos extras com reparos repentinos.

Quando há a manutenção de computadores em uma organização, ela reflete positivamente na performance e desempenho de toda equipe.

Manutenção de Hardware x Manutenção de Software

A manutenção de hardware e de software consiste em aplicar mudanças nesses sistemas, com a finalidade de prolongar suas vidas úteis.

Essas duas manutenções são essenciais para as empresas, por isso, separamos aqui o que a manutenção de cada uma abrange.

No que diz respeito a manutenção de software, ela engloba:

  • Limpar arquivos temporários;
  • Atualizar antivírus e sistema operacional;
  • Identificar falhas e quais são suas origens;
  • Substituir componentes, quando necessário;
  • Avaliar quais peças não estão com bom desempenho;
  • Desinstalar os softwares que não são usados.

Já a manutenção de hardware engloba pontos como:

  • Limpar os cooler e verificar sua rotação;
  • Remover corretamente a poeira das máquinas;
  • Reorganizar e encaixar corretamente cabos internos;
  • Trocar pasta térmica do processador.

Manutenção de computadores presencial X remota

Se você optar por terceirizar a manutenção de computadores, irá lidar com a opção dela ocorrer de forma remota ou presencial.

A manutenção remota provavelmente contará com um técnico que irá acessar sua máquina de onde ele está.

Já a manutenção presencial levará esse técnico a você ou ao local onde está seu computador.

Algumas manutenções que podem ser resolvidas remotamente são: 

  • Instalação e configuração de softwares;
  • Backups;
  • Configurações de e-mails;
  • Restauração de computadores.

Já as manutenções que exigem a presença de um técnico são:

  • Limpeza de hardwares;
  • Configuração da rede de Wi-fi;
  • Troca de peças e outros componentes;
  • Configuração de rede de computadores.

A Importância do planejamento da manutenção no TI

A tecnologia é um setor que evolui constantemente, desenvolvendo um alto número de novidades de mercado.

Com isso, atualizações para melhorar falhas e processos de manutenção de computadores vem junto.

Então, é fundamental que um time de suporte de TI acompanhe essas novidades, para que a empresa não fique para trás.

Afinal, estar a par das atualizações do mercado tecnológico garante eficácia à sua empresa, justificando toda a importância da manutenção de computadores.

Isso porque, com toda infraestrutura de servidores com as manutenções em dia, os riscos de indisponibilidades dos mesmos são diminuídos, o que leva a queda de desempenho da equipe.

Outras consequências de negligenciar o processo de manutenção de computadores na gestão de TI são:

  • Dano e perda de equipamentos, 
  • Prejuízos à produtividade e eficiência da operação, 
  • Risco de perda de dados;
  • Gastos com despesas não planejadas.

Problemas frequentes em equipamentos de informática

Infelizmente os equipamentos de informática não estão livres de passar por falhas e danos.

O tempo de uso ou mesmo uso incorreto deles pode causar problemas às máquinas, sendo os mais frequentes deles:

  • Computador ficando muito quente;
  • Negação de acesso à máquina;
  • Disco rígido cheio;
  • RAM não aguentar mais;
  • Invasão de um malware;
  • Tela congelada;
  • Sistema operacional antigo demais;
  • Barulhos em geral, em especial no ventilador;
  • Incapacidade de enviar ou receber e-mails;
  • Computador não ligar mais.

Entenda os tipos de manutenção (preventiva x corretiva)

A manutenção de computadores é dividida em duas modalidades: a preventiva e a corretiva. 

Entenda melhor sobre cada uma delas abaixo:

Manutenção preventiva

Consideramos a manutenção preventiva o serviço que ajuda a prevenir os sistemas de vulnerabilidades no futuro.

A manutenção preventiva de computadores segue a mesma premissa da manutenção preventiva do seu carro, por exemplo.

Em um automóvel nós verificamos o óleo, motor e peças para garantir que nada irá fazer ele parar de funcionar de repente, certo?

Com equipamentos de infraestrutura tecnológica de uma empresa deve ocorrer o mesmo, graças a manutenção preventiva.

Então, nessa modalidade, o técnico define pontos de melhorias dos equipamentos para protegê-lo de danos ou falhas.

Ou seja, a manutenção de computadores preventiva tem a função essencial de evitar que a máquina sofra alterações em potencial de softwares.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva, por sua vez, vem à tona quando o computador já apresenta alguma falha ou defeito.

Se o software ou hardware de uma máquina já não funciona corretamente, a manutenção corretiva se responsabiliza por identificar esse defeito e o corrigir.

Então, aqui os técnicos entram em cena primeiro para ir a fundo na busca da raiz do problema e depois para realizar o reparo da máquina e garantir que o sistema seja restaurado.

Seu objetivo é devolver o computador funcionando, com o erro eliminado.

4 dicas para uma gestão da manutenção eficiente

Da mensuração ao cronograma e planejamento, conheça aqui o que torna sua gestão de manutenção de computadores mais eficiente.

Mensure KPIs de manutenção de equipamentos de TI

As métricas da manutenção de computadores ajudam a visualizar, com base em dados, o desempenho das instalações.

Também é pelas métricas que é possível entender quais são as principais falhas e dificuldades que o setor de TI enfrenta.

Algumas das métricas mais comuns nesse aspecto são:

Mean Time Between Failures: antecipa futuros problemas por meio da observação do histórico de falhas e manutenção de equipamentos.

Mean Time To Repair: faz uma análise do tempo de resposta de um técnico para resolver falhas.

Overall Equipment Effectiveness: mede a disponibilidade, desempenho e qualidade de equipamentos.

Custo de Manutenção de Ativos: permite fazer um comparativo do custo da manutenção planejada com a manutenção que não foi planejada.

Registre as atividades de manutenção realizadas

Fazer o registro das atividades de manutenções que foram feitas irá ser imensamente útil no momento de justificar as despesas em auditorias.

É com base nesses registros, por exemplo, que você terá uma justificativa boa para trocar equipamentos antigos por novos.

Isso porque os registros irão apresentar uma média de vezes que alguns equipamentos estão dando problemas e pedindo para desativá-los.

Defina um cronograma de limpeza dos equipamentos

O cronograma é de suma importância para uma gestão de manutenção de computadores eficiente.

É ele que irá organizar as demandas de trabalho da área, definindo datas e a frequência de todas as manutenções.

Aqui, deve-se sempre levar em conta o lugar em que os equipamentos estão localizados, pois isso interfere na quantidade de manutenções preventivas ele deve passar.

Antecipe e planeje a demanda ao suporte

Antecipar e planejar a demanda do suporte está altamente atrelado ao cronograma que esse time irá determinar e seguir para fazer as manutenções.

A antecipação irá ajudar o planejamento do time de suporte a fluir melhor, pois eles terão tempo hábil para definir a forma mais assertiva, eficiente e econômica para realizar o trabalho.

Para o processo de planejamento caminhar bem, levante dados de todos os computadores da empresa, apontando suas especificações, se possível, como local em que ele fica e condições, softwares, modelo, data da compra e afins.

Serviços de assistência técnica da Office Total para um TI mais eficiente

Para ter certeza que uma manutenção de computadores irá atender todas as necessidades de sua empresa, contar com um parceiro que é líder em tecnologia por assinatura pode te ajudar! 

Através da assinatura de computadores que a gente fornece aqui na Office Total, as empresas já contam com a manutenção como um dos serviços inclusos nos planos de aluguel de notebooks e desktops, por exemplo. 

Nós temos, inclusive, uma equipe própria de técnicos que trabalha para seu negócio aplicando toda expertise e know-how na manutenção dos computadores. 

Conte conosco para uma parceria estratégica, garantindo máxima eficiência em seus processos com os nossos planos! 

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Conclusão

Não manter a manutenção de computadores de sua empresa pode causar muitos problemas e até mesmo desânimo na equipe.

Além do mais, o custo de uma manutenção de urgência e não planejada é muito mais caro do que o da manutenção regular.

Considere esses pontos para buscar implementar esse serviço em seu negócio.

E para garantir que o melhor time irá cuidar dessa função e suprir suas necessidades, conte com a Office Total.

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