backup em nuvem para empresas

Backup em nuvem corporativo: como escolher a solução ideal

Se você já perdeu dados importantes do seu trabalho que estavam salvos em seu computador, vai adorar conhecer o backup em nuvem corporativo. 

Essa solução evita que os seus dados sejam deletados por acidente, se percam em falhas no sistema ou em processos de formatação.

Então, para saber como manter os seus dados protegidos e como usar o serviço de backup em nuvem, basta seguir a leitura deste artigo que explicaremos diversos pontos sobre esse serviço.

O que é backup em nuvem?

O backup em nuvem é uma cópia de segurança de seus arquivos que são replicados e guardados em um espaço externo ou outro dispositivo.

Desta forma, imprevistos em seu computador como incêndios, roubos, falhas técnicas ou qualquer outra situação que coloque em risco os seus arquivos são evitadas, pois tudo continua disponível em outro espaço que pode ser acessado.

Ou seja, o backup em nuvem é uma garantia de que nenhum de seus arquivos serão perdidos, independentemente da situação em que seu computador se encontra.

Para empresas e alguns funcionários, isso é fundamental para todo o trabalho seguir em dia e tudo caminhar perfeitamente bem, afinal de contas, a perda de alguns arquivos pode colocar em risco carreiras e empresas.

Qual a importância do backup nas empresas?

O backup em nuvem é importante para as empresas principalmente porque permite que todas as informações possam ser acessadas remotamente e não em pen drives, HDs externos, CDs ou fitas magnéticas.

Ele também é uma ótima solução porque  pode ser contratado como um serviço, ou seja, é fornecido e gerenciado por uma empresa terceirizada.

E fica a cargo dessa empresa oferecer servidores externos e deixar um colaborador responsável pelo monitoramento, gerenciamento e segurança do processo de backup em nuvem.

Quais são os tipos de backup corporativo?

backup em nuvem como funciona

Os tipos de backup corporativos são: backup interno, backup híbrido e backup as a Service (BaaS). 

Abaixo, explicamos em detalhes cada um deles. Confira!

Backup interno

O backup interno funciona por meio de um software que realiza a cópia dos dados do servidor para um outro servidor, que por sua vez estará localizado dentro da empresa, ou em  um dispositivo físico.

Esta não costuma ser a forma mais recomendada de backup, pois corre grandes riscos de não ser efetiva, afinal, os arquivos do backup ficam dentro da mesma infraestrutura física que os arquivos originais.

Backup híbrido

O backup híbrido é uma união do backup interno e do externo e funciona com o software de backup coletando os dados copiados para um servidor físico e os deixando disponíveis em um segundo armazenamento, sendo este  na nuvem.

Para organizações que estão em processo de transformação digital, esse backup é uma opção mais segura do que o backup interno, pois a gestão dele ainda acontece totalmente na organização.

Backup as a Service (BaaS)

O Backup as a Service (BaaS) é um modelo de backup em nuvem que se destaca pela redução de custos, segurança e velocidade.

Ele é feito com ligação direta entre o servidor original e um espaço virtual em cloud, realizando a cópia, armazenando e fazendo o gerenciamento dos dados diretamente na nuvem.

O “as Service”, ou seja, “como serviço” está em seu nome porque com ele a empresa pode contratar um provedor de backup, que se responsabilizará pelos custos de data centers, tirando essa responsabilidade da organização e cobrando mensalmente para que funcionem todas as políticas de backup, de acordo com as necessidades do negócio

A importância da política de backup e como implementá-la

A política de backup é fundamental para que ele funcione efetivamente, independentemente do tipo de backup que você escolher para a sua organização.

Isso porque é na política de backup em nuvem que todas as regras e particularidades do armazenamento da empresa estão listados.

Alguns itens que fazem parte das políticas de backup em nuvem são:

  • a frequência com que o backup será feito;
  • a massa de dados que serão copiados;
  • o nome dos responsáveis pelo monitoramento;
  • a avaliação do backup;
  • o formato de backup feito em cada etapa.

Quais são os diferentes formatos de backup?

Os diferentes formatos de backup são: backup completo, backup incremental, backup diferencial e backup incremental contínuo.

Abaixo, explicamos melhor cada um deles. Confira!

Backup completo (ou backup full)

O backup completo realiza a cópia de todos os dados de um servidor e leva para outro local para ser armazenado.

As cópias nesse formato são feitas independentemente de ele ter sido alterado ou não.

A sua vantagem é que ele protege todos os dados de uma empresa e pode ser utilizado em casos de desastres que exigem uma recuperação total.

Backup incremental

Nesse formato de backup em nuvem, há apenas a cópia dos arquivos que foram alterados desde o último backup feito.

Justamente por isso ele é mais rápido que o backup completo, pois os seus dados copiados são menores, porém, a fase de recuperação é mais longa do que a do backup completo, por conta de sua complexidade.

Backup diferencial

Assim como o backup incremental, o diferencial copia apenas uma parcela de dados, mas ele é capaz de reconhecer as alterações feitas desde o último backup completo.

Assim, ele é um intermediário entre o backup completo e o incremental, principalmente no que diz respeito à velocidade da operação e do armazenamento.

Backup incremental contínuo

O backup incremental contínuo se assemelha ao formato incremental, mas se destaca na disponibilidade de dados.

Isso porque ele permite que seja automatizado o processo de recuperação de dados, assim as empresas não precisam ficar de olho em quais são os bancos de dados que precisam ser recuperados.

Então, esse formato só precisa do último backup completo, dando mais agilidade e clareza ao processo e exigindo um espaço de armazenamento menor.

Logo, as suas vantagens são a economia de espaço e de tempo, principalmente para quem usa o cloud.

O que avaliar ao contratar uma solução de backup?

serviços de backup em nuvem

Se você está interessado em contratar uma solução de backup em nuvem, fique de olho em alguns pontos que você precisa considerar antes de fechar negócio!

Criptografia de dados

Uma solução de backup em nuvem deve garantir que todas as suas informações estão sendo criptografadas com uma senha que é de acesso apenas dos responsáveis pelos dados da organização.

É comum que esses responsáveis sejam os principais colaboradores da área de TI ou a gerência e diretoria da organização.

Ressaltando que a criptografia transforma todos os dados armazenados em nuvem em uma espécie de arquivo morto para quem não tem acesso a chave criptográfica, garantindo a segurança e confidencialidade dos seus dados.

Período de retenção

Quando falamos em retenção, falamos sobre manter as versões alteradas ou deletadas dos dados armazenados.

É graças a retenção que é possível restaurar um arquivo que alguém deletou sem querer, acionando o backup retroativo e restabelecendo ele com uma data anterior.

A retenção também é fundamental para quando uma versão de um arquivo não está rodando perfeitamente depois de alguma manutenção, permitindo que você restaure o arquivo mesmo que ele não tenha sido deletado.

Relatórios de backup

Ao contratar uma solução de backup, é importante saber se ela monitora e acompanha todas as rotinas de backup a ponto de enviar relatórios detalhados sobre o andamento das execuções.

Esses relatórios são importantes porque tornam a gestão mais simples e permitem que você saiba de alguma anormalidade que tenha ocorrido durante o processo, permitindo o acionamento da empresa responsável pelo serviço.

Acordo de níveis de serviço (SLA)

O SLA se trata de um compromisso que você e sua empresa firmam com o fornecedor do backup.

Ele precisa ser formulado de maneira que todas as suas necessidades sejam atendidas e o serviço seja garantido com qualidade pelo fornecedor.

Até mesmo as penalizações em caso de descumprimento do serviço devem estar descritas no acordo de níveis de serviço SLA.

Níveis de armazenamento do backup

É essencial que as soluções do seu fornecedor criem cópias automáticas em unidades locais, tanto remotas (Cloud) como removíveis (HD externo), tudo de forma automática.

Então, fique de olho, pois é melhor que a empresa tenha mais de uma cópia de backup e que, de preferência, sejam tipos de armazenamento distintos.

Recuperação de dados

Ao buscar um fornecedor para contratar uma solução de backup em nuvem, informe-se sobre como e em quanto tempo os seus dados serão recuperados em caso de desastres.

Aqui vão algumas perguntas chaves que você deve fazer:

1. Minhas cópias de backup serão armazenadas em que lugar?

2. Se eu precisar recuperá-las, quanto tempo levará?

3. A forma de recuperação e os seus procedimentos está descrita em qual documento?

4. Para todos os desastres ou incidentes, é usado o mesmo procedimento de recuperação?

5. Qual o procedimento e tempo de recuperação para cada tipo de desastre? (Exemplo: queima de HD, incêndio e afins)

6. Qual a periodicidade do serviço de teste de recuperação de dados?

Automação

Garanta que o processo de backup, atualizações e suporte são automatizados, isso porque serviços automatizados evitam erros humanos, logo, são uma ótima opção.

Segurança dos dados

Como falamos acima, a automatização do backup em nuvem diminui a chance de riscos de falhas humanas.

E ao ter um processo automatizado, a segurança de dados da sua empresa está garantida, pois essa é a melhor prática de backup atualmente.

Isso porque ela oferecerá cópias de seus arquivos e garantirá a criptografia dele, deixando as suas informações mais seguras dentro do sistema.

Recursos importantes em soluções de backup corporativo

Existem três elementos principais que todo backup em nuvem para empresas precisa contemplar, sendo eles:

  1. Estrutura de armazenamento: ou seja, é preciso que o sistema de backup tenha alguns itens que vão comportar as massas de dados do backup, como refrigeração, data centers, baterias, energia elétrica e geradores.
  2. Software efetivo de backup: para manter o backup em nuvem corporativo funcionando, o sistema precisa colocar as rotinas de backup em prática e garantir o monitoramento correto das ações. Ou seja, não basta que o backup apenas adquira um local para guardar as cópias dos dados, afinal, o backup não é uma cópia.
  3. Política de backup: aqui estamos falando da parte estratégica de um plano de backup, em que a sua organização avalia suas necessidades reais de armazenamento e restauração de dados para construir uma rotina com os diferentes formatos de backup, tendo mais velocidade e segurança neste serviço.
Recursos importantes em soluções de backup corporativo

3 dos melhores serviços de backup empresarial (análise)

Entre os três melhores serviços de backup empresarial podemos destacar o Azure, Veeam e Acronis.

Na sequência, entramos em meus detalhes sobre cada um deles. Confira!

Backup do Azure

O backup do Azure disponibiliza ao seu negócio soluções seguras, simples e econômicas para realizar o backup de dados e conseguir recuperá-los na nuvem do Microsoft Azure.

Entre os seus benefícios podemos citar o fato deste serviço fornecer backups independentes e isolados para aumentar a proteção contra a destruição acidental de dados originais.

E isso ocorre porque os backups são armazenados em um cofre dos Serviços de Recuperação com gerenciamento interno de pontos de recuperação.

Logo, a sua configuração e escalabilidade são simples de entender e os backups são otimizados para que você possa fazer uma restauração com facilidade sempre que for necessário.

Veeam Backup

O Veeam Backup conta com suporte abrangente para as principais plataformas de nuvem pública, como Google Cloud, AWS e Microsoft Azure.

Deste modo, a Veeam permite que os funcionários protejam exabytes de dados da nuvem. 

E isso tudo por meio de gerenciamento baseado em imutabilidade de cálculo proativo de custos, sendo capaz de capacitar organizações de todos os tamanhos e gerenciar e armazenar com segurança os dados em nuvens de uma forma fácil e sem custos excessivos.

Entre os seus benefícios também podemos citar:

  • backup em nuvem nativa;
  • backup e recuperação nativos para AWS, Azure e Google Cloud;
  • mobilidade de nuvem;
  • chance de fazer backup, recuperação e migração de, para e em qualquer nuvem.
  • backup para Kubernetes
  • backup e restauração nativos, DR e mobilidade de aplicações para Kubernetes;
  • backup SaaS;
  • backup e recuperação seguros para Microsoft 365 e Salesforce.

Acronis

O Acronis Backup Cloud é uma solução de backup em nuvem completa, simples e eficaz em relação ao custo, capaz de preparar os seus colaboradores para resolver os problemas de proteção de dados dos seus clientes.

O seu motor Acronis AnyData, Acronis Backup Cloud disponibiliza à sua empresa um serviço personalizado e de confiança, capaz de realizar o backup de dados de qualquer fonte e recuperando para qualquer local.

Esse serviço também disponibiliza o modelo de negócios pay-per-use sem custo de entrada.

Assim você elimina qualquer investimento inicial para conseguir chegar ao mercado mais rápido e fazer com que o seu negócio tenha um crescimento acelerado.

Além do mais, entre os seus serviços e benefícios podemos citar:

  • backup local e nas nuvens;
  • gerenciamento eficiente;
  • ecnologia para qualquer banco de dados;
  • multi-camada/Multi-níveis de clientes;

Conclusão

E aí, gostou de conhecer mais sobre o serviço de backup em nuvem?

Como você viu, esta é a melhor alternativa para você e colaboradores da sua empresa nunca mais perder arquivos importantes, mesmo que eles sejam deletados acidentalmente ou que aconteçam desastres que afetam notebooks e computadores, como incêndios ou roubos.

Gasta muito tempo procurando por papéis importantes?  Digitalize os documentos físicos e foque no crescimento do seu negócio.