orçamento de hospitais

Como elaborar e administrar o orçamento em hospitais?

Administrar o orçamento de hospitais não é uma tarefa simples! Só quem é da área sabe como a verba pode ser mais limitada, dependendo do projeto até mesmo para realizar investimentos básicos.

É importante que o gestor hospitalar tenha uma estratégica e administre bem os recursos, não apenas para investir em suprimentos para o hospital, mas também implementar novos recursos tecnológicos.

As novas tecnologias, como os modernos softwares de impressão, contribuem para que os custos sejam otimizados. Logo, estar por dentro de tais novidades é importante para o gestor hospitalar.

Que tal entender mais sobre o assunto? Então, continue lendo o nosso artigo e veja como administrar a verba de hospitais para as novas tecnologias!

As dificuldades de quem precisa administrar o orçamento de hospitais

Não é errado dizer que os hospitais são o tipo de estabelecimento mais complexo de se administrar. Afinal, o emprego correto dos recursos pode impactar diretamente na qualidade de vida e até mesmo na sobrevivência dos pacientes.

Quando um hospital tem uma boa gestão financeira, consegue investir em produtos de qualidade, praticar protocolos de atendimento ágeis e ter uma equipe qualificada, os pacientes são bem atendidos e têm as suas demandas tratadas ou resolvidas com agilidade.

Porém, quando se fala nas demandas do setor de saúde, sabe-se que quase tudo é muito caro. Logo, administrar o orçamento de hospitais é uma tarefa complexa e que exige preparo dos gestores.

E engana-se quem pensa que apenas os estabelecimentos públicos enfrentam dificuldades! Os hospitais particulares também trabalham com orçamento apertado e nem sempre conseguem administrar os recursos.

Prova disso é uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que analisou as práticas de gestão em hospitais privados de médio porte em São Paulo e constatou que instituições de saúde analisadas não adotaram práticas gerenciais básicas.

Os pesquisadores apontaram que entre os respondentes, há hospitais com um nível superior e atualizado na aplicação de práticas, enquanto outros carecem de sistemas básicos de práticas como gestão financeira, gestão de custos e planejamento estratégico.

Logo, os estabelecimentos de saúde cujos gestores têm habilidades para administrar melhor os recursos e aplicar novas tecnologias, se destacam entre os concorrentes.

Entenda os tipos de custos hospitalares

Os tipos de custos hospitalares são classificados como custos fixos, ou seja, aqueles que não mudam caso a demanda de serviços cresça ou diminua, e custos variáveis, que são aqueles que podem sofrer alterações de acordo com a quantidade de serviço.

Sabendo disso, quando falamos sobre custos e orçamentos hospitalares, podemos considerar os custos fixos os gastos com a compra de equipamentos, com segurança e com a infraestrutura do hospital.

Já os custos variáveis são, por exemplo, a quantidade de esparadrapos e máscaras cirúrgicas que são comprados de acordo com o número de atendimentos prestados.

Como fazer a gestão de orçamento hospitalar?

A gestão de orçamento hospitalar envolve realizar a integração de dados e processos, mapear os custos hospitalares e separar uma parte do orçamento para impressão.

Na sequência, entramos em mais detalhes sobre cada um desses pontos de como fazer a gestão de custos e orçamentos hospitalares. Acompanhe!

Integração de dados e processos

Uma gestão hospitalar pode ter o seu desempenho afetado por informações desencontradas e sistemas que não são integrados.

Isso porque o bom funcionamento de um hospital depende da troca de dados e uma boa experiência entre as áreas.

Deste modo, para ter uma integração que funcione a todo vapor, é preciso que todos os colaboradores usem as ferramentas de gestão que estão disponíveis da forma correta.

Além do mais, é fundamental que haja um controle de todos os processos que dizem respeito a pacientes, para manter um bom nível de qualidade dos serviços que envolvem o público interno e externo.

No mais, realizar uma boa gestão de estoque também é um ponto importante para prestar suporte e logística ao centro de operação, algo que evita que ocorram consequências prejudiciais ao hospital e facilita a comunicação entre os setores.

Mapeamento dos custos hospitalares

O mapeamento dos custos hospitalares é feito reunindo todos os recursos que são usados na unidade de saúde.

Realizar esse mapeamento torna mais simples a organização de tudo, portanto, para que ele aconteça na prática, delegue essa função a uma pessoa de cada departamento.

Além disso, para o mapeamento o ideal é que você use formulários que contenham espaços para o preenchimento rápido e fácil, com informações como custo, origem e finalidade.

A nossa sugestão é que você também opte por usar arquivos digitais ao invés de listas impressas, evitando o retrabalho no momento de reunir todos os gastos.

Separe uma parte do orçamento para impressão

Ao administrar as verbas de hospitais para novas tecnologias, considere separar uma parte do orçamento para impressão. 

Isso porque investir em sistemas modernos de impressão faz com que os hospitais economizem muito dinheiro!

Para você ter uma ideia, quando você imprime os resultados dos exames por imagem em papel e não em filme dry, pode economizar até 80% do valor. 

Além disso, as impressoras coloridas fornecem excelentes resultados, por meio de uma tecnologia de registro precisa e com resolução de até 4800dpi.

Outro diferencial que pode ser implementado no seu hospital é o booklet ou livreto. 

Trata-se da unificação dos exames e dos laudos dos pacientes em uma espécie de livro. 

Este material possibilita a redução de custos e uma melhor apresentação na entrega dos resultados, pois é possível personalizá-lo, inserindo o logo do estabelecimento e dados do paciente. 

Ou seja, o hospital também terá significativos ganhos de imagem!

Com um sistema de impressão bem estruturado, também são evitados problemas como o atraso de atendimentos e a falta de precisão dos diagnósticos.

E para fechar esse assunto, nós destacamos a opção de você adotar o modelo de impressão sob demanda, em que esse serviço é terceirizado.

Na prática, o seu hospital ou clínica médica imprime apenas os documentos que são necessários, como pedido por pacientes ou médicos.

Esse sistema também permite que por meio de softwares específicos você consiga selecionar quem poderá realizar a impressão de documentos e quem não terá essa permissão de acesso.

Este modelo ainda permite que seja rastreado de qual dispositivo um comando de impressão está saindo e estabelecer quais setores terão acesso a impressão e o número de cópias que cada colaborador tem direito de imprimir.

Justamente por esses benefícios vale muito a pena você separar uma parte dos cursos e orçamentos hospitalares para a impressão sob demanda.

A necessidade de ajustar o orçamento de hospitais para novas tecnologias

Ainda analisando a pesquisa realizada pela FGV, temos outra constatação interessante levantada pelos pesquisadores. De acordo com os cientistas, os hospitais que apresentavam maior grau de adoção de práticas tecnológicas tinham maior taxa de ocupação, internações por leito e certificados de acreditação.

Ou seja, o investimento em novas tecnologias é algo que reflete para o público externo. Dessa forma, quando necessitam de atendimento hospitalar, as pessoas tendem a procurar os hospitais mais modernos.

Segundo os pesquisadores, tal resultado pode ser um incentivo para que outros hospitais também adotem ou aperfeiçoem suas práticas de gestão. Isso vale também para a esfera pública, em que secretários de saúde, prefeitos ou governadores assumem parte da gestão e liberação de verba para os hospitais.

No mercado há várias soluções tecnológicas que podem ser implementadas nos hospitais. Entre elas, destacamos as seguintes:

Softwares de gestão

Existem diversos softwares de gestão hospitalar, que facilitam a organização das rotinas financeiras, do fluxo de caixa, dos prontuários dos pacientes etc.

Eles podem ser implementados em todas as áreas do hospital, facilitando as rotinas dos atendentes, enfermeiros, médicos e outros profissionais.

Impressão sob demanda

Os sistemas de impressão sob demanda trabalham com a gestão de imagens em padrão DICOM, que podem ser lidas em qualquer dispositivo.

De tal forma, os resultados de exames podem ser enviados online e impressos apenas quando o paciente solicitar. Isso reduz muito os custos dos estabelecimentos hospitalares.

Vídeo Baby

O Vídeo Baby é uma tecnologia que permite o envio dos registros em vídeo dos exames obstétricos.

Dessa maneira, as gestantes que realizam ecografias de seus bebês podem receber as imagens por e-mail ou WhatsApp, para que possam assistir quando quiserem, gerando um valor sentimental diferenciado ao atendimento.

Totens

Você pode implementar totens de atendimento no hospital, reduzindo o tempo de espera para a entrega de exames e laudos, por exemplo.

Para aperfeiçoar o orçamento dos hospitais, de modo geral, uma boa alternativa é alugar equipamentos em vez de comprá-los. Isso reduz os custos de forma significativa.

Conclusão

Com esse artigo a nossa missão era mostrar a você a importância de avaliar custos e orçamentos hospitalares e fazer uma boa gestão deles.

E mais do que isso, a nossa proposta é mostrar a você o quanto é benéfico investir em soluções de impressão nesta área.

No mais, para continuar te ajudando, esclarecemos que nós da Office Total  temos uma série de recursos interessantes que podem otimizar o orçamento do seu hospital!

Se você ainda não os conhece, confira agora mesmo em nosso site!