Inteligência artificial na saúde

Entenda o que é inteligência artificial na saúde e como aplicá-la

A inteligência artificial na saúde está revolucionando o setor com suas capacidades de processamento de dados, análise avançada e aprendizado das máquinas.

Diante de uma novidade com tanto potencial e força para transformar radicalmente a prestação de cuidados médicos, não podemos deixar de falar sobre ela.

Por isso, neste conteúdo vamos mergulhar nas principais aplicações da inteligência artificial na saúde.

Aqui falaremos sobre sua atuação na área, importância, orientações de uso de acordo com a OMS e muito mais. 

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial é um campo da ciência da computação que desenvolve sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. 

Essas tarefas podem incluir:

  • aprendizado;
  • raciocínio;
  • resolução de problemas;
  • percepção;
  • reconhecimento de fala;
  • compreensão da linguagem natural;
  • planejamento;
  • tomada de decisões.

Desta forma, o objetivo da inteligência artificial é criar programas ou sistemas que possam imitar o comportamento inteligente humano.

O que é inteligência artificial na saúde?

A inteligência artificial na saúde é o uso de tecnologias de IA para melhorar a saúde e o atendimento médico. 

Ou seja, neste cenário, a IA pode ser usada para automatizar tarefas, identificar padrões, tomar decisões e gerar novos conhecimentos.

Por exemplo, a inteligência artificial na saúde pode ser utilizada para:

  • diagnosticar doenças com mais precisão e rapidez;
  • desenvolver novos tratamentos e medicamentos;
  • personalizar os tratamentos para cada paciente;
  • melhorar a experiência do paciente;
  • reduzir os custos de saúde.

Embora a inteligência artificial na saúde ainda esteja em seus estágios iniciais de desenvolvimento, ela já tem o potencial de melhorar significativamente a saúde e o atendimento médico. 

Leia também: Como a tecnologia na saúde pode ser o diferencial para o setor

Quais são as aplicações da inteligência artificial na saúde?

Algumas aplicações da inteligência artificial na saúde que podemos destacar são:

Diagnóstico

A IA pode ser usada para analisar grandes quantidades de dados médicos.

Tal análise pode ajudar a identificar padrões e tendências que podem ser usados para melhorar o diagnóstico e o tratamento de doenças. 

Por exemplo: uma IA usada para desenvolver novos modelos de diagnóstico que podem identificar doenças com mais precisão e rapidez do que os métodos tradicionais.

Prevenção

A IA pode ser aplicada para identificar fatores de risco para doenças e desenvolver estratégias para prevenir doenças. 

Por exemplo: uma IA usada para desenvolver aplicativos móveis que podem ajudar as pessoas a rastrearem seus hábitos de saúde e identificar práticas que podem ser melhoradas.

Tratamento

A IA pode ser usada para desenvolver novos tratamentos e medicamentos.

No mesmo cenário, ela pode ser aplicada para personalizar os tratamentos para cada paciente, levando em consideração suas características individuais.

Gestão de saúde

A IA pode ser aplicada para melhorar o gerenciamento hospitalar, automatizando tarefas e identificando padrões que podem ajudar na rotina de clínicas e hospitais. 

Por exemplo: uma IA usada para desenvolver sistemas que podem rastrear os dados de saúde dos pacientes e identificar possíveis problemas.

Tecnologia na saúde

Qual a importância da inteligência artificial para área da saúde?

Abaixo, apresentamos a você alguns fatores que tornam a  inteligência artificial importante para a área da saúde. Confira!

Maior precisão nos diagnósticos

A inteligência artificial na saúde é capaz de analisar grandes conjuntos de dados médicos, incluindo exames de imagem, históricos médicos e informações genéticas.

Deste modo é possível identificar padrões e sinais precoces de doenças. 

Isso permite que os médicos detectem condições médicas em estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz, aumentando as chances de recuperação completa do paciente.

Ela também colabora para a interpretação de exames de imagem, que pode ser complexa e sujeita a variações entre diferentes médicos radiologistas. 

Aqui ela entra em cena para analisar imagens médicas, como radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas.

Com sua análise, fica mais fácil identificar detalhes sutis que poderiam ser facilmente perdidos pelo olho humano. 

Tudo isso ajuda a melhorar a precisão e a consistência dos diagnósticos.

Você sabia que aqui na Office Total nós desenvolvemos uma solução inovadora capaz de auxiliar médicos radiologistas no diagnóstico dos exames de raio-x? Trata-se do BS AI, software de inteligência artificial que direciona esses profissionais aos pontos de atenção dos exames de imagens.

Gestão de recursos hospitalares mais otimizada

A gestão de recursos hospitalares se beneficia da inteligência artificial com seu potencial de analisar dados históricos de atendimento e padrões de uso de recursos para prever a demanda futura por serviços de saúde. 

Ou seja, com base nessas previsões, os hospitais podem se preparar antecipadamente.

Além disso, podem fazer a alocação de recursos de forma mais eficaz e garantir que haja pessoal adequado, suprimentos e leitos disponíveis nos momentos de maior demanda.

Atualização de leitos em tempo real

A IA pode prever a disponibilidade de leitos com base na ocupação atual e nos padrões de admissão e alta dos pacientes. 

Isso permite uma melhor gestão dos leitos e a redução do tempo de espera para internação.

Melhoria na experiência do paciente em sua jornada de tratamento

A IA pode otimizar e agilizar processos clínicos, tornando o atendimento mais eficiente e conveniente para os pacientes. 

Por exemplo: chatbots e assistentes virtuais podem ajudar a triar pacientes, fornecer informações médicas básicas e marcar consultas, liberando os profissionais de saúde para se concentrarem em casos mais complexos.

Redução de custos operacionais

Como falamos acima, a inteligência artificial na saúde pode automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, liberando tempo dos profissionais de saúde para se concentrarem em tarefas mais complexas e de maior valor agregado.

Isso aumenta a produtividade da equipe, reduzindo custos com mão de obra e evitando erros humanos.

Outra forma de redução de custos com a IA é por meio da análise de dados históricos de atendimento e padrões de consumo de suprimentos para prever a demanda futura e a necessidade de estoque. Essa previsão permite que os hospitais mantenham um estoque adequado de suprimentos e medicamentos, evitando desperdícios e diminuindo custos.

Especialista em inteligência artificial para saúde

OMS e Inteligência artificial: principais orientações

As orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o uso da inteligência artificial (IA) na área da saúde são fundamentais para garantir que essa tecnologia seja aplicada de forma ética e respeitando os direitos humanos.

Entre as orientações da OMS, destacamos:

  • a importância de proteger a autonomia humana, garantindo que os seres humanos permaneçam no controle dos sistemas de saúde e das decisões médicas;
  • a privacidade e a confidencialidade dos pacientes devem ser protegidas, e o consentimento informado deve ser obtido por meio de estruturas legais adequadas para proteção de dados;
  • projetistas de tecnologias de IA devem atender aos requisitos regulamentares de segurança, precisão e eficácia, e devem estar disponíveis medidas de controle de qualidade na prática e melhoria da qualidade no uso de IA;
  • a IA para a saúde deve ser projetada para encorajar o uso e acesso equitativos, independentemente de características como idade, sexo, gênero, renda, raça, etnia, orientação sexual e capacidade;
  • os aplicativos de IA devem ser avaliados continuamente para garantir que atendam adequadamente às expectativas e requisitos. 

Todas essas orientações foram retiradas do relatório Ethics and governance of artificial intelligence for health (Ética e governança da inteligência artificial para a saúde).

Quais as principais tendências da inteligência artificial na saúde?

As principais tendências da inteligência artificial na saúde são:

  • diagnóstico assistido por IA;
  • medicina personalizada, para analisar dados genômicos, históricos médicos e outros fatores para criar tratamentos personalizados para pacientes;
  • monitoramento remoto de pacientes por meio de dispositivos médicos conectados que coletam dados vitais, sintomas e outras informações;
  • assistentes virtuais e chatbots que podem interagir com pacientes e fornecer informações médicas básicas, agendar consultas, responder a perguntas comuns e até mesmo realizar triagens de saúde;
  • sistemas de apoio que fornecem recomendações e insights aos médicos durante a tomada de decisões clínicas;
  • previsão de surtos de doenças, identificação de fatores de risco e determinação de prognósticos;
  • realidade virtual e aumentada para treinamento médico, simulação de procedimentos e planejamento cirúrgico.

IA x Exames de imagens: Quais os principais ganhos?

O uso da inteligência artificial na saúde para os exames de imagens traz diversos ganhos aos profissionais e pacientes. 

Abaixo, apontamos alguns dos principais ganhos.

Eficiência no gerenciamento de tempo

A IA encurta atividades manuais e repetitivas que antes exigiam muito tempo dos médicos radiologistas, como a segmentação de estruturas nas imagens. 

Deste modo, com a automação dessas tarefas, os médicos radiologistas podem dedicar mais tempo ao cuidado direto do paciente e à interpretação das informações clínicas.

O resultado disso é uma medicina mais personalizada e focada nas necessidades individuais de cada paciente.

Melhoria na produtividade 

A inteligência artificial na saúde pode ajudar a aumentar a qualidade e produtividade dos médicos radiologistas. 

Isso porque os algoritmos de IA são capazes de analisar grandes volumes de dados de forma rápida e objetiva, o que pode levar a uma detecção mais precisa de condições médicas e uma redução de erros nos laudos. Um bom exemplo é a nossa solução BS AI, que utiliza um banco de dados de imagens para direcionar médicos radiologistas aos pontos de atenção nos exames de raio-x.

Assim, com a ajuda da IA, o médico radiologista pode fornecer laudos mais detalhados e completos, o que contribui para a tomada de decisão médica mais informada e eficiente.

Auxílio na caracterização e gradação de doenças

A inteligência artificial nos exames de imagem é capaz de identificar e caracterizar padrões específicos nas figuras médicas.

Isso inclui a segmentação e gradação de lesões, placas ateroscleróticas e outros achados relevantes. 

E essa análise automatizada pode fornecer informações valiosas para auxiliar o médico radiologista no diagnóstico e no planejamento do tratamento.

Descubra o poder da Bird + Office Total na área médica! Juntos, somos uma das maiores empresas especializadas em documentação de imagens para saúde no Brasil.

Inteligência artificial na enfermagem

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, a inteligência artificial na saúde oferece uma série de benefícios para a área.

Com ela, é possível ter uma prática médica mais eficiente, segura e personalizada. 

Isso porque a IA capacita os profissionais de saúde a tomarem decisões mais embasadas, reduzir falhas e, em última instância, melhorar os resultados e a qualidade de vida dos pacientes. 

Também apresentamos a você nossa solução inovadora BS AI, software de inteligência artificial que direciona médicos radiologistas aos pontos de atenção dos exames de raio-x, auxiliando os profissionais no diagnóstico desses exames.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba mais detalhes.