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7 dicas valiosas para realizar a gestão de recursos de TI

A gestão de recursos de TI envolve uma série de cuidados para escolher os materiais e equipamentos deste setor que auxiliarão nas atividades da sua empresa.

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E esse tipo de gestão tem se tornado cada vez mais importante no mundo corporativo, uma vez que a tecnologia tem sido fundamental nas atividades e estratégias de negócios de todos os tamanhos e nichos.

Na prática, quando falamos sobre a gestão de recursos de TI, falamos de meios de garantir que todos os equipamentos e sistemas tecnológicos estejam sempre disponíveis para uso e seguros para que os colaboradores executem as suas tarefas.

Logo, todas as práticas e padronizações implementadas na gestão de recursos de TI colaboram para diminuição de impactos negativos na produtividade do seu time e de quebra otimizam gastos do setor de tecnologia.

Para te ajudar a entender melhor como essa gestão funciona e, principalmente, como colocá-la em prática em seu negócio, preparamos esse artigo completo com dicas valiosas.

Siga a leitura conosco!

O que são recursos de TI?

Os recursos de TI são todos os itens fundamentais para realizar qualquer atividade que envolva o setor de tecnologia, como:

  • máquinas;
  • softwares;
  • hardwares;
  • aplicativos;
  • profissionais de tecnologia da informação;
  • fornecedores;
  • Informações armazenadas
  • capital alocado no departamento. 

Ou seja, os recursos de TI envolvem tudo que constrói e garante a infraestrutura deste setor, indo desde equipamentos até profissionais, passando pelos dados sob gestão da TI.

O que é a gestão de recursos de TI? 

A gestão de recursos de TI é a administração e organização de tudo o que compõe a infraestrutura desse setor.

Isso significa que com base no planejamento e gerenciamento estratégico essa gestão trabalha as melhores soluções tecnológicas para uma companhia.

A sua finalidade é garantir que a empresa tenha em mãos recursos necessários para alcançar os seus objetivos e se destacar no mercado.

Além do mais, a gestão de recursos de TI avalia todos os recursos que a companhia já tem disponíveis para traçar novas oportunidades de negócio.

Para fazer tudo isso ela segue as políticas de cada empresa e o escopo que cada setor de TI tem.

Mas, de maneira geral, é comum que essa gestão englobe:

  • fazer o gerenciamento de informações e dados da empresa;
  • otimizar as operações da empresa;
  • fazer a administração e permitir o acesso às tecnologias;
  • aprimorar o retorno de investimento em tecnologia;
  • avaliar a demanda da organização e indicar as melhores soluções tecnológicas.

Deste modo, uma boa gestão de recursos de TI colabora para que empresas consigam tomar decisões de maneira mais assertiva em relação a investimentos e uso de novas tecnologias do mercado, além de indicar quais tecnologias ela também pode deixar de lado.

O que faz a gestão de recursos de TI?

O que faz a gestão de recursos de TI?

O que a gestão de recursos de TI faz dentro de uma empresa é administrar de maneira estratégica os valores que são investidos e alocados nesta área.

Para isso, eles analisam como usar os recursos de TI de forma a gerar mais oportunidades para a organização ter mais lucro.

Isso pode ser feito desde a compra ou aluguel de equipamentos de TI ou até mesmo contratando novas pessoas e investindo em treinamentos para o time.

Ou seja, a sua administração do setor geralmente envolve a aquisição, manutenção ou substituição da infraestrutura de TI.

Então, podemos concluir que a gestão de recursos TI se volta para pontos como:

  • procurar pelas melhores soluções tecnológicas do mercado;
  • fazer comparações entre os custos do setor;
  • realizar a gestão do nível de serviço de atendimento;
  • gerir o acesso à tecnologia;
  • fazer uma análise do impacto financeiro por inatividade;
  • melhorar o ROI em tecnologia;
  • fazer a gestão de dados e informações da empresa.

Portanto, a gestão de recursos se responsabiliza por tomar conta de todos os bens alocados nesse setor para que eles sejam usados da melhor maneira e garantam que as necessidades da empresa sejam supridas pelas tecnologias disponíveis pelo maior tempo possível.

Como realizar uma boa gestão de recursos de TI? 7 dicas especiais

Na sequência, separamos sete dicas valiosas para você realizar uma boa gestão de recursos de TI na sua empresa. Acompanhe!

Como realizar uma boa gestão de recursos de TI

1. Tenha metas e objetivos claros

Quando você tem metas e objetivos bem definidos dentro da sua organização, fica mais fácil entender como usar os recursos TI de forma mais assertiva.

Isso porque você define melhor qual o papel de cada um deles dentro da sua organização e de que maneira eles vão ajudar para o crescimento dela.

Lembrando que cada organização tem suas metas e objetivos individuais, pois cada uma opera de uma maneira e tem suas próprias ambições.

2. Identifique processos chave

Quando você tem metas e objetivos bem claros, existem processos-chaves para alcançar o sucesso.

A ideia é que você consiga identificar esses processos e dê atenção a eles, pois provavelmente serão neles que os recursos de TI serão aplicados.

3. Elabore uma política de governança

A política de governança dentro de uma gestão de recursos de TI tem o papel de garantir que esses recursos sejam aplicados da maneira correta.

Para isso ela trabalha alinhando todos os setores para que todos trabalhem de forma orientada e dentro dos mesmos objetivos.

Uma dica para elaborar a sua política é adotar a metodologia ITIL.

4. Analise as demandas e capacidade

Para essa etapa é preciso que você faça um mapeamento do volume das suas demandas para entender como está a situação dos seus recursos de TI diante do que a sua organização necessita.

Desta maneira é possível entender se o seu setor de tecnologia tem capacidade para atender às suas demandas ou se ele precisa passar por melhorias e investimentos.

5. Defina as ações a serem feitas

Depois de seguir todos esses passos que citamos até agora, é hora de colocar em prática um plano operacional definindo ações a serem feitas.

Nesse momento as atividades que irão garantir a sua boa gestão devem ser planejadas a curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, é preciso criar uma ação de manutenção preventiva para evitar e identificar possíveis falhas e erros em equipamentos antes que elas aconteçam e causem um impacto extremamente negativo nas operações do seu negócio.

6. Automatize sua gestão

Ao automatizar a sua gestão você torna mais fácil todo monitoramento da sua infraestrutura e tem em mãos um controle mais eficaz.

A automatização também irá garantir ao seu negócio a organização do fluxo de informações e a facilidade de acessá-las, facilitando a rotina de trabalho de toda a equipe e refletindo em mais produtividade.

Dessa forma todos os seus chamados de suporte de manutenção ficarão em um único espaço, sendo registrados em um banco de dados capaz de informar quais processos estão ativos e quais foram concluídos.

Além do mais, a automatização consegue gerar relatórios sobre o desempenho dos profissionais e as suas soluções.

E os seus benefícios não param por aí!

Isso porque essa tecnologia permite o suporte remoto e fica alocada na nuvem, tornando mais flexível a dinâmica de trabalho do seu time de TI, uma vez que essas informações podem ser acessadas de qualquer lugar e em tempo real.

7. Tenha um suporte de TI especializado

Ao contar com um suporte de TI especializado você centraliza a sua gestão com parceiros especialistas.

Essa é uma ótima estratégia para empresas de pequeno e médio porte que não tem profissionais da área de tecnologia contratados e alocados, além de ter se tornado uma opção de grandes empresas para reduzirem custos.

Optando pela terceirização da gestão de recursos de TI você tem a sua disposição soluções rápidas para resolver qualquer adversidade com sua TI.

Como a Office Total pode te ajudar na gestão de recursos de TI

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A Office Total  pode te ajudar na gestão de recursos de TI por meio do outsourcing de TI.

Com esse serviço você conta conosco para ter uma equipe de profissionais de tecnologia focados nas demandas específicas do seu setor.

E para garantir alta qualidade do serviço e que os dois lados irão cumprir com os seus direitos e deveres, contamos com um contrato SLA (Service Level Agreement).

Dessa maneira você tem uma empresa parceira pronta para atender você com as melhores soluções de maneira rápida, permitindo que você foque no core business da sua empresa e aumente a produtividade da sua equipe, uma vez que eles não precisam mais ficar preocupados com questões que envolvam a tecnologia.

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Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, a gestão de recursos de TI nada mais é do que uma boa administração e organização de tudo que compõe a infraestrutura desse setor.

E para te ajudar a fazer essa boa administração e organização, apresentamos aqui dicas extremamente importantes que você pode aplicar no seu negócio para iniciar agora mesmo a sua gestão deste departamento.

No mais, lembre-se que a Office Total está aqui para ajudar você com um suporte de TI especializado e capaz de descomplicar a sua infraestrutura de TI!