HAAS (Hardware as a Service): conheça mais sobre o conceito

HAAS (Hardware as a Service): conheça mais sobre o conceito

Graças à evolução da internet, os modelos de serviço conhecidos como “as a Service” estão se tornando cada mais populares. Com ele, a empresa assina um produto, plataforma ou solução e realize um pagamento periódico, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal. Entre os serviços mais vantajosos que surgiram nesse meio está o HAAS (Hardware as a Service), que é um poderoso diferencial para alavancar seu negócio.

Se você não sabe o que é HAAS e quais são seus benefícios, então esta leitura é ideal para você. Nos tópicos seguintes explicamos o conceito desse termo, quais são seus benefícios e como ocorreu a evolução desse serviço. Acompanhe!

HAAS: o que é?

No Hardware as a Service (HAAS ou Hardware como Service), você aluga computadores, impressoras, scanners, tablets, acessórios e outros equipamentos em vez de adquiri-los. No entanto, o HAAS não engloba somente os aparelhos em si, também são disponibilizados e oferecidos outros serviços para o negócio, como:

•         Assistência técnica;

•         Gestão da estrutura;

•         Disponibilização de sistemas de gestão;

•         Substituição e manutenção dos equipamentos;

•         Atualização de programas, sistemas operacionais e softwares;

•         Fornecimento de aplicações como firewall, backups, anti-spam, criptografia de dados, entre outros.

Quais são os benefícios que a sua empresa tem ao adotar o HAAS?

Quando comparado à aquisição de equipamentos físicos, a HAAS oferece muitas vantagens que aumentam a competitividade da organização. Entenda mais sobre eles nos tópicos seguintes.

Diminuição de custos na operação

Atualmente, as empresas precisam desembolsar amplos recursos para adquirir equipamentos de tecnologia de ponta e de qualidade. Por outro lado, não há investimento inicial quando a organização opta pelo HAAS, já que ela arcará apenas com o valor da assinatura.

Esse processo torna as despesas CAPEX em OPEX, fazendo com o negócio tenha mais recursos para investir em outros projetos e não tenha que arcar com depreciação dos equipamentos. Como também, a empresa não precisará arcar com atualizações e manutenções dos aparelhos, pois isso também será de responsabilidade da empresa de HAAS contratada.

Outra forma de economia está ligada à produtividade do pessoal. Em vez se preocupar com atualização e manutenções, a equipe de TI poderá se concentrar em atividades que agregam mais valor ao negócio.

Os gestores também terão sua produtividade maximizada, pois o fornecedor não apenas dispõe dos equipamentos, mas também toma conta do parque tecnológico, possibilitando que os administradores se concentrem nas atividades estratégicas.

Por fim, ela terá acesso a equipamentos de última linha sem arcar com o mesmo valor. Isso é possível porque bons fornecedores — como a Office Total — têm parcerias com as principais fabricantes do mercado, permitindo que elas forneçam os melhores aparelhos para seus parceiros por um custo mais acessível.

Mais flexibilidade para o seu negócio

Quando a organização contrata HAAS, ela poderá definir planos mais econômicos ou robustos, dependendo do cenário em que se encontra.

Assim, quando suas vendas caírem ou for preciso reduzir suas atividades, por exemplo, ela pode entrar em contato com o fornecedor para receber menos equipamentos, o que evita que seu negócio tenha que manter ativos ociosos. Por outro lado, sua empresa pode requisitar mais aparelhos do fornecedor quando ela expandir ou aumentar suas atividades.

Mais segurança

A segurança está se tornando cada vez mais importante com o tempo, já que as entidades precisam seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e minimizar a probabilidade de risco de ciberataques. No entanto, é difícil para que as empresas consigam garantir máxima segurança da informação pelo fato de elas precisarem se dedicar às suas atividades principais.

Felizmente, o fornecedor do HAAS também inclui aplicativos ou software de segurança e atualização constante do sistema operacional, o que dá mais espaço para que sua empresa assegure a proteção dos dados e se dedique às suas atividades principais simultaneamente.

Suporte Constante e Manutenção constante

Uma boa empresa de HAAS oferece quick support (suporte rápido), em que o cliente consegue solucionar seus problemas rapidamente. Além disso, empresas especializadas em HAAS têm um quadro de colaboradores altamente especializados, o que significa que as manutenções realizadas serão de qualidade.

Saiba que também são realizadas preventivas, que são aquelas realizadas antes que um equipamento apresente problemas. Isso é importante porque evita que os aparelhos e os colaboradores se tornem ociosos enquanto aguardam que os problemas sejam resolvidos.

Assinatura de tecnologia da Office Total: a evolução do HAAS

As primeiras aplicações de “as a service” começaram com softwares e serviços comuns do dia a dia dos cidadãos, como Uber, Ifood, Spotify, Netflix, entre outros, que começaram a se popularizar em meados de 2013. Graças às amplas vantagens desses serviços, empresas também começaram a oferecer serviços, soluções e produtos por assinatura, surgindo os “softwares as a service” (SaaS).

No entanto, as empresas podem se beneficiar ainda mais indo além dos serviços e incluindo produtos, já que elas aproveitariam dos benefícios explicados neste conteúdo, surgindo o HaaS. Esse modelo se adapta a mercado de variados tamanhos e setores, bem como dispõe de diferentes tipos de produtos.

Uma das principais que popularizaram o HAAS no Brasil é a Office Total, que é uma das pioneiras no ramo. Com a Assinatura de tecnologia, ela ainda traz diferenciais competitivos como customização das soluções, tecnologias dos principais fabricantes mundiais, um vasto portfólio de produtos e serviços, abrangência nacional, mais de 25 anos de expertise na área e conta com mais de 300 colaboradores altamente capacitados e experientes.

Que tal aprender mais sobre a Office Total e conhecer o restante de nossos diferenciais? Agente já uma reunião conosco!