Hardware as a service

O que é Hardware as a Service e quais são as suas vantagens?

Conheça o conceito de Hardware as a Service e saiba como esse modelo é capaz de trazer vantagens.

“Software é mais importante que hardware”, já disse Bill Gates, ao que Steve Jobs recitou anos depois: “Pessoas que realmente levam software a sério devem fazer seu próprio hardware”.

Quem estava certo? Bom, se 2 gênios reescrevem a história da tecnologia enquanto polarizam numa batalha épica, talvez a resposta real não seja assim tão importante.

Sentindo os efeitos na própria pele ou ao seu redor, para gestores mais concentrados nos negócios, a tendência de mercado aponta para o Hardware as a Service uma solução mais adequada.

Continue a leitura conosco e entenda mais sobre como essa metodologia vem modificando o mercado de TI!

Hadware as a service: o que é?

Hardware as a Service é um modelo de negócios que oferece a possibilidade de alugar ou assinar hardware em vez de comprá-lo diretamente.

Ou seja, você pode alugar ou assinar computadores, servidores, dispositivos de rede e outros equipamentos de TI.

Então, ao invés de adquirir o hardware de forma tradicional, pagando um valor integral de compra, as empresas ou usuários podem contratar o uso do hardware por um período específico em forma de um contrato de locação. 

Como surgiu o Hardware as a Service? 

O Hardware as a Service (HaaS) surgiu no início dos anos 2000, como uma forma de as empresas reduzirem seus custos de TI. 

Isso porque o HaaS nasceu com a ideia de que empresas pudessem alugar um hardware, em vez de comprá-lo.

Consequentemente, isso gerava economias significativas.

Além disso, no início o HaaS ajudava (e ainda ajuda) as empresas a melhorarem a flexibilidade e a escalabilidade de suas operações de TI.

Justamente por esses fatores que o HaaS tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos e também pelo fato das empresas terem se tornado mais dependentes da tecnologia. 

Qual a importância de um Hardware as a Service?

Um Hardware as a Service é importante para empresas porque toda equipe interna pode se concentrar em atividades mais estratégicas relacionadas ao core business da companhia. 

Isso porque o fornecedor de HaaS fica responsável pela manutenção e gerenciamento do hardware.

Além disso, o HaaS permite que as empresas tenham acesso a equipamentos de última geração, mesmo que não tenham recursos para adquiri-los integralmente. 

E isso possibilita que elas utilizem tecnologias mais avançadas e, consequentemente, mantenham uma vantagem competitiva no mercado.

Hardware as a Service: entenda o conceito

A evolução da internet tem contribuído para o surgimento de novos modelos de negócios, que se adequam de forma crescente às novas práticas econômicas, além de situações que fogem do tradicional, como a pandemia da Covid-19, que muito rapidamente deslocou milhares de trabalhadores da empresa para o ambiente home office.

As empresas, pressionadas pela queda na economia, encontraram no HaaS – Hardware as a Service, um modelo que permitiu a contratação rápida de recursos físicos de hardware sob o modelo de contratação de serviços para manter a continuidade dos negócios, de forma simples, flexível e sem a necessidade de aquisição ou mobilização de ativos.

O Hardware as a Service (HaaS), é um modelo de negócio que surge como uma tendência promissora, afinal, dispensam os grandes departamentos de TI, normalmente dedicados ao suporte interno de hardware e atualizações de software, para concentração absoluta em projetos de negócios.

Como o HaaS funciona?

O pagamento da locação é feito por meio de mensalidades, sem a necessidade de arcar com valores adicionais e funciona como um facilitador para que as organizações possam contar com tecnologias mais modernas para suas atividades internas, nos mais diferentes níveis. A contratação é através de um contrato com pagamentos mensais tornando-se despesa operacional (OPEX).

Hardware as a Service X Outsourcing: qual a diferença?

O HaaS difere do modelo de outsourcing de equipamentos, pois está atrelado a serviços como:

●       Manutenção;

●       Suporte;

●       Descarte ecológico.

Além de também  permitir que o cliente concentre seus esforços no core business do negócio e dispense investimentos de alto volume financeiro na compra de ativos, que podem se tornar obsoletos no futuro.

Sem contar que, no modelo HaaS, é o fornecedor que literalmente irá se dispor para cumprir os contratos  previstos de acordo com SLA, a qualquer tempo, hora e lugar.

As principais vantagens do modelo Hardware as a Service

Agora que você já sabe que o Haas funciona por meio de uma locação que é paga mensalmente, é hora de ficar por dentro das vantagens desse serviço. Confira abaixo quais são elas:

Redução de custos

Com o pagamento de um valor mensal fixo desse serviço, seu negócio consegue ter uma clareza das finanças.

Assim, imprevistos com manutenção e conservação são eliminados com o Haas.

Com ele você também não irá precisar gastar com a próxima atualização de hardware de rede do mercado.

O resultado é o fluxo do seu caixa liberado e fornecendo mais capital de giro à empresa.

Garante maior escalabilidade

No mesmo passo que uma organização cresce e muda, o mesmo ocorre com suas necessidades tecnológicas.

Com o HaaS, os planos são flexíveis e novas contrações podem ser feitas facilmente, basta ajustar o orçamento planejado anteriormente.

Esse processo é feito considerando se você precisa de mais ou menos equipamentos no seu plano.

Tudo nesse serviço é feito pensando nas suas necessidades e no número de componentes que seu negócio precisa.

Desempenho e a segurança

Cada vez mais é exigido a segurança em ambientes tecnológicos, ainda mais se seus sistemas guardam dados pessoais, conforme a LGPD vem fiscalizando.

E para que essa segurança ocorra com maestria, os hardwares e softwares empresas de todos os portes precisam ser atualizados.

No que compete a segurança, novos dispositivos sempre serão os melhores e mais preparados. 

Com o HaaS é fácil de fazer acontecer essa atualização para hardwares mais recentes.

E com isso, se torna mais descomplicado aderir a alternativas como um dispositivo maior, com um plano mais robusto de recuperação de desastres e backup, por exemplo.

Suporte e manutenção proativos

As possíveis dores de cabeça com falhas de equipamentos e falhas no sistema após a garantia do hardware ter expirado podem ficar para trás.

A solução HaaS garante o equipamento com serviços de manutenção e acompanhamento de desempenho.

Ressaltando que aqui a solução não é apenas a resolução de problemas e falhas quando elas ocorrem, mas também a prevenção para que não aconteçam.

Tecnologia atualizada regularmente

Além de substituir e reparar hardwares com falhas, o HaaS também te prepara para atualizações de tecnologias de ponta.

Desta forma, esse serviço se torna uma ótima maneira de se manter atualizado com os avanços tecnológicos e os implementar em seu negócio.

Neste ponto, você pode esquecer os empecilhos e lentidão nos processos que são causados por tecnologias desatualizadas. 

O Hardware as a Service no mercado de TI

Entretanto, a aplicabilidade desse conceito ainda é pouco encontrada no mercado atual de tecnologia. O motivo disso não pode ser considerado com uma falta de ação das empresas para o direcionamento no caminho do HaaS. Uma vez que, os orçamentos de TI não param de crescer, ano-a-ano, vide o gráfico abaixo:

A explicação que resta então é falta de conhecimento: muitos gestores sabem da necessidade, estão dispostos a investir, mas não sabem como. Curiosamente, a maior parte dos gastos de TI nas empresas está em  “Outros” na imagem a seguir:

Por que apostar no Hardware as a Service?

A resposta é simples, empresas com uma infraestrutura de TI consideradas ideais são sólidas e estão preparadas para atender as demandas do mercado, bem como para acompanhar as tendências.

Por isso, é fundamental concentrar os esforços no core business do negócio e direcionar a infraestrutura para especialistas, que contam com:

I.            Soluções;

II.            Tecnologia;

III.            Um time altamente capacitado para atender chamados a qualquer hora e lugar.

Serviços de tecnologia por assinatura com a Office Total

Agora você já sabe que com o HaaS é possível ter diversos benefícios, desde a atualização com tecnologias mais recentes do mercado até as melhorias no fluxo de caixa da empresa.

Então, para contratar esse serviço, que tal escolher uma empresa com experiência de mercado e soluções personalizadas?

O time da Office Total tem soluções ideais para simplificar os processos tecnológicos de seu negócio, fornecendo hardwares e suportes para que sua empresa foque nas atividades fins do negócio e reduza custos.

Alugue já os melhores equipamentos para sua empresa.

Otimize a gestão de TI sem deixar o desempenho de lado com a locação de notebooks!