dlp data loss prevention

Como proteger seus dados com Data Loss Prevention

A tecnologia avançou e segue avançando, sempre com novidades que tornam nossa vida e rotina de trabalho mais práticas.

Porém, com o surgimento dos riscos à nossa segurança e das informações dos locais em que trabalhamos, se fez necessária a criação de soluções como a Data Loss Prevention.

Essa solução busca prever a perda ou vazamento de dados, fazendo com que negócios de todos os portes se previnam de ataques virtuais e mantenham-se ativos e valiosos no mercado.

Mas como essa solução faz isso? Quais seus os métodos, garantias, tipos e formas de aplicar em uma empresa?

Todas essas respostas nós te daremos ao longo deste artigo, então, basta seguir a leitura conosco!

O que é Data Loss Prevention?

A Data Loss Prevention é uma solução que diagnostica e previne situações que estão relacionadas a perda ou vazamento de dados privados.

Isso porque esse método é inserido em processos de monitoramento, garantindo que vulnerabilidades dos negócios sejam combatidas com análises e ações que devem ser tomadas depois de um problema ser identificado.

E além das práticas, a Data Loss Prevention, ou Prevenção de Perda de Dados, em português, também trabalha com algumas ferramentas que protegem os dados, como:

  • soluções end-point (antivirus);
  • firewalls UTM;
  • antispams.

Deste modo há a prevenção de invasões em redes e dispositivos, diminuindo drasticamente a chance de dados serem vazados e monitorando as informações confidenciais de um negócio.

A importância de saber o que é DLP

Saber o que é DLP é importante porque as violações de dados de empresas estão cada vez maiores e além de gerarem custos extremamente grandes às empresas, também mancham as suas reputações.

No que diz respeito aos valores, um relatório da “Cost of a Data Breach Report 2020”, do Ponemon Institute, apontou que o custo médio de violações de dados é de US$ 3,86 milhões a nível global e US$ 1,12 milhões para as empresas no Brasil.

É simples:  conforme a tecnologia avança, os criminosos virtuais adquirem técnicas  de invasão cada vez mais sofisticadas, com sequestros de dados cada vez mais difíceis  de obter a recuperação.

No mais, é importante saber o que é DLP para manter a sua empresa de acordo com a lei, ou seja, a LGPD, que exige que qualquer empresa, pública ou privada, proteja os dados que tem em mãos, seja de clientes ou colaboradores, aplicando multas e sanções severas a quem descumpri-la.

Data loss prevention: entenda como funciona

o que é dlp

A Data Loss Prevention funciona identificando dados confidenciais de empresas que devem ser protegidos e, na sequência, tomando medidas para que eles não sejam perdidos.

Embora pareçam duas ações fáceis de serem executadas, a primeira delas, de identificar os dados, é árdua, afinal de contas, os dados de empresas podem estar em diversos estados e locais diferentes de infraestrutura.

Por exemplo, os dados em uso podem estar em registros de CPU, memória cache, em RAM. Os dados em movimento podem estar dentro de uma rede ou em nuvem. Os dados em repouso podem estar em um banco de dados ou infraestrutura de armazenamento de backup.

Deste modo, a Data Loss Prevention rastreia essas informações confidenciais com algumas tecnologias, como a impressão digital de dados ou correspondência de palavras-chaves.

Depois de detectados, ela passa a impedir que os dados saiam do local em que estão armazenados, seja bloqueando ações do usuário, redigindo as informações, seja os ocultando ou até mesmo substituindo um valor de dados por um token que corresponde a esse valor.

Benefícios da DLP

O uso da  DLP (Data Loss Prevention) traz inúmeros benefícios para as organizações que desejam proteger seus dados e informações.

Confira a seguir os principais deles:

Automatização da governança corporativa

A DLP permite automatizar a governança corporativa, ou seja, a gestão das políticas e processos que visam proteger os dados da empresa.

Com a DLP, é possível criar regras de segurança e monitorar o comportamento dos usuários, garantindo a conformidade com as políticas de segurança da empresa.

Proteção contra ameaças de segurança causadas por BYOD e IoT

O uso de dispositivos móveis pessoais (BYOD) e a Internet das Coisas (IoT) aumentaram consideravelmente as possibilidades de violações de segurança nas empresas.

Com a DLP, é possível proteger os dados da empresa em dispositivos móveis e em dispositivos conectados à rede, evitando que dados sensíveis sejam acessados por pessoas não autorizadas.

Vantagem competitiva

O uso de dispositivos móveis pessoais (BYOD) e a Internet das Coisas (IoT) aumentaram consideravelmente as possibilidades de violações de segurança nas empresas.

Com a DLP, é possível proteger os dados da companhia em dispositivos móveis e em dispositivos conectados à rede, evitando que dados sensíveis sejam acessados por pessoas não autorizadas.

Alta proteção para dados confidenciais em aplicativos e armazenamento em nuvem

As empresas que investem em segurança de dados estão à frente da concorrência.

A DLP é uma solução de ponta para proteção de dados e pode trazer uma vantagem competitiva para a empresa.

Conformidade regulatória

A DLP ajuda as empresas a se manterem em conformidade com as regulamentações de privacidade, identificando e controlando o fluxo de dados confidenciais dentro e fora da organização.

Essa solução pode ser configurada para identificar dados que estão sendo transferidos de um local para outro, seja em e-mails, mensagens instantâneas, dispositivos de armazenamento externo ou qualquer outra forma de transferência.

A DLP também pode ser configurada para aplicar políticas específicas para a proteção de dados confidenciais, como regras para bloquear o acesso a determinados tipos de dados por usuários não autorizados ou impedir que esses dados sejam copiados para dispositivos de armazenamento externo ou transferidos para a nuvem sem permissão.

Além disso, ela também pode ser programada para monitorar a atividade de dados na rede em tempo real, notificando imediatamente os responsáveis caso alguma atividade suspeita seja detectada.

Melhoria da eficiência operacional

Uma das maneiras pelas quais a DLP pode melhorar a eficiência operacional é detectando e relatando violações de políticas, como compartilhamento de dados confidenciais, uso indevido de dispositivos móveis, uso não autorizado de aplicativos e acesso não autorizado a dados.

Essa automatização ajuda a evitar erros humanos e garante a aplicação consistente das políticas em toda a organização, o que aumenta a eficiência e evita possíveis sanções regulatórias.

Monitoramento de dados

Para alcançar esse objetivo, a DLP utiliza diversos métodos de monitoramento de dados, que podem ser aplicados em diferentes pontos da rede e em diversos tipos de dispositivos e aplicativos.

Dentre as principais técnicas de monitoramento de dados proporcionadas pela DLP, podemos citar:

  • identificação de dados confidenciais;
  • monitoramento de atividades de usuários;
  • controle de acesso e compartilhamento de dados;
  • monitoramento de comunicações;
  • detecção de ameaças internas e externas.

O monitoramento de dados proporcionado pela DLP é essencial para garantir a segurança e a privacidade das informações confidenciais de uma organização.

Com essa tecnologia, é possível identificar e prevenir incidentes de segurança, minimizando os riscos de exposição indevida de dados e protegendo a reputação e o sucesso do negócio.

A DLP tem importante papel em diversas questões

A DLP tem um papel importante em questões como a proteção à propriedade intelectual, aos dados de empresas e dados dos clientes. 

Abaixo, explicamos melhor como isso ocorre. Acompanhe.

Protege a propriedade intelectual

A Data Loss Prevention atua diminuindo as chances de informações confidenciais chegarem a criminosos que podem solicitar um valor para resgatá-las.

Deste modo, protege a propriedade intelectual, que nada mais são do que segredos comerciais de empresas.

Protege os dados da empresa

Os dados da empresa dizem respeito a dados de colaboradores, fornecedores, vendas, levantamentos sobre presença digital e afins.

Da mesma forma que atua para proteger a propriedade intelectual, a DLP protege esses dados.

Protege também os dados do cliente

Até mesmo os dados de clientes são protegidos com a Data Loss Prevention, pois ela funciona com técnicas que localizam quaisquer dados que precisam de proteção ou sejam sensíveis.

Uma dessas técnicas que protege dados de clientes, por exemplo, é a correspondência baseada em regras ou expressões regulares.

Na prática, ela usa padrões que servem para localizar dados. Então, se ela encontra uma informação de onze dígitos, por exemplo, ela deduz que é um CPF e marca o documento para ser analisado e protegido.

Data Loss Prevention: conheça os principais tipos

Os principais tipos de Data Loss Prevention são: Network DLP, Endpoint DLP e Storage DLP.

Na sequência, entramos em mais detalhes sobre cada um deles. Confira.

Network DLP

O Network DLP é um software que tem capacidade de monitorar, detectar e bloquear possíveis roubos de dados confidenciais enquanto eles se movimentam.

Ele é instalado em pontos em que as informações saem de redes corporativas evitando que informações sejam extraídas da rede de uma empresa para a outra.

Desta forma, as informações coletadas pelo Network DLP são mantidas e armazenadas em um banco, para tornar mais fácil a administração pelo usuário.

Endpoint DLP

O Endpoint DLP anula riscos que envolvem o uso de dispositivos removíveis, como pen drives e cartões de memória.

Isso porque o manuseio incorreto destes dispositivos podem deixar redes corporativas em vulnerabilidade e trazer muitos problemas.

Assim, o Endpoint DLP é instalado em equipamentos de uma empresa e monitora e combate problemas, sejam eles acidentais ou intencionais.

Storage DLP

Para visualizar e controlar arquivos confidenciais armazenados e compartilhados em nuvem, o Storage DLP é o sistema ideal.

Ele permite que profissionais responsáveis pela rede identifiquem brechas e procurem métodos de prevenção de riscos de forma mais assertiva.

Desta maneira, os vazamentos de dados são eliminados e a integridade das informações da empresa são preservadas.

Quais são as principais causas de perdas de dados?

As principais causas de perdas de dados de empresas são: vírus e malwares, problemas em discos rígidos, roubo de equipamentos e formatações acidentais.

Na sequência, entenda melhor cada um desses pontos.

Vírus e malwares

Os vírus e malwares podem ter acesso a máquinas de colaboradores de formas simples, como por um clique em um link de e-mail suspeito.

Assim, todas as informações e base de dados podem ser acessados e perdidos em questões de minutos.

Problemas com discos rígidos

Muitas perdas de dados de empresas envolvem HDs.

De acordo com o Consolo tech, aproximadamente 140 mil HDs apresentam problemas semanalmente no mundo.

E 60% desses problemas acontecem por conta de falhas mecânicas, enquanto 40% ocorrem por erros humanos.

Roubo de equipamentos

Como cada vez mais as empresas usam notebooks ao invés de desktops, os roubos de equipamentos se tornam maiores.

E esses roubos ocorrem em aeroportos, hotéis, restaurantes, entre outros lugares que os colaboradores circulam com as máquinas.

Formatação acidental

As formatações por acidente são mais comuns do que pensamos, por mais que os softwares peçam para que os usuários confirmem que querem seguir com o procedimento diversas vezes.

Dicas para aplicar DLP, Data Loss Prevention, com sucesso!

data loss prevention

Para aplicar o Data Loss Prevention com sucesso, primeiro você deve determinar o seu objetivo com a proteção de dados, que pode ser:

  • proteger a propriedade intelectual da empresa;
  • ter mais visibilidades de dados;
  • ficar em conformidade regulatória.

Assim que definir um objetivo, fica mais fácil estruturar a arquitetura de implantação da DLP, sendo que as principais são as que apresentamos aqui:

  • Endpoint DLP; 
  • Network DLP;
  • Storage DLP.

Feito isso , é hora de definir as funções e responsabilidades dos colaboradores do projeto do DLP da sua empresa.

Então, inicie seu projeto abordando um tipo de dado específico, em que seu foco será a descoberta e classificação automatizada deles, para controlar suas saídas.

O próximo passo é  trabalhar com Líderes de unidades da empresa, para definir em conjunto as políticas de DLP que irão reger os dados da organização.

PS: ao desenvolver essas políticas, leve em conta a sua cultura corporativa.

Por fim, com as políticas feitas, documente os processos e registre tudo para que, quando for preciso fazer revisões ou integrar novos colaboradores, o processo seja mais fácil.

Daqui em diante você precisa definir métricas de sucesso e compartilhar relatórios do DLP com os líderes da empresa.

Então, determine quais serão os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que você pretende medir e monitorar para verificar o sucesso do seu programa de DLP e as melhorias que ele trouxe.

Investir em Data Loss Prevention também traz vantagem competitiva

Investir em Data Loss Prevention traz vantagem competitiva porque essa solução mantém a reputação da empresa e a ajuda com formas de manter a resiliência em situações de risco.

Isso tudo te protegendo contra perda ou uso indevido de dados e informações valiosas, algo que coloca em risco a capacidade de competir dentro de seu mercado e de gerar receita.

Então, ajustar-se à revolução tecnológica é sim incorporar ao seu negócio as novas tecnologias que surgem, mas também prevenir-se dos perigos que vem junto com os progressos no ramo.

Conheça o nosso serviço de locação de equipamentos que também podem ajudar na proteção de dados de sua empresa.

Conclusão

Com esse artigo, nosso foco era apresentar a você a Data Loss Prevention, uma solução que diagnostica e previne situações relacionadas a perda ou vazamento de dados privados.

Ao ser aplicada em sua empresa, ela protege a propriedade intelectual, os dados do negócio e do cliente, por meio de seus principais tipos, que são:

  • Network DLP;
  • Endpoint DLP; 
  • Storage DLP.

Assim, você mantém o seu negócio seguro das principais causas de perdas de dados, como vírus e malwares, problemas com discos rígidos, roubo de equipamentos e formatações acidentais.