agile metodologia

Conheça a magia da Agile metodologia!

Para você que está sempre atento às diversas mudanças e melhorias no mercado de tecnologia e de gestão de empresas, o conceito de Agile metodologia não deve ser nenhuma novidade. 

Esse método vem revolucionando o mercado como uma alternativa mais prática que os convencionais e garante resultados assertivos para empresas de diversos nichos e tamanhos, principalmente nas startups. 

Por isso, se você está a fim de apostar em estruturas dinâmicas e inovadoras, a Agile metodologia pode ser a opção ideal. Saiba o que é e por onde começar a aplicar essa estratégia na sua empresa!

Continue com a gente e leia nosso material exclusivo!

O que é a Agile metodologia?

Apesar de ser um conceito amplamente utilizado pelas novíssimas startups, a Agile metodologia foi criada há cerca de 20 anos, quando ocorreu o primeiro boom da Internet. 

Nesse período, o desenvolvimento de softwares era completamente linear: uma etapa levava à próxima dentro de um mesmo projeto. Por isso, era um trabalho exaustivo, complexo e pouco otimizado.

A Agile metodologia veio como resposta e solução para os problemas encontrados pelos próprios desenvolvedores. A partir de seus próprios apontamentos e observações, viram a possibilidade de criar um método mais flexível e otimizado. 

Em meados de 2001, um grupo de famosos criadores de software se reuniu para repensar a utilização e organização desse meio. Dali, surgiu o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”, que conta com 12 princípios e 4 valores para uma metodologia ágil

O manifesto Ágil

O Manifesto Ágil foi criado a partir de um consenso comum entre profissionais da área de tecnologia para que ao invés de priorizar processos e ferramentas rígidas, fosse valorizada a interação entre os indivíduos envolvidos no projeto.

Justamente por isso ele se espalhou para demais setores e representa uma mudança de paradigma na forma como as equipes abordam o desenvolvimento de projetos.

Afinal, o Manifesto Ágil reconhece que a comunicação efetiva e a colaboração são essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento.

Esse manifesto também destaca a importância de entregar um software funcional em vez de se prender a uma documentação extensa. 

Isso porque, embora a documentação seja relevante, o foco é colocar o software em funcionamento, permitindo a validação de ideias e a identificação de melhorias mais rapidamente.

No mais, ele foca na capacidade de responder a mudanças de forma rápida e flexível, em vez de aderir rigidamente a um plano estabelecido no início do projeto.

Deste modo, as equipes ágeis estão preparadas para se adaptar conforme novos insights e circunstâncias surgem.

Os 12 princípios da Agile metodologia

  1. A maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado;
  2. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente;
  3. É essencial entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo;
  4. Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto;
  5. Construir projetos em torno de indivíduos motivados. Dar a eles o ambiente e o suporte necessário e confiar neles para fazer o trabalho;
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face;
  7. Software funcionando é a medida primária de progresso;
  8. Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente;
  9. A contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade;
  10. Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial;
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis;
  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refinar e ajustar seu comportamento de acordo.

Os 4 valores da Agile metodologia

Indivíduos e interações

Aqui a ideia é valorizar as pessoas, pois elas respondem às necessidades do negócio e impulsionam o desenvolvimento.

Software em funcionamento

O método ágil agiliza a documentação, fornecendo aos desenvolvedores o necessário para iniciar o trabalho sem se perder em detalhes. 

Isso evita sobrecarga e permite um progresso mais eficiente.

Colaboração com o cliente

O manifesto ágil destaca a diferença entre negociação e colaboração com o cliente. 

Enquanto a negociação envolve detalhes prévios de entrega, a colaboração inclui o envolvimento contínuo do cliente durante todo o desenvolvimento do produto.

Deste modo, o cliente ágil é engajado e participa ativamente, permitindo à equipe atender melhor às suas necessidades e garantir que o produto satisfaça os requisitos comerciais.

Responder a mudanças

No desenvolvimento tradicional, mudanças eram evitadas e planos detalhados eram seguidos rigidamente. 

Já com o método ágil, prioridades são flexíveis, valorizando as mudanças como melhorias e acréscimos de valor ao projeto.

Agile metodologia

Quais as vantagens de ser Agile?

A Agile metodologia vem com o intuito de repaginar os processos, tornando-os muito mais ágeis e dinâmicos, o que já representa uma grande vantagem para sua empresa. Mas quais são as vantagens percebidas no dia a dia do seu negócio?

Apesar de ser um modelo iterativo, um dos princípios básicos da Agile metodologia é a adaptabilidade. Ou seja, o planejamento pode (e deve) ser adequado a cada cliente e de maneira bastante rápida e precisa. 

Em outras palavras, o método previne inúmeros problemas ao se preparar previamente contra obstáculos e percalços específicos. Também é possível poupar os funcionários, que podem se dedicar integralmente a outras demandas da empresa.

Ou seja, essa metodologia permite que haja um fluxo de trabalho mais fluido para projetos e colaboradores.

Como implementar a Agile metodologia na empresa?

Depois de conhecer mais sobre a Agile metodologia, é hora de saber como levar essa revolução para sua empresa.Veja esse passo a passo que a gente fez:

Planejamento

Antes de iniciar qualquer passo é necessário conhecer as ferramentas ideais para seu negócio. Portanto, fazer um planejamento dos pontos positivos e negativos de cada processo, de sua equipe e cada projeto é o ponto de partida para sua estratégia. 

Alinhamento

Toda mudança deve ser comunicada e abraçada por sua equipe. Além disso, os processos devem ser de conhecimento geral para que todos se preparem para exercer suas funções diante do alinhamento.

Treinamento

Ter as metodologias ágeis bem definidas e treinadas por sua equipe é essencial para um bom resultado. Um ponto importante é o treinamento prático da metodologia definida, afinal, o campo teórico pode não refletir a experiência do dia a dia. Assim, todos estarão prontos para o momento da implantação do novo sistema.

Avaliação

Para ter uma metodologia realmente eficaz para seu negócio é importante avaliar os resultados conquistados. Por essa razão, os pontos 1 e 4 se conectam. Não deixe de realizar um mapeamento de seu projeto antes e depois da implantação da Agile metodologia.

Qual a diferença entre Agile e Scrum?

A diferença entre Agil e Scrum é que o Agile é um conjunto de princípios orientadores que visa dividir projetos complexos em pedaços gerenciáveis, enquanto Scrum é um framework específico dentro do contexto ágil que divide o trabalho em sprints de tempo limitado.

Assim, no Scrum, os gerentes de projeto planejam as iniciativas a serem realizadas nas sprints e a equipe realiza reuniões diárias para acompanhar o progresso do projeto. 

5 metodologias ágeis populares para você conhecer

Scrum

O Scrum é uma metodologia que se concentra em sprints, ou seja, iterações limitadas no tempo de 20 a 30 dias. 

Durante a sprint, ocorrem cerimônias e o backlog é gerenciado em um Scrum board, mostrando o progresso das tarefas.

Lean

O Lean é uma filosofia que busca eliminar desperdícios, reduzir custos e aumentar a produtividade nas empresas. 

Com o apoio de tecnologias, essa abordagem promove uma gestão eficiente, garantindo uma entrega de alta qualidade ao cliente final. 

Mas isso é alcançado por meio da eliminação de atividades sem valor agregado, do uso de softwares para melhorar o desempenho e de pequenos ajustes que geram grandes mudanças positivas.

Kanban

O Kanban é uma metodologia de organização dos processos em uma organização, com foco na priorização de tarefas e identificação de problemas no fluxo de trabalho. 

Na prática, ele visa otimizar o fluxo de valor por meio de restrições e introdução de mudanças incrementais no processo, facilitando a evolução das equipes e reduzindo a resistência à mudança. 

SMART

A metodologia SMART é um guia para definir metas necessárias em busca dos resultados desejados. 

Ela se baseia nos critérios que uma meta deve atender: Específica, Mensurável, Realizável, Realista e Temporal. 

Uma meta SMART ajuda a concentrar esforços e aumenta as chances de alcançar os objetivos.

Design Sprint

O Design Sprint é uma metodologia ágil que visa reduzir atrasos e envolver a equipe para atender às necessidades do cliente. 

Trata-se de uma ferramenta eficiente para entregar resultados rápidos e otimizar o tempo das equipes. 

Como escolher a melhor metologia para aplicar?

Para escolher a melhor metodologia entre Scrum, Lean, Kanban, SMART e Design Sprint, é essencial que cada empresa leve em consideração seus objetivos específicos e as necessidades do projeto em questão.

Ou seja, cada empresa deve analisar suas necessidades, o contexto do projeto, a cultura organizacional e a experiência da equipe para determinar qual metodologia se alinha melhor com seus objetivos e capacidades.

Clique aqui e conheça mais sobre o serviço da Office Total!

Conclusão 

Agora que você já sabe o que é a Agile metodologia, como ela funciona e outras informações importantes para a sua empresa, vou te dar uma dica que pode impulsionar seus resultados e fazer parte do seu plano de aceleração. 

Você conhece as vantagens da assinatura de tecnologia? O aluguel de notebooks, desktops e tablets faz parte dessa tendência, pois garante mais economia de tempo já que possui serviços inclusos para sua empresa e são essenciais para manter o bom funcionamento da sua organização junto às metodologias ágeis no mercado. 

Com este serviço é possível ter os dispositivos mais modernos e a garantia do melhor sistema para sua equipe.