uso de tecnologia na educação

Como promover o uso de tecnologia na educação?

Promover o uso de tecnologia na educação é um desafio que os gestores e reitores de instituições de ensino de todos os níveis precisam enfrentar.

Isso porque as novas gerações são digitais e conectadas, o que mudou até mesmo a forma de estudo. Além disso, a pandemia impulsionou muito o mercado da educação nesse sentido.

As novas tendências foram implementadas nas escolas e faculdades, para que os alunos pudessem seguir estudando e aprendendo durante o período de isolamento social que enfrentamos.

A tendência é que, com a chegada da internet 5G, o uso da tecnologia na educação seja ainda mais evidente. E é por isso que é tão importante estar atento às novidades da área. Saiba mais lendo os tópicos a seguir!

Qual  o papel da tecnologia na educação?

A tecnologia na educação desempenha um papel cada vez mais relevante.

Isso porque ela impacta positivamente diversos aspectos do processo de aprendizagem. 

E aqui apresentamos algumas maneiras em que a sua aplicação em sala de aula e fora dela contribuem para o aprendizado.

Tornar o ensino mais atrativo para os alunos

A tecnologia na educação oferece inúmeras ferramentas interativas e recursos multimídias que tornam o ensino mais dinâmico e atraente para os alunos.

Por exemplo, eles contam com vídeos, animações, jogos educacionais e plataformas de aprendizagem adaptativa.

Esses são apenas alguns casos de como a tecnologia pode cativar a atenção dos estudantes. 

Além disso, toda essa interatividade abre um leque de possibilidades de explorar conceitos de forma mais prática e envolvente, estimulando o interesse e a motivação dos alunos pelo aprendizado.

Facilitar o trabalho dos professores

A tecnologia também desempenha um papel fundamental na otimização do trabalho dos professores. 

E isso ocorre graças a plataformas de gestão educacional e softwares de organização que permitem que os professores:

  • administrem melhor o planejamento das aulas;
  • criem atividades personalizadas;
  • acompanhem o desempenho dos alunos;
  • forneçam feedback mais individualizado. 

Além disso, a tecnologia proporciona acesso rápido a recursos educacionais online, permitindo que os professores encontrem materiais complementares e atualizados para enriquecer suas aulas.

Aproximar os alunos do conteúdo lecionado

A tecnologia pode ser usada para estabelecer conexões mais profundas entre os alunos e o conteúdo lecionado. 

Isso porque, com o acesso à internet, os estudantes podem pesquisar, explorar diferentes perspectivas e acessar informações atualizadas sobre os temas estudados em sala de aula. 

Além do mais, ferramentas de colaboração e comunicação online permitem que os alunos compartilhem conhecimentos, trabalhem em projetos conjuntos e participem de debates e discussões.

Tudo isso colabora para aproximá-los do conteúdo e tornar a aprendizagem mais significativa.

Tecnologia na educação

Flexibilidade no acesso à educação

A tecnologia na educação possibilita o acesso à aprendizagem de forma mais flexível e inclusiva. 

Afinal, a educação a distância e o ensino online permitem que alunos de diferentes regiões ou com limitações de tempo e mobilidade tenham a oportunidade de estudar e se capacitar.

Na prática, isso ocorre graças a plataformas de ensino online e ambientes virtuais de aprendizagem.

Elas conseguem tornar a educação a distância uma realidade acessível para muitos estudantes. 

E isso possibilita que pessoas que residem em áreas remotas ou não têm condições de se deslocar para frequentar aulas presenciais tenham acesso aos conteúdos educacionais.

Também existe a praticidade das aulas gravadas e conteúdos On-Demand.

Com esses formatos, os alunos têm a flexibilidade de assistir às aulas no momento que for mais conveniente para eles, permitindo que adequem seus estudos aos compromissos diários.

Aprendizagem personalizada 

Por fim, a tecnologia na educação possibilita a criação de ambientes de aprendizagem personalizados, adaptados às necessidades e ritmos de cada aluno. 

Tal modelo de aprendizagem é possível graças a softwares educacionais com recursos de inteligência artificial e aprendizagem adaptativa.

Eles podem identificar as lacunas de conhecimento dos alunos e fornecer materiais de estudo adequados para preenchê-las.

Além disso, a personalização também pode ser aproveitada na hora de dar feedbacks e fazer avaliações individuais. 

Isso porque com o auxílio da tecnologia, os professores podem fornecer retornos individualizados aos alunos, apontando suas áreas de melhoria e reforçando seus pontos fortes. 

Além disso, a tecnologia permite a realização de avaliações personalizadas, que avaliam o conhecimento e o desempenho de cada aluno de acordo com suas habilidades específicas.

6 projetos para alavancar sua instituição de ensino usando tecnologia

Para promover o uso de tecnologia na educação, é importante que você conheça o que já está dando certo nas instituições de ensino pelo mundo. Veja, na sequência, alguns exemplos!

1.   Jogos online

Os jogos online são ótimos para promover o aprendizado em todos os níveis de educação. Para utilizá-los, as instituições de ensino devem contratar licenças ou até mesmo desenvolver os próprios games.

Para estudar matemática financeira, por exemplo, os alunos podem jogar um jogo que simula o dia a dia de um comércio, que precisa receber pagamentos, realizar pagamentos, entre outros.

2.   Bibliotecas digitais

As bibliotecas digitais reúnem livros, revistas acadêmicas, videoaulas e outros tipos de conteúdo acadêmico em formatos digitais.

Dessa forma, os alunos poderão acessar os materiais de estudo usando o tablet ou celular. Não será mais preciso sair por aí com uma mochila pesada e cheia de livros!

3.   Podcasts

Os podcasts estão cada vez mais populares e são alternativas interessantes para promover o uso da tecnologia na educação.

A sua instituição de ensino pode realizar entrevistas com especialistas em assuntos trabalhados em salas de aula, debates entre professores etc.

Depois, os áudios podem ser disponibilizados para que os acadêmicos escutem onde e quando quiserem.

4.   Recursos de realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que possibilita a sobreposição de elementos virtuais à nossa visão da realidade.

Dessa forma, pode-se utilizar esse recurso para aperfeiçoar o ensino em sala de aula. Ao estudar Geografia, por exemplo, os alunos utilizam aplicativos de realidade aumentada para visualizar melhor os mapas dos países.

5.   Salas de aulas tecnológicas

Aprender de forma criativa e com experiências sensoriais é sempre mais produtivo! Por isso, a sua instituição deve investir em salas de aula mais tecnológicas.

Projetores, telas e materiais audiovisuais podem ser instalados, para propiciar uma melhor experiência de ensino aos alunos durante as aulas.

6.   Diplomas digitais

As instituições de ensino superior já são obrigadas a fornecer diplomas digitais para os alunos que concluem cursos de graduação.

O diploma digital proporciona muito mais segurança e agilidade, além de reduzir custos para as faculdades e universidades.

Principais vantagens do uso de tecnologia na educação

O uso de tecnologia na educação proporciona vantagens incríveis para os professores, estudantes e gestores. Quer conhecer algumas delas? Então, confira abaixo!

Personalização do aprendizado

Cada pessoa tem as suas preferências na hora de estudar. Há alunos que fixam melhor o conteúdo quando fazem leituras e outros quando assistem uma videoaula, por exemplo.

Graças a tecnologia, as instituições de ensino podem oferecer conteúdos em formatos dos mais variados. Assim, os acadêmicos podem personalizar o aprendizado, de acordo com as suas preferências.

Autonomia dos estudantes

O uso da tecnologia na educação possibilita que os alunos se tornem agentes ativos na construção do conhecimento.

Entre as metodologias aplicadas para que a autonomia seja estimulada encontra-se a sala de aula invertida.

Nesse formato, os estudantes realizam suas atividades em casa, por meio de materiais disponibilizados pela instituição ou pesquisa própria. Depois, presencialmente, fazem debates e esclarecem dúvidas com o professor.

Facilidade para implementação de metodologia EAD ou híbrida

Uma pesquisa realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) concluiu que apenas 22% dos estudantes que ingressam em instituições de ensino superior querem estudar apenas na modalidade presencial.

Tal número acende um alerta para as faculdades, que devem implementar metodologias EAD ou híbridas em suas aulas. Com os recursos tecnológicos, isso fica muito mais fácil, tendo em vista que são muitas as atividades educacionais que podem ser feitas a distância.

Principais desafios do uso de tecnologia na educação

Como você pode perceber, o uso de tecnologia na educação é um caminho sem volta e repleto de vantagens.

Porém, existem desafios nesse percurso! Conheça alguns dos principais e como superá-los.

Preparação do corpo docente

Os professores devem estar constantemente preparados para lidar com as novas tecnologias e os novos perfis de alunos.

Por isso, promover cursos de atualização e aperfeiçoamento para o corpo docente é algo extremamente necessário.

Aplicação de metodologias inovadoras

As instituições de ensino também precisam sempre aplicar metodologias inovadoras para acompanhar a evolução do mercado educacional.

Ou seja, deve-se estar sempre de olho em novas tecnologias e recursos que podem ser implementados. Veja o que é novidade lá fora, por exemplo, e traga para a sua instituição antes que a concorrência faça.

Adequação da infraestrutura

Para muitas escolas de ensino, o investimento em infraestrutura para a adoção das tecnologias no ensino também é um desafio a ser superado.

Otimizar os custos em infraestrutura é possível, quando você tem parceria com empresas que fornecem recursos exclusivos, como a Office Total.

Nós oferecemos locação de equipamentos modernos, como notebooks, chromebooks e tablets. Além disso, também conta com projetos de impressão e digitalização customizados.

Também temos em nosso portfólio a carteirinha do estudante digital e o diploma digital. Eles trazem muito mais praticidade para os estudantes.

Em suma, a Office Total tem tudo o que a sua instituição precisa para implementar o uso de tecnologia na educação. Entre em contato conosco e saiba mais!