O DaaS se trata da abreviação de Desktop as a Service e é uma ótima adesão para empresas que querem que os seus dispositivos se incluam na lista de despesas e não na de investimentos.

Ao fazer essa mudança, todos os custos de manutenção e reparo ficam nas mãos do provedor do DaaS, que irá gerenciar, por exemplo, o backup e armazenamento de dados, além da atualização de softwares e segurança de suas informações.

Além disso, um dos pontos de destaque deste modelo de serviço é a possibilidade de o expandir ou reduzir conforme a sua demanda, uma vez que você paga somente pelo que usa.

E aí, despertamos a sua curiosidade para entender mais sobre esse serviço? Então, siga a leitura do nosso artigo para ficar por dentro de tudo sobre o DaaS!

Veja também:

O que é DaaS?

O Desktop as Service (DaaS) é um serviço em nuvem capaz de disponibilizar desktops virtuais para o seu negócio.

Para isso acontecer, ele usa um servidor que hospeda diversos desktops de computadores pessoais de uma só vez.

Para o time de TI, esse é o serviço dos sonhos, pois torna mais fácil a automatização das alterações nos sistemas, ao invés de precisarem fazer login em cada computador para realizar uma atualização.

Com isso, o time de TI tem uma atividade manual a menos e, ao mesmo tempo, tem todos os desktops e aplicativos digitais da empresa funcionando com a máxima disponibilidade.

Quais são os tipos de DaaS?

O DaaS tem atualmente dois tipos de desktops: persistente e não persistente. Abaixo, conheça melhor cada um deles.

Desktop persistente

Já avisamos que esse é um tipo de desktop mais caro, devido a exigência de um armazenamento maior de dados.

Ele é direcionado a usuários que querem personalizar o seu desktop, para que cada vez que logarem, tenham a mesma aparência.

Desktop não persistente

Este já é uma opção mais barata e também mais básica.

Em linhas gerais, ele é focado no acesso de colaboradores temporários, prestadores de serviço ou visitantes.

Desta forma, sempre que o usuário que está o usando faz logoff, o desktop é todo apagado.

Como funciona o modelo DaaS?

Para te ajudar a entender como funciona o modelo DaaS, vamos exemplificar como geralmente as empresas funcionam sem ele.

De maneira geral, a equipe de TI costuma fazer login em todos os computadores individuais dos colaboradores para realizar, por exemplo, atualizações no sistema ou alterações padrões.

Mas ao aderir ao DaaS, que é um tipo de infraestrutura hospedada em nuvem, isso se torna mais prático.

Isso porque os desktops de todos os colaboradores, internos ou remotos, ficam conectados a um servidor na nuvem que garante que essas atualizações ou alterações sejam realizadas.

Desta forma, o time de TI de uma empresa consegue acessar com segurança todos os sistemas, sem precisar ir de máquina em máquina.

Prático, não é mesmo?

O que abrange um serviço de Daas?

Ao falarmos do que abrange um serviço de DaaS, o ponto mais importante é que ele é flexível, então, pode ser adaptado de acordo com a demanda da sua empresa.

Sabendo disso, os equipamentos podem ser montados e ter configurações especiais de acordo com cada colaborador e as suas atividades.

Por exemplo, os que precisam de softwares que exigem muito do hardware podem ter equipamentos com melhores capacidades, para que as suas atividades sejam feitas com mais praticidade e qualidade.

Já para o time de TI, o DaaS abrange uma facilidade do gerenciamento de todo parque tecnológico da empresa, permitindo que eles mantenham a infraestrutura sempre atualizada para que todos produzam melhor.

Esse serviço também é perfeito para empresas que têm muitos colaboradores remotos ou em várias regiões do país.

Para além disso, o DaaS garante abrange mais segurança da informação, pois a segurança da informação é fundamental para proteção de dados de um negócio.

E por fim, mas não menos importante, o DaaS é um modelo mais sustentável, pois permite que empresas diminuam o consumo de eletrônicos e os gastos com manutenções, afinal, com seu uso a gestão se torna mais inteligente e permite que se aproveite melhor os dispositivos ao longo de sua vida útil.

o que é daas

Por que adotar o DaaS? Conheça os benefícios

Abaixo, separamos alguns benefícios de adotar o DaaS. Eles também irão te ajudar a entender melhor como funciona esse modelo de serviço. Confira!

Redução de custos

A redução de custos é garantida com o DaaS, principalmente se levarmos em conta que vira e mexe novos hardwares aparecem.

Assim, com o DaaS, você pode implementar novos hardwares ou qualquer outra nova tecnologia, sem a necessidade de trocar máquinas.

Na questão financeira, o pagamento do DaaS também é um grande benefício, pois ele pode ser mensal ou por assinatura, permitindo que você controle seus gastos e pague apenas pelo desktop ou aplicativo que usar.

Segurança de dados

Se você segue em busca de mais segurança para o seu negócio, o DaaS pode te ajudar.

Como ele é um sistema em nuvem, o serviço conta com monitoramento, backup contínuo, sincronização de dados, atualização centralizada, criptografia e outros meios de combater perdas ou invasões.

Então, se um laptop ou dispositivo móvel for roubado, é simples, basta o desconectar do serviço.

Desta forma o DaaS se torna ideal para proteger dados de sua empresa, de seus colaboradores e, claro, de seus clientes.

Redução do ambiente físico

Já imaginou conseguir deixar os espaços de trabalho menores, mas ao mesmo tempo mais robustos?

Com o DaaS, essa ideia sai do papel, pois o serviço permite que você troque as máquinas grandes de seu negócio por desktops pequenos e compactos.

Eles se encaixam em qualquer espaço, otimizam os lugares e deixam as salas mais cleans, além de fornecerem as mesmas opções de aplicativos, sistemas e segurança de outros computadores.

Maior personalização

Se a sua empresa conta atualmente com um parque tecnológico pesado e imóvel, é provável que você tenha dificuldades em personalizá-lo conforme as tendências de mercado e mudanças econômicas.

Mas ao implementar o DaaS, como a locação de computadores, por exemplo, você encontra mais facilidade em aprovar medidas de acordo com mudanças e tendências.

Dessas mudanças, podemos citar, por exemplo, o enxugamento de gastos com colaboradores, como o downsizing ou a adoção do home office.

Notou como desta maneira a flexibilidade e personalização acontece de forma mais fluida e eficiente?

Aumento da produtividade

Com computadores atualizados com mais praticidade por parte da TI, o reflexo na produtividade dos colaboradores é imediato, pois eles raramente terão problemas com suas máquinas e poderão focar mais em suas atividades.

Além do mais, quando os colaboradores estão a distância ou quando há trabalhadores sazonais no time, eles podem acessar aplicativos, desktops, dados e muito mais com extrema segurança nesse modelo.

Essa praticidade fica totalmente atrelada a produtividade, uma vez que não importa onde esteja, o trabalho fica fácil de ser realizado.

Equipamentos de alto desempenho

Quando uma máquina não consegue atuar com seu bom desempenho, ela prejudica o colaborador que trabalha com ela e também a segurança da empresa, pois a implementação de sistemas que garantem a seguridade se torna mais complicada.

Mas trocar máquinas com frequência também não é a melhor opção para empresas, tendo em vista o alto custo que isso exige.

Então, a locação de todo parque tecnológico pode ser vista como uma ótima opção para se manter atualizado e com equipamentos de alto desempenho.

Nesse cenário, os seus gastos são menores e você paga apenas pelos serviços que usa, com as configurações que melhor se adequam ao seu negócio.

Sustentabilidade no TI

Se o seu negócio tem compromissos com o meio ambiente, os sistemas em nuvem ajudam a manter a sua TI mais sustentável.

Isso porque a computação em nuvem tem o poder de diminuir emissões de carbono, ajudando também no combate ao aquecimento global.

Além disso, ao adotar o DaaS junto com a virtualização de data centers e servidores, você reduz custos com energia, refrigeração, atualizações e manutenções.

funcionamento do modelo DaaS

Conclusão

Com esse artigo, nossa missão era te apresentar o DaaS, um serviço de nuvem que facilita o trabalho do time de TI quando o assunto é atualização e alteração de sistemas de todos os colaboradores de uma empresa.

Essa facilidade ocorre porque com a implementação do DaaS, os desktops de todos os trabalhadores ficam conectados a um servidor na nuvem, permitindo que tudo seja feito virtualmente.

Mas além de levar mais praticidade ao time de TI, o DaaS tem outros diversos benefícios que apresentamos ao longo deste artigo, como a redução de custos, segurança de dados, diminuição do ambiente físico, aumento da produtividade e até mesmo adesão de práticas mais sustentáveis de TI.

Falando em tecnologia, você conhece os nossos planos de assinatura de computadores para empresas?

Iniciar chat
Fale com um especialista!