daas desktop as a service

DaaS: o que é, benefícios e como funciona

O DaaS é um serviço em nuvem que disponibiliza desktops virtuais para o seu negócio em um servidor na nuvem, permitindo que sua equipe de TI automatize as alterações nos sistemas sem a necessidade de fazer login em cada computador individualmente.

Com o DaaS, a gestão pode se tornar mais prática e eficiente, garantindo que todos os desktops e aplicativos digitais da sua empresa funcionem com a máxima disponibilidade, mas, antes de adotar essa tecnologia, é preciso conhecê-la em detalhes.

Por isso, confira o texto a seguir e entenda o que é DaaS, os benefícios e como funciona!

Descomplique sua gestão tecnológica: Terceirize e otimize com a Office Total!

O que é DaaS?

O Desktop as Service (DaaS) é um serviço em nuvem capaz de disponibilizar desktops virtuais para o seu negócio.

Para isso acontecer, ele usa um servidor que hospeda diversos desktops de computadores pessoais de uma só vez.

Para o time de TI, esse é o serviço dos sonhos, pois torna mais fácil a automatização das alterações nos sistemas, ao invés de precisarem fazer login em cada computador para realizar uma atualização.

Com isso, o time de TI tem uma atividade manual a menos e, ao mesmo tempo, tem todos os desktops e aplicativos digitais da empresa funcionando com a máxima disponibilidade.

Quais são os tipos de DaaS?

O DaaS tem atualmente dois tipos de desktops: persistente e não persistente. Abaixo, conheça melhor cada um deles.

Desktop persistente

Já avisamos que esse é um tipo de desktop mais caro, devido a exigência de um armazenamento maior de dados.

Ele é direcionado a usuários que querem personalizar o seu desktop, para que cada vez que logarem, tenham a mesma aparência.

Desktop não persistente

Este já é uma opção mais barata e também mais básica.

Em linhas gerais, ele é focado no acesso de colaboradores temporários, prestadores de serviço ou visitantes.

Desta forma, sempre que o usuário que está o usando faz logoff, o desktop é todo apagado.

Como funciona o modelo DaaS?

Para te ajudar a entender como funciona o modelo DaaS, vamos exemplificar como geralmente as empresas funcionam sem ele.

De maneira geral, a equipe de TI costuma fazer login em todos os computadores individuais dos colaboradores para realizar, por exemplo, atualizações no sistema ou alterações padrões.

Mas ao aderir ao DaaS, que é um tipo de infraestrutura hospedada em nuvem, isso se torna mais prático.

Isso porque os desktops de todos os colaboradores, internos ou remotos, ficam conectados a um servidor na nuvem que garante que essas atualizações ou alterações sejam realizadas.

Desta forma, o time de TI de uma empresa consegue acessar com segurança todos os sistemas, sem precisar ir de máquina em máquina.

Prático, não é mesmo?

O que abrange um serviço de Daas?

o que é daas

Ao falarmos do que abrange um serviço de DaaS, o ponto mais importante é que ele é flexível, então, pode ser adaptado de acordo com a demanda da sua empresa.

Sabendo disso, os equipamentos podem ser montados e ter configurações especiais de acordo com cada colaborador e as suas atividades.

Por exemplo, os que precisam de softwares que exigem muito do hardware podem ter equipamentos com melhores capacidades, para que as suas atividades sejam feitas com mais praticidade e qualidade.

Já para o time de TI, o DaaS abrange uma facilidade do gerenciamento de todo parque tecnológico da empresa, permitindo que eles mantenham a infraestrutura sempre atualizada para que todos produzam melhor.

Esse serviço também é perfeito para empresas que têm muitos colaboradores remotos ou em várias regiões do país.

Para além disso, o DaaS garante abrange mais segurança da informação, pois a segurança da informação é fundamental para proteção de dados de um negócio.

E por fim, mas não menos importante, o DaaS é um modelo mais sustentável, pois permite que empresas diminuam o consumo de eletrônicos e os gastos com manutenções, afinal, com seu uso a gestão se torna mais inteligente e permite que se aproveite melhor os dispositivos ao longo de sua vida útil.

Por que adotar o DaaS? Conheça os benefícios

Abaixo, separamos alguns benefícios de adotar o DaaS. Eles também irão te ajudar a entender melhor como funciona esse modelo de serviço. Confira!

Redução de custos

A redução de custos é garantida com o DaaS, principalmente se levarmos em conta que vira e mexe novos hardwares aparecem.

Assim, com o DaaS, você pode implementar novos hardwares ou qualquer outra nova tecnologia, sem a necessidade de trocar máquinas.

Na questão financeira, o pagamento do DaaS também é um grande benefício, pois ele pode ser mensal ou por assinatura, permitindo que você controle seus gastos e pague apenas pelo desktop ou aplicativo que usar.

Segurança de dados

Se você segue em busca de mais segurança para o seu negócio, o DaaS pode te ajudar.

Como ele é um sistema em nuvem, o serviço conta com monitoramento, backup contínuo, sincronização de dados, atualização centralizada, criptografia e outros meios de combater perdas ou invasões.

Então, se um laptop ou dispositivo móvel for roubado, é simples, basta o desconectar do serviço.

Desta forma o DaaS se torna ideal para proteger dados de sua empresa, de seus colaboradores e, claro, de seus clientes.

Redução do ambiente físico

Já imaginou conseguir deixar os espaços de trabalho menores, mas ao mesmo tempo mais robustos?

Com o DaaS, essa ideia sai do papel, pois o serviço permite que você troque as máquinas grandes de seu negócio por desktops pequenos e compactos.

Eles se encaixam em qualquer espaço, otimizam os lugares e deixam as salas mais cleans, além de fornecerem as mesmas opções de aplicativos, sistemas e segurança de outros computadores.

Maior personalização

Se a sua empresa conta atualmente com um parque tecnológico pesado e imóvel, é provável que você tenha dificuldades em personalizá-lo conforme as tendências de mercado e mudanças econômicas.

Mas ao implementar o DaaS, como a locação de computadores, por exemplo, você encontra mais facilidade em aprovar medidas de acordo com mudanças e tendências.

Dessas mudanças, podemos citar, por exemplo, o enxugamento de gastos com colaboradores, como o downsizing ou a adoção do home office.

Notou como desta maneira a flexibilidade e personalização acontece de forma mais fluida e eficiente?

Aumento da produtividade

Com computadores atualizados com mais praticidade por parte da TI, o reflexo na produtividade dos colaboradores é imediato, pois eles raramente terão problemas com suas máquinas e poderão focar mais em suas atividades.

Além do mais, quando os colaboradores estão a distância ou quando há trabalhadores sazonais no time, eles podem acessar aplicativos, desktops, dados e muito mais com extrema segurança nesse modelo.

Essa praticidade fica totalmente atrelada a produtividade, uma vez que não importa onde esteja, o trabalho fica fácil de ser realizado.

Equipamentos de alto desempenho

Quando uma máquina não consegue atuar com seu bom desempenho, ela prejudica o colaborador que trabalha com ela e também a segurança da empresa, pois a implementação de sistemas que garantem a seguridade se torna mais complicada.

Mas trocar máquinas com frequência também não é a melhor opção para empresas, tendo em vista o alto custo que isso exige.

Então, a locação de todo parque tecnológico pode ser vista como uma ótima opção para se manter atualizado e com equipamentos de alto desempenho.

Nesse cenário, os seus gastos são menores e você paga apenas pelos serviços que usa, com as configurações que melhor se adequam ao seu negócio.

Sustentabilidade no TI

funcionamento do modelo DaaS

Se o seu negócio tem compromissos com o meio ambiente, os sistemas em nuvem ajudam a manter a sua TI mais sustentável.

Isso porque a computação em nuvem tem o poder de diminuir emissões de carbono, ajudando também no combate ao aquecimento global.

Além disso, ao adotar o DaaS junto com a virtualização de data centers e servidores, você reduz custos com energia, refrigeração, atualizações e manutenções.

 Manutenção automatizada

Como o serviço DaaS é baseado na nuvem, atualizações e manutenções são feitas automaticamente, o que torna possível a redução do tempo e os recursos necessários para a manutenção de máquinas e sistemas.

Em outras palavras, a metodologia não só facilita a vida da equipe de TI, como também aumenta a produtividade dos colaboradores, uma vez que eles não precisam se preocupar com questões técnicas e podem focar no que realmente importa: demais tarefas referentes às metas da companhia.

Entenda as principais diferenças entre softwares convencionais e DaaS

Softwares convencionais são aqueles que você compra, instala e gerencia em seu próprio dispositivo. 

Ou seja, softwares tradicionais têm necessidade de atualizações manuais, manutenção e solução de problemas, sem mencionar a necessidade de hardware robusto para rodar os programas em toda a sua capacidade.

A utilização dos softwares convencionais pode ter um custo de capital inicial elevado, além de demandar uma equipe de TI dedicada para gerenciá-los.

Por outro lado, DaaS é um modelo de serviço em que o desktop é hospedado na nuvem e acessado por meio de uma conexão à internet.

O fornecedor de DaaS gerencia a infraestrutura de back-end, incluindo segurança, atualizações e manutenção.

Esse modelo reduz a carga de trabalho da equipe de TI e elimina a necessidade de investimentos em hardware de alto desempenho.

Exemplos de usos possíveis de DaaS

À medida que o DaaS continua a ganhar popularidade, muitas empresas estão descobrindo os diversos usos possíveis dessa solução inovadora.

Veja a seguir alguns exemplos de casos de uso que demonstram o potencial dessa tecnologia:

Gerenciar dispositivos próprios (BYOD)

O conceito de Bring Your Own Device (BYOD) permite que os funcionários usem seus próprios dispositivos no ambiente de trabalho.

No entanto, gerenciar uma variedade de dispositivos e sistemas operacionais diferentes pode ser desafiador para a equipe de TI.

É aí que o DaaS pode ser uma solução eficaz.

Ao adotar essa metodologia, as empresas podem fornecer um ambiente de trabalho virtual padronizado para seus funcionários, independentemente dos dispositivos que utilizem.

Os novos Call Centers

Os call centers são fundamentais para muitas empresas, mas gerenciar uma infraestrutura física de telefonia e computadores pode ser custoso e complexo.

Com o DaaS, os call centers podem migrar para uma abordagem baseada em nuvem, aproveitando os benefícios dessa tecnologia.

Em outras palavras, os agentes de call center podem acessar desktops virtuais a partir de qualquer localização, usando dispositivos simples, como laptops ou thin clients, permitindo que as empresas aumentem facilmente sua capacidade de atendimento, adicionando ou removendo agentes conforme necessário, sem precisar investir em infraestrutura adicional.

Plataforma no-code para criação de aplicativos

Existem plataformas no-code que integram o DaaS, permitindo que os usuários criem aplicativos personalizados por meio de interfaces visuais intuitivas, sem escrever código. Com essa abordagem, as empresas podem acelerar o desenvolvimento de aplicativos, economizar custos e manter o controle total sobre o processo.

Bancos e fintechs

A indústria bancária e as fintechs estão constantemente buscando maneiras de aprimorar a eficiência operacional e a segurança dos dados.

Nesse contexto, o DaaS pode ser uma solução valiosa para essas organizações, permitindo que elas forneçam serviços bancários seguros e acessíveis em qualquer lugar.

Com essa metodologia, os bancos e as fintechs podem oferecer aos clientes acesso a aplicativos bancários e serviços financeiros por meio de desktops virtuais, garantindo que os dados sensíveis estejam protegidos na nuvem, ao mesmo tempo em que permite uma experiência de usuário mais consistente e conveniente.

Aumente a eficiência operacional do seu negócio: alugue notebooks, desktops e tablets com a Office Total

Conclusão

Na Office Total, oferecemos equipamentos de última geração, suporte técnico especializado e uma infraestrutura completa para atender as demandas do seu negócio e ajudar você a implementar a tecnologia DaaS.

Nossa assinatura de notebooks, desktops e tablets proporcionam eficiência operacional, performance e inteligência ao seu negócio.

Se você busca simplificar sua gestão tecnológica, reduzir custos, aumentar a segurança e a produtividade, além de ter equipamentos de alto desempenho, o aluguel de notebooks, desktops e tablets é a solução ideal.

Entre em contato com nossos especialistas e descubra como podemos impulsionar o sucesso da sua empresa.