Evitar no show de pacientes

5 dicas de como evitar no-show de pacientes

Saber como evitar no-show de pacientes no ramo de cuidados médicos, como hospitais e clínicas é fundamental.

O no-show trata-se de quando um paciente agendado não comparece para a consulta ou o exame, independentemente da razão e se houver justificativa ou não. 

E saber evitar no-show de pacientes é importante porque essa prática tem um impacto negativo no aspecto financeiro, administrativo e operacional da instituição.

Além de afetar negativamente outros pacientes que aguardam atendimento.

Afinal, isso gera desconforto considerável na gestão da instituição e para a equipe médica. 

Seja pelo preparo prévio dos equipamentos e do ambiente para receber o paciente, ou simplesmente devido à ausência não planejada do paciente no compromisso agendado.

Como essa prática pode afetar significativamente a receita das instituições, pois resulta na perda de entrada de caixa, preparamos este artigo para ajudar você a entender como evitar no-show de pacientes. 

O que é no-show?

No-show é um termo que refere-se à situação em que uma pessoa, com uma reserva ou compromisso agendado, não comparece ou não aparece na hora marcada, sem cancelar ou comunicar previamente.

Em outras palavras, trata-se de alguém que não cumpriu com seus compromissos e faltou, sem dar qualquer justificativa.

Esse evento pode acontecer no ambiente médico, em hotéis, reservas de restaurantes, voos e eventos. 

Nessas circunstâncias, a ausência de um cliente ou participante sem aviso prévio pode acarretar consequências negativas para a empresa ou prestador de serviços. 

O resultado é visto na perda de receita, desperdício de recursos e até em problemas relacionados à organização e logística, justamente por isso é importante saber evitar no-show de pacientes.

No-show no contexto médico

Dentro do contexto médico, a ausência não notificada, conhecida como “no-show”, acontece quando um paciente agendado para uma consulta ou procedimento médico não comparece, sem aviso prévio ou cancelamento.

Nesse cenário, médicos e clínicas são afetados negativamente, uma vez que reservam um tempo específico para atender cada paciente, direcionando recursos e pessoal para esse fim. 

Então, quando um paciente não comparece, esses recursos são desperdiçados, resultando em impactos na eficiência e na capacidade de atendimento de outros pacientes.

Para sua instituição não passar por isso, separamos neste artigo algumas dicas de como evitar no-show de pacientes. 

Qual o impacto do no-show em hospitais?

O impacto do no-show em hospitais pode ser visto principalmente em termos de receita, uma vez que os profissionais de saúde reservam um tempo considerável para atender um paciente que acaba não comparecendo. 

Isso resulta em perda direta de receita e ociosidade, já que o horário não pode ser preenchido por outro paciente.

Além disso, a falta de comparecimento implica na ociosidade de recursos da clínica, como salas de exame, equipamentos e funcionários, durante o horário agendado. 

Isso pode levar a uma utilização ineficiente dos recursos disponíveis e afetar a produtividade geral da clínica.

Vale destacar que o impacto do no-show em hospitais também acarreta um aumento dos custos operacionais. 

Por exemplo, quando funcionários são designados para atender um paciente específico e este não aparece, o tempo dos funcionários é desperdiçado, resultando em um aumento do custo por paciente atendido.

Por fim, a ausência de pacientes agendados pode impactar outras pessoas. 

Afinal, quando um paciente não comparece, a clínica precisa reorganizar sua programação e realocar sua equipe para evitar lacunas na agenda, o que pode afetar a dinâmica geral. 

Assim, é necessário realizar um trabalho extenso de logística imediatamente para evitar um efeito cascata.

Quais são as principais causas do no-show em hospitais?

Abaixo, apresentamos as principais causas do no-show em hospitais e, adiante, explicamos como evitar no-show de pacientes.

Como evitar no show de pacientes

Imprevistos dos pacientes

Uma das principais causas de no-show em hospitais é a ocorrência de imprevistos pessoais. 

Embora compreensível, é também a mais desafiadora de combater, pois os pacientes não podem prever tais eventos e entrar em contato com a instituição com antecedência para cancelar ou reagendar o compromisso.

Esses imprevistos pessoais podem ser variados, como:

  • problemas no trânsito;
  • condições climáticas adversas;
  • doenças próprias ou de familiares;
  • impedimentos no trabalho;
  • falta de cuidadores para os filhos no momento da consulta ou do exame.

Nesses casos, é aconselhável orientar os pacientes a entrarem em contato com o hospital ou a clínica médica se algo imprevisto ocorrer.

Este aviso possibilita o reagendamento do horário e evitar mais prejuízos financeiros para a instituição.

Esquecimento do agendamento da consulta

O esquecimento do horário agendado é comum, especialmente quando a consulta ou exame é marcado com considerável antecedência. 

Nesses casos, muitas pessoas simplesmente se esquecem do compromisso ou lembram dele em cima da hora, não tendo mais tempo suficiente para comparecer à instituição.

Desistência

A desistência de comparecer, ao contrário do esquecimento, ocorre quando o paciente não está disposto a esperar o tempo de atendimento ou agenda outro compromisso para o mesmo horário, optando por não comparecer à consulta ou ao exame.

No primeiro caso, mesmo que a pessoa chegue ao consultório, é comum que ela desista e vá embora se houver atrasos por parte da instituição.

Ou ela pode simplesmente sair devido ao cansaço de esperar pela sua vez.

Falha na comunicação durante o agendamento da consulta

Não podemos subestimar o fato de que alguns pacientes podem subvalorizar a importância das consultas médicas regulares ou não compreender completamente os benefícios de comparecer a consultas agendadas.

Nessa situação, uma comunicação direta e clara pode ser uma abordagem eficaz.

Como diminuir o no-show em hospitais?

Abaixo, apresentamos algumas estratégias de como evitar no-show de pacientes e diminuir esses acontecimentos. Acompanhe.

no-show de pacientes

Use um sistema para gestão dos agendamentos

Realizar múltiplas chamadas telefônicas para confirmar agendamentos consome tempo e recursos consideráveis. 

Portanto, é importante fazer uso de tecnologias que simplificam a comunicação entre hospitais, clínicas e pacientes para evitar no-show de pacientes. 

Neste sentido, o uso de canais, como WhatsApp, SMS e e-mail, é bastante eficaz.

Mas há também a opção de adotar softwares que enviam lembretes de agendamento de consultas ou exames. 

Escolha a solução que melhor se adapta às necessidades da sua instituição e coloque-a em prática.

Notifique o paciente sobre a consulta

É essencial lembrar os clientes sobre a consulta agendada para evitar no-show de pacientes. 

Hoje em dia, isso pode ser feito de forma automatizada, principalmente com os softwares que citamos acima, sem esforços manuais. 

Escolha sistemas modernos que podem eficientemente otimizar esse processo, poupando tempo e recursos.

Faça a conscientização dos pacientes sobre a falta

Além de implementar técnicas que promovam o comprometimento, uma boa estratégia para evitar no-show de pacientes é ressaltar a importância de honrar os compromissos aos pacientes. 

A consciência deles depende, também, do exemplo dado pelos profissionais de saúde.

Portanto, evite faltas e atrasos excessivos, que podem transmitir uma mensagem negativa sobre a pontualidade.

Tenha uma agenda organizada para entrar em contato como paciente

A desorganização na agenda pode resultar em confusões e dificuldades no gerenciamento do tempo, levando a erros internos, como intervalos excessivos e lacunas na programação.

Neste sentido, controlar o tempo médio de cada consulta, especialmente considerando variações no caso de novos pacientes, e estabelecer intervalos para descanso e preparação são fundamentais para garantir uma agenda eficiente e evitar contratempos.

Adote medidas punitivas

Por fim, uma forma de evitar no-show de pacientes é implementar medidas punitivas.

Por exemplo, a aplicação de multas, a exigência de marcação presencial após uma falta, o retorno ao final da fila de espera em caso de ausência não notificada e a solicitação de pagamento antecipado, funcionam como uma espécie de reserva e aumentam o comprometimento do paciente.

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No-show hospitais

Conclusão

Como você viu, existem diversas maneiras de evitar no-show de pacientes, ou seja, o não comparecimento de pacientes agendados.]

E conhecer essas estratégias para evitar no-show de pacientes é importante porque essa atitude representa um desafio significativo para os hospitais e clínicas médicas. 

Afinal, além dos impactos diretos nas receitas e na eficiência operacional, a falta de comparecimento dos pacientes resulta em uma utilização ineficiente dos recursos disponíveis, acarretando custos adicionais. 

Neste cenário, algumas dicas que apresentamos aqui de como evitar no-show de pacientes é manter a organização e a comunicação eficaz, juntamente com políticas flexíveis de cancelamento.

Além disso, a manutenção da pontualidade no atendimento por parte dos profissionais de saúde é essencial para garantir uma experiência positiva e construir uma relação de confiança com os pacientes.

No mais, não se esqueça de implementar estratégias que incentivem a pontualidade dos pacientes, seja por meio de incentivos ou consequências, a fim de reduzir ainda mais o no-show. 

Ao adotar abordagens proativas e transparentes para evitar no-show de pacientes, é possível promover uma cultura de comprometimento e responsabilidade, criando um ambiente propício para um atendimento médico eficiente e de qualidade. 

E combinando tecnologias avançadas de agendamento e comunicação direta com os pacientes, sua instituição pode enfrentar o desafio do no-show de forma eficaz, promovendo uma experiência de cuidados médicos mais aprimorada e satisfatória para todos os envolvidos.