radiologia digital

Conheça a radiologia digital, seus equipamentos e funcionamento

A radiologia digital é uma tecnologia moderna e atualizada que permite que profissionais da saúde tenham em mãos diagnósticos mais precisos sobre os seus pacientes.

Isso porque essa radiologia entrega imagens mais realistas e detalhadas que permitem uma visualização mais específica para os profissionais darem diagnósticos mais certeiros.

E se você quer saber outros benefícios da radiologia digital, basta seguir a leitura conosco ao longo desse artigo, pois vamos desvendar como essa nova tecnologia pode ser extremamente benéfica para hospitais e clínicas.

O que é a radiologia digital

A radiologia digital é uma técnica que permite o uso do computador para visualizar as estruturas internas do organismo de uma pessoa com mais detalhes e mais precisão.

A sua principal característica é a eliminação do uso de filmes radiográficos uma vez que as imagens são enviadas para uma tela de computador.

Essa é uma inovação no setor da saúde que torna mais fácil a obtenção de diagnósticos, abrindo espaço para que profissionais consigam fazer tratamentos mais assertivos em seus pacientes, pois eles têm diagnósticos mais precisos.

Ou seja, a digitalização da radiologia é algo benéfico tanto para profissionais da saúde, como para seus pacientes – mas os benefícios para ambos não param por aí! E no decorrer desse artigo vamos apresentar vários deles.

Como funciona a radiologia digital

A radiologia digital funciona por meio da captura de imagens e envio das mesmas para uma tela de computador em que elas podem ser editadas, analisadas, impressas ou armazenadas.

Similar ao raio-x que já conhecemos tradicionalmente, com essa técnica nós eliminamos os filmes radiográficos que eram que garantiam a visualização dos exames.

E para que tudo isso funcione na prática, temos duas categorias com equipamentos diferentes: radiologia digital indireta (CR) e radiologia digital direta (DR). Falaremos em mais detalhes sobre ambas logo abaixo.

Tipos de equipamentos na radiologia digital

Existem dois equipamentos para realizar a radiologia digital, que são dividas em duas categorias: a radiologia digital indireta (CR) e a radiologia digital direta (DR).

Embora sejam bem parecidas, na radiologia digital indireta existe a necessidade de um leitor de placas para que a transferência do exame seja feita para um computador.

Enquanto isso, na radiologia digital direta (DR), o exame é transferido do aparelho direto para o computador.

Na sequência, damos mais detalhes sobre esses dois modelos. Acompanhe.

radiologia digital indireta (CR)

A radiologia digital indireta (CR) trabalha com equipamentos que têm um chassis para receber uma placa de fósforo digital sensível à radiação, na qual as imagens são digitalizadas.

Depois da aplicação dos raios X essa placa recebe a imagem do paciente que está passando pelo exame.

Na sequência, a placa é colocada em um leitor para que a transferência seja feita para um computador.

Radiologia digital direta (DR)

A diferença dos equipamentos digitais diretos é que eles não necessitam de uma placa digital e nem de um leitor desta placa.

Com eles os raios-x são capturados através de uma placa de circuitos sensíveis à radiação capazes de gerar a imagem automaticamente e enviá-la para o computador.

Diferenças da radiologia digital para a convencional

Diferenças da radiologia digital para a convencional

As diferenças entre a radiologia digital e radiologia convencional podem ser observadas nos tipos de equipamentos, na qualidade das imagens obtidas e no tempo de espera para o resultado das imagens.

Mas antes de entrarmos em detalhes sobre essas diferenças, vamos explicar como funciona a radiologia convencional.

Neste método os equipamentos emitem radiação contra o corpo do paciente, com tudo controlado pelo radiologista.

Assim os tecidos humanos absorvem uma quantidade de radiação, fazendo com que os raios-x do equipamento atinjam um filme radiográfico com intensidades diferentes.

O processo segue como filme radiográfico queimando ao receber a radiação de acordo com o nível que é emitido.

Depois é preciso que o filme seja revelado para que um especialista consiga analisar as imagens.

A revelação do filme entrega imagens em tons de branco e cinza, em que os tons mais brancos dizem respeito aos materiais densos que absorvem a radiação e impedem que o filme se queime.

Enquanto isso, os tons mais escuros dizem respeito às estruturas menos densas em que a maioria dos raios-x conseguem atravessar e queimar o filme.

É importante destacar que aplicar radiação no corpo humano não é algo saudável, justamente por isso os radiologistas trabalham com protocolo em que precisam regular os equipamentos para que a menor quantidade de radiação possível seja despejada nos pacientes.

Todo esse processo é diferente da radiologia digital, começando pelos equipamentos, que na radiologia convencional exigem bastante espaço para uso e grandes esforços de seus operadores.

Já o processo digital é portátil e permite mais mobilidade de acordo com o que cada exame precisa.

O resultado das imagens também torna esses dois métodos diferentes, sendo que na radiologia comum é preciso usar chapas para obtê-las, tornando essa técnica mais demorada, cara e nada sustentável.

Com raio-x digital tudo é entregue automaticamente em uma tela de computador, tornando o processo mais econômico e eliminando problemas como descarte de elementos tóxicos na natureza, como amônia, cromo, acetato e outros solventes. 

No mais, a radiologia digital se diferencia da radiologia convencional no tempo de espera para os resultados, em que no primeiro método pode ser obtido em questão de segundos ou minutos, enquanto no método tradicional é preciso  esperar até uma hora para conseguir os resultados.

Quais são as vantagens da radiologia digital

As vantagens da radiologia digital vão desde uma imagem com qualidade mais elevada, menos emissão de radiação e rapidez na emissão de laudos, até maior mobilidade, segurança no armazenamento de documentos e sustentabilidade.

Abaixo, entenda melhor todas essas vantagens.

Qualidade da imagem mais elevada

A radiografia convencional ainda não permite que as imagens sejam capturadas com mais exatidão, principalmente por conta do contraste que  diferencia densidade entre os tecidos.

Isso tudo resulta em uma imagem que não é fiel a anatomia do paciente e torna mais difícil para o profissional da saúde realizar a leitura exata de um exame.

Mas com a radiografia digital é mais fácil identificar as possíveis anomalias, uma vez que as imagens entregues pelos equipamentos são realistas e nítidas, mostrando os mínimos detalhes, formas e densidade.

Assim os profissionais de hospitais e clínicas têm em mãos uma visão exata da anatomia natural de seus pacientes e conseguem dar diagnósticos mais precisos.

Quais são as vantagens da radiologia digital

Menor emissão de radiação

Os exames de radiologia digital contam com placas eletrônicas mais sensíveis do que os filmes radiográficos que são usados na radiologia convencional.

Isso faz com que uma quantidade menor de radiação seja necessária para que as imagens sejam capturadas.

Essa é uma vantagem principalmente para o paciente, pois como esse tipo de radiografia ele passa por uma exposição menor das partículas ionizantes, o que faz com que o exame seja mais seguro já que o impacto em sua saúde é mínimo.

Rapidez na emissão dos laudos

Os exames de raio-x convencionais podem levar até uma hora para entregar a imagem no filme radiográfico, por conta da tecnologia menos avançada de seu processo de produção.

Já na radiologia digital as imagens podem ser obtidas em questão de segundos quando falamos da técnica direta, pois as placas eletrônicas fazem a captura dos raios-x quase simultaneamente e enviam essas imagens para o computador.

Até mesmo o método indireto garante mais agilidade do que a radiografia convencional, pois os chassis eletrônicos são capazes de registrar as informações para o scanner ler em questão de minutos.

Maior mobilidade

O acesso entre todos os envolvidos no atendimento do paciente fica mais fácil com a radiologia digital, pois eles podem verificar os resultados através de computadores, celulares ou tablets.

Isso garante mais mobilidade para que o paciente tenha mais qualidade no serviço graças a conexão entre as diferentes frentes de atenção à sua saúde.

Segurança no armazenamento dos documentos

Segurança no armazenamento dos documentos

Para que a integridade dos documentos seja mantida, eles devem  ficar bem guardados e organizados.

Mas infelizmente, ainda assim existe a possibilidade deles sofrerem danos por estarem expostos a riscos do meio externo.

Além do mais, os exames radiológicos registrados em filmes são extremamente delicados e as imagens têm altas chances de sofrerem interferências caso entre em contato com agentes agressores, como a luz do sol.

Existe ainda a possibilidade desses exames serem perdidos ou extraviados com mais facilidade, levando a necessidade de  passar pelo procedimento novamente e atrasar o andamento do tratamento.

Mas a radiologia digital elimina todos esses riscos por registrar todas as imagens em um banco de dados que mantém elas protegidas e seguras.

E as vantagens não param por aí!

Também existe o ponto positivo de economizar espaço físico, já que os exames radiográficos digitais ficam no meio virtual e não precisam ser mantidos arquivados em um espaço do hospital ou da clínica.

Sustentabilidade 

Os filmes radiográficos que são produzidos em clínicas ou hospitais, além de necessitarem de um grande valor financeiro para repô-los, também impactam o meio ambiente quando são descartados.

Isso faz com que a radiografia convencional não seja o método mais sustentável, principalmente quando colocado lado a lado com a radiologia digital.

Essa técnica que estamos apresentando aqui não gera resíduos para obter os resultados do exame e todo o seu suporte para leitura de imagens é virtual, bem como seu armazenamento, diminuindo impactos ambientais.

Conclusão

Agora você já conhece melhor a radiologia digital, sabe como ela funciona na prática e quais os seus benefícios tanto para pacientes, quanto para profissionais da saúde.

Além disso, sabe que este método é extremamente mais sustentável quando comparado a radiologia convencional.

Então, que tal adotá-lo imediatamente na sua clínica ou hospital?

Há mais de 20 anos atuando na área médica, a Office Total possui uma ampla expertise no mercado com soluções completas para a área de diagnóstico de imagens. Saiba mais clicando aqui.