O que é IA generativa e como ela funciona na prática?

O universo da IA generativa nos leva para um mundo em que máquinas escrevem livros intrigantes, artistas inesperados cantam em línguas desconhecidas e até mesmo encontros fictícios de lendas musicais se tornam realidade. 

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Mas não para por aí!

Essa tecnologia também tem o potencial de transformar os negócios, tornando tarefas que costumavam levar semanas serem feitas em questão de minutos.

E se você está se perguntando COMO, siga nesta leitura, pois aqui vou explicar tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia.

IA generativa

O que significa IA generativa?

IA generativa significa inteligência artificial generativa e é uma tecnologia que aprende a partir de conteúdos existentes para criar novas peças, refletindo as características dos dados de treinamento, mas sem simplesmente repeti-los. 

Ou seja, estamos falando de uma tecnologia que tem a habilidade de produzir uma variedade de conteúdos diferentes, tais como imagens, vídeos, músicas, discursos e muito mais.

E ela tem o potencial de ir além do que já existe no mundo real! 

Isso porque ela tem a capacidade de gerar conteúdos totalmente novos, como se estivesse inventando algo inédito a partir daquilo que aprendeu.

Neste cenário, pensando em um mundo mais empresarial, por exemplo, ela é capaz de:

  • criar conteúdo personalizado para campanhas;
  • fazer apresentações institucionais;
  • elaborar e-mails;
  • criar imagens e ilustrações;
  • criar materiais de branding para impulsionar os negócios.

Qual a diferença entre IA e IA generativa?

Nesta tabela, você pode ver as principais diferenças entre a Inteligência Artificial (IA) e a Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa):

AspectoIA (Inteligência Artificial)IA Generativa (Inteligência Artificial Generativa)
AprendizadoA IA aprende a partir de dados específicos e é focada em resolver tarefas pré-determinadas.A IA generativa aprende a partir de conteúdos existentes para gerar novos conteúdos realistas e originais.
Geração de conteúdoA IA pode gerar algumas respostas ou resultados pré-programados e segue padrões definidos previamente.A IA generativa é criativa, capaz de gerar conteúdo original e ideias inéditas que não existem no mundo real.
CriatividadeA IA normalmente não é criativa e segue padrões pré-estabelecidos.A inteligência artificial generativa é altamente criativa e pode surpreender ao gerar novidades únicas.
ObjetivoA IA busca resolver problemas específicos e otimizar tarefas existentes.A IA generativa tem o objetivo de criar conteúdos de forma inteligente e lúdica.
Impacto em setoresA IA é utilizada em diversos setores, como saúde, finanças e transporte.A IA generativa tem um potencial revolucionário em áreas como design, marketing e indústria, gerando conteúdo personalizado e inovador.

Como a IA Generativa funciona?

A inteligência artificial generativa funciona da seguinte forma: basta você inserir um comando na plataforma, como “crie a imagem de um carro voando”.

E aí a mágica acontece.

Ou seja, a inteligência artificial generativa gera a peça solicitada, seja uma imagem, texto ou design. 

E nesse processo, é possível ter interferências humanas.

Por exemplo, se você pediu pela imagem de um carro voando, mas o carro era verde e você prefere que ele seja vermelho, você pode aperfeiçoar o material gerado com seus gostos e preferências.

Exemplos de IA Generativa: conheça

Abaixo, seguem alguns exemplos de uso da inteligência artificial generativa.

Generativa significado

Geração de texto

Para gerar textos, essa tecnologia usa ferramentas e sistemas que criam textos que se assemelham aos escritos por humanos.

Por exemplo, o GPT (Generative Pre-trained Transformer) é um modelo treinado em grandes quantidades de dados textuais, como livros, artigos, blogs e páginas da web. 

Com isso, ele aprende a estrutura e o estilo da linguagem humana.

Uma vez treinados, esses modelos de linguagem podem ser usados para gerar novos textos a partir de uma pequena entrada inicial, também chamada de “prompt”. 

Por exemplo, fornecendo uma frase como “Era uma vez”, o modelo pode criar um conto de fadas completo com personagens, trama e eventos imaginários.

E isso não é um exagero!

A prova disso é o escritor de ficção científica, Tim Boucher, que com ferramentas de IA afirmou que escreveu nada menos que 97 livros em um período de meros nove meses. 

Geração de música

Você já imaginou a Taylor Swift cantando em português uma letra da Marília Mendonça?

Ou quem sabe o girl group sul-coreano Blackpink cantando uma música gospel, também em português?

Se você é fã da Rihanna e está com saudades da cantora lançar música, que tal uma versão dela cantando Umbrella, da Beyoncé?

Acredite, todas essas versões puderam se tornar reais graças a uma inteligência artificial capaz de gerar música.

Aqui, usa-se o conjunto de vários dados musicais, como voz e composições para compor uma música de forma autônoma. 

E por mais que os exemplos que trouxemos acima pareçam meras brincadeiras, tivemos um case de sucesso entre essas criações.

Foi o caso da união da voz de The Weeknd e Drake em uma faixa chamada “Heart On My Sleeve”.

A canção foi totalmente desenvolvida por um software treinado com as vozes dos dois artistas e foi reproduzida 254.000 vezes no Spotify, confundindo muitos fãs que realmente achavam que os cantores haviam ido para o estúdio produzir essa música.

Confira o resultado:

Geração de vídeo

Entre os exemplos de IA’s que geram vídeos, apresentamos aqui o comercial que produziu um encontro entre Maria Rita e Elis Regina.

Estamos falando de uma campanha publicitária para Volkswagen que permitiu que mãe e filha se encontrassem.

E para recriar com perfeição o rosto e os movimentos de Elis Regina, a produção do filme utilizou tecnologias de inteligência artificial especialmente treinadas para o reconhecimento facial da cantora.

Com a combinação inteligente dessas ferramentas e o auxílio das redes neurais artificiais, foi possível criar uma mistura entre o rosto real de uma dublê e a imagem recriada de Elis Regina, levando a cenas que nos fazem sentir a presença da cantora no vídeo.

A pós-produção desse vídeo envolveu aproximadamente 2.454 horas, o equivalente a 108 dias de trabalho dedicados à perfeição visual.

O esforço e dedicação foi finalizado com a regravação da música “Como Nossos Pais” por Maria Rita, com o visual único desse encontro tão especial.

O resultado, vou deixar para você ver logo abaixo:

Quais são os tipos de IA que existem?

Os principais tipos de IA que existem atualmente são:

  • IA Fraca (IA Estreita ou Narrow AI): se concentra em tarefas específicas e limitadas, como chatbots, reconhecimento de voz e sistemas de recomendação.
  • IA Forte (IA Geral ou General AI): tem capacidade de entender, aprender e realizar uma ampla gama de tarefas, em vez de ser especializada em uma única área.
  • IA Reativa (Reactive AI): lida apenas com informações imediatas e não tem memória ou habilidade de aprendizado contínuo.
  • IA Limitada de Memória (Limited Memory AI): é capaz de aprender com dados passados e fazer escolhas com base em informações anteriores.
  • IA Simbólica (Symbolic AI): lida com símbolos e manipulações de informações para simular o pensamento humano.
  • IA Baseada em Aprendizado de Máquina (Machine Learning AI): usa algoritmos de aprendizado de máquina para aprender a partir de dados e melhorar suas capacidades com o tempo.
  • IA Baseada em Redes Neurais (Neural Networks AI): é um subconjunto da IA de aprendizado de máquina, onde o modelo é inspirado na estrutura do cérebro humano, usada para reconhecimento de imagem e processamento de linguagem natural.
chatgpt

Como a inteligência artificial generativa está mudando os negócios?

A inteligência artificial generativa está mudando os negócios porque ela ajuda a realizar em minutos ou dias um trabalho que levaria semanas para ser concluído.

E essa perspectiva traz consigo a promessa de redução de custos, encurtamento dos prazos de lançamento de produtos e campanhas, além do aumento da eficiência ao permitir a realocação dos esforços dos trabalhadores para outras tarefas relevantes. 

Vale ressaltar, no entanto, que embora a produção possa ser automatizada pela inteligência artificial, o refinamento ainda requererá o toque humano.

É bom lembrar também que atualmente a tecnologia de IA generativa está em sua fase inicial, em que ela é capaz de seguir instruções, mas ainda não tem capacidade de tomar decisões por si só. 

Leia também: 7 dicas valiosas para realizar a gestão de recursos de TI

Oportunidades da IA generativa: confira

Algumas oportunidades da inteligência artificial generativa são:

  • criação de conteúdo criativo, como música, arte, design, escrita e até roteiros para filmes e jogos;
  • personalização de produtos e serviços para atender as necessidades específicas de cada cliente;
  • simulações de realidade virtual para treinar profissionais em ambientes seguros e controlados;
  • criar personagens, ambientes e histórias em jogos;
  • criar conteúdos e campanhas publicitárias mais atraentes e personalizadas;
  • criar assistentes virtuais e chatbots, tornando-os mais inteligentes, capazes de entender e responder de forma mais natural;
  • criação de coisas que antes seriam consideradas impossíveis ou inimagináveis.
IA gpt

Quais os riscos da IA generativa?

Até aqui parece que o mundo da Inteligência Artificial Generativa são só rosas, certo?

Mas não é bem assim, pois essa tecnologia também traz consigo alguns riscos que precisam ser abordados com cautela.

Neste cenário, uma das principais preocupações relacionadas ao uso da IA generativa é a questão dos direitos autorais.

Como essa tecnologia é capaz de criar conteúdos a partir de grandes quantidades de dados, existe o risco de violação de direitos autorais de obras pré-existentes.

Outra preocupação é a disseminação de conteúdos falsos e plágios. 

A IA generativa pode criar textos, imagens e vídeos tão realistas que se torna difícil distinguir o que é genuíno do que é gerado pela máquina, como foi o caso da união da voz do Drake e The Weekend.

E isso pode levar à propagação de informações enganosas e conteúdos falsificados, prejudicando a credibilidade e confiança em fontes de informação.

Portanto, é essencial que sempre haja revisão humana antes da divulgação ou publicação de algo criado por uma IA.

Afinal, o toque humano é necessário para garantir a precisão, qualidade e ética dos conteúdos gerados, além de assegurar a conformidade com as leis de direitos autorais.

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Conclusão

Como você viu hoje, a inteligência artificial generativa amplia os limites da nossa criatividade e inovação.

E com esse texto que você leu, não foi diferente.

Isso porque ao longo de sua produção, contei com a valiosa colaboração de duas inteligências artificiais brilhantes: o ChatGPT e o Bard.

Afinal, quem melhor para falar sobre IA’s do que eles, concorda?

Mas como mencionei ao longo deste artigo, mesmo com a ajuda desses companheiros digitais, esse texto teve uma revisão atenta, ajustes feitos e checagem de informações feitos por mim.

E aí, gostou do resultado?

Se sim, aproveita para conferir outros textos em nosso blog!