saúde digital

Saúde digital: entenda esse termo e os seus benefícios

Quando levantamos o questionamento sobre o que é saúde digital, muitas pessoas pensam na troca de papéis pelo uso de arquivos em computadores, mas é um assunto que vai além. 

A saúde digital ganhou mais atenção em 2019, e se tornou uma realidade cada vez mais próxima de hospitais e clínicas, afinal, esse conceito preencheu várias lacunas que a área da saúde costumava enfrentar.

Para que entenda melhor, preparamos um conteúdo completo que explica o

que é saúde digital, a sua importância, como ela é praticada no dia a dia e como tem sido introduzida em nosso país.

Confira agora mesmo e fique por dentro dessa tendência!

O que é saúde digital?

A saúde digital é o uso de recursos tecnológicos na rotina de profissionais da saúde e de pacientes.

Alguns exemplos de o que é saúde digital na prática são:

  • a emissão de laudos a distância por meio de plataformas digitais;
  • as teleconsultas com pacientes;
  • os prontuários eletrônicos;
  • a integração de sistemas de hospitais, unidade de saúde e clínicas;
  • a integração de equipamentos e aparelhos com softwares;
  • o automonitoramento realizado pelos pacientes.

Ou seja, quando respondemos a pergunta sobre o que é saúde digital, em resumo, podemos dizer que ela trata-se de usar a tecnologia como uma aliada da saúde na hora de prestar serviços desta área.

Um panorama sobre a saúde digital no Brasil: entenda mais sobre o conceito 

Em nosso país, temos a “Estratégia e-Saúde para o Brasil”, uma iniciativa aprovada pela Resolução CIT nº 19, de 2017, da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Este documento é o responsável por definir uma visão estratégica para a saúde digital no Brasil e alinhar com as diretrizes e princípios do SUS e com a política brasileira de governo eletrônico.

Nele, são listadas nove ações estratégicas para avançar o panorama da saúde digital no país, sendo essas ações:

  1. Reduzir a fragmentação das iniciativas de estratégia da saúde digital no SUS e aprimorar a governança da estratégia;
  2. Fortalecer a intersetorialidade de governança de estratégia da saúde digital;
  3. Elaborar o marco legal de estratégia da saúde digital no país;
  4. Definir e implantar uma arquitetura para a estratégia da saúde digital;
  5. Definir e implantar os sistemas e serviços de estratégia da saúde digital;
  6. Disponibilizar serviços de infraestrutura computacional;
  7. Criar arquitetura de referência para sustentação dos serviços de infraestrutura;
  8. Criar a certificação em estratégia da saúde digital para trabalhadores do SUS; 
  9. Promover a facilitação do acesso à informação em saúde para a população.

Deste modo, o foco de toda a estratégia é identificar, priorizar e integrar projetos, programas e ações de saúde que compõem o ConecteSUS.

Agora que você já está por dentro de o que é saúde digital e qual o seu panorama no Brasil, que tal entender mais sobre o que ela abrange?

O que a saúde digital abrange?

Para que fique ainda mais claro a você o que é saúde digital, abaixo explicamos o que ela abrange. Acompanhe!

– Telemedicina

A telemedicina ficou conhecida por nós principalmente durante o período da pandemia da covid-19, em que boa parte das consultas médicas eram feitas com o auxílio de tecnologias, como videoconferência ou telefonemas.

Aqui estamos falando sobre um formato que traz mais facilidade e inovação no atendimento a pacientes por meio da praticidade da interação entre paciente e médico.

Neste tipo de atendimento médico é possível dar o acesso do médico ao prontuário eletrônico do paciente, de seus laudos, exames, anotações e prescrições.

E tudo o que o médico e os pacientes precisam para esse formato de consulta é de um celular ou computador com internet.

– Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial abrange o que é saúde digital porque colabora para que profissionais da saúde consigam tomar decisões mais certeiras e com informações mais completas, direcionando pacientes para os melhores tratamentos.

Esse tipo de tecnologia também pode ser usada em sistemas de clínicas e hospitais para automatizar tarefas através do aprendizado de máquina, popularmente conhecido como Machine Learning.

Por exemplo, o faturamento hospitalar é uma atividade que necessita de muita atenção e toma muito tempo dos profissionais responsáveis por fazê-la.

Mas com uma IA incorporada aos sistemas, é possível ter ajuda da tecnologia para analisar grandes volumes de dados e analisar insights dados pelos pacientes para construir uma análise preditiva de suas condições de forma mais rápida.

o que é saúde digital

– Internet of Things (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) tem um papel fundamental quando falamos sobre o que é saúde digital, pois ela traz benefícios significativos para pacientes, profissionais de saúde e sistemas de assistência médica em geral.

Por exemplo, por meio dela é possível criar casas e hospitais inteligentes, em que  dispositivos e sistemas são conectados e podem interagir para melhorar a segurança, o conforto e a eficiência. 

Isso significa que é possível usar sensores para monitorar a temperatura e umidade dos quartos de hospitais ou ter sistemas de iluminação e climatização automáticas, além de contar com dispositivos que ajudam na localização de pacientes e equipamentos.

No mais, a Internet das Coisas (IoT) pode ser usada para monitorar o estoque de medicamentos e materiais médicos, garantindo a disponibilidade adequada e evitando a falta de suprimentos.

– Aplicativos de saúde

Os aplicativos de saúde são soluções digitais que já fazem parte do nosso cotidiano e facilitam o nosso envolvimento com hospitais e clínicas.

Aqui podemos citar dois tipos de aplicativos de saúde, sendo o primeiro aqueles usados por instituições de saúde para que você marque sozinho consultas de acordo com o especialista que você precisa e a agenda disponível do profissional.

O segundo são aqueles aplicativos de saúde que permitem que você faça monitoramento individual das suas atividades físicas ou dos seus índices corpóreos.

Leia também: Como a tecnologia na saúde pode ser o diferencial para o setor

Quais são os benefícios da saúde digital?

Agora que você está mais ciente de o que é saúde digital e o que ela abrange, que tal ficar por dentro dos seus benefícios?

Vem com a gente que nós te contamos logo na sequência! 

– Precisão nos diagnósticos

Um dos primeiros benefícios da saúde digital que podemos citar é a implementação de softwares e ferramentas como a inteligência artificial e o Big Data.

Por meio deles é possível concentrar um grande volume de informação nos bancos de dados de hospitais de clínicas.

E isso reflete diretamente no acompanhamento de pacientes e na definição de diagnósticos mais precisos e com mais segurança.

– Melhora no atendimento ao paciente

Como você viu ao longo desse artigo em que explicamos em mais detalhes o que é saúde digital,  você pode notar que ela facilita muito a rotina de profissionais da área da saúde.

E é claro que essa intervenção reflete diretamente na melhora no atendimento ao paciente.

Por exemplo, com a telemedicina, um dos serviços que está dentro do guarda-chuva da saúde digital, é possível realizar consultas à distância que presencialmente provavelmente seriam agendadas para daqui dois ou três meses.

Vale destacar que muitas vezes o deslocamento até um hospital ou clínica médica também pode ser um desafio para diversos pacientes, principalmente os que estão fragilizados por suas enfermidades.

Nestes cenários, a telemedicina colabora para mais conforto aos pacientes na hora de realizar os seus atendimentos médicos, pois eles podem fazer todo o procedimento diretamente de suas casas de forma online.

benefícios da saúde digital

– Aumento da produtividade

Conforme esclarecemos o que é saúde digital, fica mais claro que esse conceito é totalmente benéfico para melhorar as condições de trabalho de profissionais de saúde.

Por exemplo, a inserção de sistemas tecnológicos dentro de hospitais e clínicas permite que sejam desafogadas filas de atendimento ou que seja necessário ter uma equipe apenas para realizar laudos.

Assim, os profissionais da saúde têm mais tempo para se manterem focados em estágios mais estratégicos de atendimento aos pacientes.

– Automatização de processos 

Automatização de processos não pode ficar de fora quando falamos dos benefícios da saúde digital, envolvendo diversos serviços, como a digitalização.

Afinal, é por meio dela que é possível eliminar erros básicos no preenchimento de informações, em consultas, agendamento de cirurgias e receitas. 

Nesse caso em especial, é fundamental contar com sistemas de gestão (ERP), pois eles conseguem automatizar várias tarefas.

Qual a diferença entre saúde digital e telessaúde?

A diferença entre o que é saúde digital e o que é a telessaúde é que a saúde digital envolve o uso geral da tecnologia nos serviços da área, enquanto a telessaúde diz respeito a prestação de serviços de saúde à distância.

Isso significa que a telessaúde é apenas uma parte da saúde digital, pois esse segundo termo envolve o uso de diversos serviços e ferramentas digitais que melhoram os fluxos de atendimentos e diagnósticos à saúde de pacientes.

diferença entre saúde digital e telessaúde

Regulamentação da saúde digital: o que diz a lei

Em nosso país, o Ministério da Saúde regula a saúde digital através da Resolução CIT nº 19.

Com base nessa Resolução, a legislação brasileira regulou alguns projetos, como o digiSUS.

O objetivo é ampliar os serviços de saúde pública por todo o país pelos canais digitais, com a finalidade de garantir acesso aos serviços de forma mais ágil e fácil.

Há mais de 20 anos atuando na área médica, a Office Total possui uma ampla expertise no mercado com soluções completas para a área de radiologia e engenharia clínica.

Conclusão

Hoje a nossa missão era explicar a você o que é saúde digital, trazer um panorama sobre a sua situação no Brasil e esclarecer o que ela abrange, quais são os seus benefícios e a diferença dela para a telessaúde.

E mais do que isso, apresentamos soluções completas para área de radiologia médica que nós, da Office Total, temos a oferecer para a sua clínica ou hospital, sendo um braço da saúde digital dentro da sua instituição!