Laudos a distância

Como funciona a emissão de laudos a distância?

O que é um telelaudo (laudo remoto)?

Um telelaudo ou laudo remoto se trata de um laudo médico feito a distância com o apoio de ferramentas tecnológicas, como a internet e plataformas digitais de telemedicina.

Ou seja, o telelaudo se trata de um documento que tem as mesmas informações sobre o paciente que existem nos laudos manuais, como: 

  • qual exame foi feito;
  • a conduta médica utilizada;
  • hipótese diagnóstica;
  • interpretação dos achados;
  • conclusões médicas.

E do mesmo modo que a versão tradicional do laudo médico, o laudo a distância/telelaudo também precisa ser assinado pelo profissional da saúde, mas nesse modelo a assinatura é digital.

Então, em linhas gerais, os laudos a distância são uma modalidade de laudo médico em que não precisa ter contato físico entre o paciente e o especialista da saúde ou até mesmo do médico com os outros profissionais responsáveis pelos procedimentos de exame.

Como funciona a emissão de laudos a distância?

A emissão de laudos a distância funciona por meio de softwares seguros e intuitivos que são disponibilizados para clínicas e hospitais como plataformas de telemedicina.

Esse sistema geralmente fica hospedado na nuvem, ou seja, é totalmente online, em um local que deve ser protegido por mecanismos como senhas e criptografia.

Dentro desse sistema acontece toda a troca de informações de saúde e a entrega dos laudos a distância para os pacientes.

E o melhor de tudo é que hospitais, clínicas e consultórios que usam aparelhos digitais têm a chance de enviar os dados de exames de forma automática, pois esses temas permitem essa configuração nesses casos.

Mas vale ressaltar que não é preciso ter esses dispositivos para emitir um laudo a distância, basta realizar o exame normalmente e salvar os registros em arquivos como DICOM, JPEG ou PDF, de acordo com o aparelho, e depois compartilhar os dados na plataforma de telemedicina.

Na sequência, um especialista recebe essas informações e inicia a sua interpretação à luz do histórico do paciente e suspeita clínica, elaborando assim um laudo médico e assinando ele digitalmente para garantir a autenticidade.

Para finalizar, o documento é enviado mais uma vez pela plataforma de telemedicina e pode ser acessado pela equipe de saúde ou pacientes perante ao login e senha disponibilizados.

Regulamentação do telediagnóstico no Brasil

O laudo médico, bem como atestados, receituários e outros registros médicos, é um dos documentos que fazem parte do prontuário médico.

Isso significa que ele está contemplado na Resolução CFM 1.821/07, que orienta e aprova a digitalização desses arquivos e a eliminação de seus formatos em papel quando existirem condições de segurança adequadas.

Já a Resolução CFM nº 1.643/2002, que regulamenta a telemedicina, também faz referências aos resultados de laudos a distância.

Outra legislação que vale o destaque é a Resolução CFM Nº 2.107/14, responsável por regulamentar a telerradiologia, uma especialidade que junta medicina e radiologia.

As principais previsões dessa norma envolvem a exigência de infraestrutura necessária para: 

  • guardar, manusear e transmitir dados;
  • garantir a confidencialidade dos documentos;
  • garantir privacidade, sigilo profissional;
  • a necessidade dos dados clínicos do paciente para transmissão dos exames.

No mais, essa Resolução prevê que um especialista que tenha registro CRM seja o responsável por laudos a distância, alinhando um instrumento a supracitada Lei do Ato Médico.

telelaudo

Benefícios da emissão remota de laudos médicos

Os benefícios da emissão remota de laudos médicos vão desde a redução de custos até a celeridade na entrega dos laudos. 

Na sequência, vamos entrar em mais detalhes sobre esses e outros benefícios dos laudos a distância. Confira!

Redução nos custos

A redução de custos com os laudos a distância acontece porque se diminuem as impressões de raio-x e a manutenção de aparelhos que fazem a impressão dos exames.

Além disso, hospitais, clínicas e centros de imagem que investem em sistemas como o PACS e em aparelhos médicos que tenham o formato de imagem DICOM habilitado têm a chance de reduzir ainda mais custos, uma vez que podem eliminar a necessidade de ter profissionais presentes no local.

Segurança no armazenamento

Os laudos a distância garantem um armazenamento mais fácil e seguro, feito totalmente pela web e sendo resguardado por sólidos protocolos de proteção, garantindo assim a conformidade de organizações de saúde com a LGPD.

Celeridade na entrega dos laudos

A entrega dos laudos a distância é completamente mais rápida do que a entrega de laudos em papel, garantindo agilidade na entrega deste documento, uma vez que os profissionais da saúde os encaminham o quanto antes para os seus pacientes.

Tudo isso graças à automatização de processos, já que os laudos a distância são emitidos com a customização da marca da clínica ou hospital e integrado com sistemas PACS/RIS.

Melhorias no atendimento

A satisfação do paciente envolve a reputação da instituição de saúde, que pode ficar comprometida caso ela não ofereça um atendimento eficiente e com prontidão.

E esses problemas podem ser driblados com os laudos a distância, já que os problemas podem ser solucionados com o apoio de médicos remotamente, capazes de interpretarem e laudarem exames com mais agilidade.

Deste modo, é possível desafogar instituições que têm uma demanda maior do que a capacidade de atendimento e oferecer um atendimento de qualidade e com mais atenção aos pacientes que necessitam.

Chances de atender em qualquer lugar 

A emissão e análise de laudos a distância permite que médicos tenham uma rotina com mais autonomia e flexibilidade, abrindo espaço para que os seus atendimentos sejam feitos em qualquer lugar.

Laudo remoto

Para quais exames é possível emitir laudos remotamente?

Os laudos a distância podem ser emitidos para exames cardiológicos, exames radiológicos, exames neurológicos e exames pneumológicos.

Entenda melhor na sequência.

Exames cardiológicos

O eletrocardiograma (ECG), exame responsável por medir a frequência dos batimentos do coração, foi um dos primeiros a utilizar laudos a distância.

O ECG, a forma mais comum desse teste, serve para prevenir doenças cardíacas e para identificar o local de um infarto.

Nesse sentido, o laudo a distância pode ser solicitado para interpretar o ECG de esforço e para o Holter de ECG digital.

Exames radiológicos

A telerradiologia elimina o uso de filmes radiológicos, produtos químicos, papéis e insumos que são usados para registrar as imagens de exames em aparelhos convencionais.

A telerradiologia se trata da união de serviços de telemedicina e radiologia e como o seu laudo solicita por imagens em pixels, ele reforça a necessidade de usar um equipamento digital em todo o mundo.

Desta forma, não é preciso recorrer a filmes ou papéis e nem a produtos químicos que costumam ser usados para revelação tradicional, ajudando a preservar o meio ambiente e descartando os cuidados no armazenamento.

Até mesmo os aparelhos de radiologia convencionais, como mamógrafo, raio-x ou tomógrafo analógico, tem tecnologia para converter os dados em pixels.

Confira quais são os exames radiológicos possíveis de serem interpretados a distância: 

  • radiografia geral;
  • tomografia computadorizada;
  • Raio-x de tórax padrão OIT;
  • densitometria óssea;
  • mamografia digital;
  • ressonância magnética.

Exames neurológicos

Os exames neurológicos que se beneficiam dos laudos a distância se tratam das inúmeras modalidades do eletroencefalograma, como polissonografia e EEG clínico, ocupacional ou com mapeamento cerebral.

O EEG é usado para monitorar a atividade elétrica cerebral, enquanto a polissonografia é capaz de registrar padrões e alterações de várias partes do corpo durante o sono, como a respiração e atividades do cérebro.

Exames pneumológicos

O principal exame que avalia a capacidade pulmonar do paciente pode ser feito por meio telepneumologia.

Assim é possível ter o diagnóstico de doenças como a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e inflamação dos brônquios (asma brônquica).

Laudo a distância radiologia

Como implementar o telelaudo em sua clínica?

Para implementar o laudo a distância em sua clínica você precisa entrar em contato com empresas que disponibilizam esse serviço para organizações de saúde.

E o principal ponto que destacamos para essa escolha ser certeira é conferir se a plataforma oferecida está cadastrada no CRM.

Caso contrário, os laudos que você emitir podem não ter validade e isso pode arriscar a credibilidade do seu serviço de saúde, além do bem-estar de seus pacientes.

Então, antes de tudo, assegure-se de que a plataforma de telemedicina que você escolheu está inscrita no Conselho Regional de Medicina e tem um diretor técnico e um médico inscrito no mesmo CRM.

É essa inscrição que garante que eles estão regulares perante as autoridades de saúde.

Conclusão

Os laudos a distância são considerados um dos principais serviços viabilizados pela telemedicina, ampliando o acesso de diagnósticos ágeis em todo o Brasil.

E como você viu neste artigo, o laudo a distância/telelaudo é gerado por um especialista que não está fisicamente perto do local onde o exame está sendo realizado.

Desta forma, com esses tipos de laudos, as unidades de saúde e pacientes que estão longe dos grandes centros urbanos têm a chance de ter um suporte de especialistas.

E para as organizações de saúde esse serviço elimina a necessidade de ter um profissional especializado presencialmente na área em questão.

Há mais de 20 anos atuando na área médica, a Office Total é expert quando o assunto são soluções completas para a área de documentação de imagens.