computador all in one

All in one, PC ou Notebook: qual o melhor para sua empresa?

O que é um computador all in one?

Um computador All in One é um computador sem gabinete, ou seja, se trata de um computador embutido no monitor com um conjunto de hardware simples para que o seu sistema não seja sobrecarregado de resfriamento mais fraco.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Então, na prática, todas as peças necessárias para computação neste modelo de computador estão no monitor, exceto o mouse e o teclado, que são usados à parte como periféricos.

Esse formato é parecido com o notebook justamente por essa questão dos componentes, mas o que o difere é que ele não é móvel, sendo mais próximo do desktop padrão que é um pouco mais pesado e fica alocado em um espaço específico do escritório ou da casa.

No mais, o computador All in One tem como objetivo o uso diário por trabalhadores, contando com uma instalação básica que exige somente o fio para ligar a energia da máquina em uma tomada.

Entretanto, vale destacar que upgrades e alterações não são tão fáceis de fazer neste tipo de computador, sendo preciso contar com profissionais da área de TI para essas situações.

Prós e contras de um PC All In One

Abaixo, apresentamos os prós e contras de um computador All in One. Confira!

Vantagens

O primeiro ponto pró de computadores All in One é a economia de espaço e facilidade de instalação uma vez que todos os seus componentes estão localizados em apenas um monitor.

Logo, você não precisa se preocupar com fios expostos ou uma mesa de escritório gigante para utilizar este modelo. Tudo que você necessita é de uma tomada para ligá-lo! 

Como falamos acima, o mouse e o teclado são os únicos elementos da parte deste tipo de computador e se você optar por esses elementos Bluetooth o seu ambiente fica ainda mais clean!

Outro pró do computador All in One é que ele é uma máquina que te oferece um bom custo-benefício, uma vez que tem um visual minimalista, um desempenho bom para tarefas mais simples e garante economia de energia, se comparado a um desktop padrão.

Não é à toa que ele costuma ser a opção mais indicada para escritórios que querem economizar espaço e energia, mas sem perder o benefício de ter uma máquina eficaz para os seus colaboradores.

No mais, este modelo tem a opção de ser usado como TV ou Smart TV, pois a maioria tem entrada de antena digital acoplada.

Desvantagens

Entre as desvantagens do computador All in One podemos citar a limitação do Hardware e o menor desempenho quando comparada a desktops dedicados.

Ele também dificulta um pouco a troca de peças. 

Por exemplo, você não pode instalar uma placa de vídeo dedicada neste modelo, pois não há a possibilidade de colocar componentes atrás do monitor.

Neste sentido, para quem procura um computador para tarefas pesadas, para jogar ou que garanta portabilidade, esta não é a melhor opção de compra. 

Comparativo entre All In One, Desktop e Notebook

Abaixo, apresentamos comparativos do computador All In One com Desktops e Notebooks, para você ter uma noção melhor de como ele funciona na prática e qual a melhor opção para você. Acompanhe!

All in One x Desktop

O Desktop é um formato bem popular, com gabinete e monitor separados em duas unidades diferentes. 

A principal diferença dele para o computador All in One é que a segunda opção tem um formato de PC sem gabinete, com todos os componentes integrados em uma tela.

A vantagem destaque do Desktop é que ele é personalizado com mais facilidade, pois sua configuração modular deixa os usuários trocarem os seus componentes e fazerem upgrades de maneira mais prática.

Entretanto, o computador All in One se destaca por ser mais compacto, eliminar o uso de vários cabos, tornando o espaço mais organizado, além de consumir menos energia.

No quesito desvantagem, o Desktop ocupa mais espaço e é mais difícil de ser transportado, enquanto o All in One dificulta a realização de upgrades, por conta do hardware integrado.

Comparativo entre All In One, Desktop e Notebook

All in One x Notebook

A principal diferença entre esses dois modelos é que o Notebook tem todos os seus componentes principais e periféricos básicos incluídos na máquina, deste monitor, teclado e trackpad.

Além disso, ele tem um design dobrável e usa de uma bateria para se manter ligado, sendo perfeito para quem quer uma máquina para uso móvel.

Enquanto isso, o computador All in One se trata de uma máquina com todas as peças relevantes à computação unidas ao monitor, com o teclado e mouse à parte.

Escolhendo o modelo ideal para a sua empresa

Para escolher um modelo ideal para sua empresa, você deve considerar a mobilidade, a memória e armazenamento, o espaço físico disponível, a segurança, a expansibilidade e a facilidade para upgrades, além do desempenho e custo-benefício.

Na sequência, entramos em mais detalhes sobre cada um desses pontos para não ter erro na hora de fazer a sua escolha!

Mobilidade H3

O computador All in One, no quesito mobilidade, é uma opção compacta e que elimina a presença de cabos, além de contar com hardwares agregados ao monitor para deixar o ambiente mais arejado e limpo.

Esse tipo de máquina também é de fácil instalação e pode servir até mesmo como monitor de TV, basta ter um cabo HDMI conectado à tela.

Entretanto, o notebook é uma opção para quem procura por mais mobilidade, como pessoas que trabalham muito viajando.

Já o desktop, embora seja estéticamente impecável, é uma opção mais indicada para quem tem ambientes maiores a sua disponibilidade.

Memória e armazenamento

Neste ponto existe pouca diferença entre as máquinas que citamos daqui.

Mas destacamos que o Desktop costuma se destacar entre as opções para quem procura por computador com muito armazenamento disponível, ou seja, empresas que lidam com arquivos muito pesados ou que precisam implementar um banco de dados.

Espaço físico disponível

O espaço físico que você tem a sua disposição também deve ser considerado na hora de fazer essa escolha.

O All in One, neste sentido,  pode ser uma boa solução uma vez que conta  somente com um cabo de energia para seu funcionamento e é mais compacto, podendo ser alocado em qualquer espaço.

O notebook já é uma opção mais viável para quem faz home office, por exemplo, pela facilidade na mobilidade e por ser ainda mais compacto do que o computador All in One.

Nesse ponto em especial o Desktop perde bastante para as outras duas opções, pois ele costuma ser mais volumoso e necessita da ligação de periféricos por cabo, formando aquele emaranhado de cabos atrás da mesa para todas as conexões serem instaladas.

Escolhendo o modelo ideal para a sua empresa

Segurança

Por ser mantido em um único local, o Desktop é uma opção completamente segura e que torna mais fácil a proteção dos arquivos que você mantém nele.

Além do mais, ele garante mais segurança porque o acesso à internet costuma ser de uma única fonte, ou seja, Wi-Fi ou a cabo.

Para investir em laptops e ainda sim garantir a proteção da sua máquina,você deve ter políticas sérias para manter esses dispositivos seguros quando usados fora do escritório.

Expansibilidade e facilidade para upgrades

Quem procura uma máquina com facilidade para upgrades e expansibilidade, o Desktop pode ser a melhor saída.

Isso porque esse equipamento tem diversos slots para placas adicionais, além de conter espaços para discos rígidos e ópticos.

Então, na prática, o desktop é mais ajustável de acordo com as suas necessidades, possibilitando que você instale uma nova placa de vídeo para tornar a sua experiência mais completa e ter mais frames por segundo. 

Desempenho 

Você pode escolher qualquer uma das opções que estamos citando aqui caso a sua empresa não use softwares pesados e não execute muitas tarefas ao mesmo tempo.

Mas se o seu caso é de trabalhos que exigem a capacidade de processamento e armazenamento acima do normal, como ocorre com profissionais que produzem vídeos ou trabalhos gráficos, o computador All in One ou Desktop são as opções mais viáveis.

Isso porque eles têm melhores sistemas de ventilação e uma tecnologia mais preparada para tarefas exigentes como essas. 

Custo-benefício

O custo-benefício é algo que varia de acordo com o que você procura em uma máquina e o valor a ser pago por isso.

Por exemplo, os notebooks dão mais mobilidade, mas costumam ser mais caros. 

Além do mais, você não pode ter somente esse tipo de máquina na sua empresa, pois precisa estar amparado por equipamentos com mais memória, um HD mais poderoso e mais capacidade de extensão.

Já os componentes de ponta de um Desktop também costumam ser mais caros, mas abre espaço para que você os troque sem a necessidade de uma atualização completa da máquina.

O computador All in One, por sua vez, tem as mesmas limitações de um notebook, entretanto, é mais prático e elegante para um ambiente de trabalho.

Assinar ou comprar computadores, qual optar para seu negócio?

Assinar ou comprar computadores, qual optar para seu negócio?

Assinar um serviço de aluguel de computadores é uma opção melhor do que comprar esses dispositivos, pois sua empresa usufrui benefícios como: 

  • flexibilidade;
  • especialização;
  • escalabilidade;
  • previsibilidade;
  • compliance;
  • modernidade;
  • produtividade;

Quer conhecer melhor a assinatura de tecnologia da Office Total? Não perca a chance de modernizar sua equipe e garantir os benefícios para sua empresa. Fale agora com nossos especialistas!

Otimize a gestão de TI sem deixar o desempenho de lado com a locação de notebooks!