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Conheça o ITOM e aprenda a implementá-lo em sua empresa

Se as operações de TI da sua empresa estão passando por desafios e complexidades, o Gerenciamento de Operações de TI (ITOM) pode ser a solução para o seu setor.

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Essa pequena sigla tem o potencial de levar para dentro de organizações uma abordagem estruturada e eficaz para gerenciar recursos, processos e serviços tecnológicos. 

Nesse contexto, é fundamental entender os benefícios e a importância do IT Operations Management, bem como entender a sua aplicação prática dentro das empresas.

E é isso que hoje vou apresentar a você ao longo deste artigo, para que sua companhia consiga se destacar em um ambiente competitivo e se manter em constante evolução graças a essa disciplina estratégica.

O que é ITOM (IT Operations Management)?

O ITOM é a sigla para Gerenciamento de Operações de TI (GOTI) e trata-se da área de Tecnologia da Informação que cuidadosamente planeja, organiza, coordena e monitora os recursos do setor.

Ou seja, o seu papel é realizar a administração de diversos aspectos da operação, incluindo pessoas, equipamentos, informações, aplicações, conectividade, tecnologia e afins.

Na prática, isso é feito com essa gestão definindo qual abordagem adotar na área em relação a serviços e suporte, para assegurar a disponibilidade dos serviços (compostos por vários elementos, como os ativos de TI) sempre que e onde forem necessários.

E para que esse procedimento colabore com os negócios de uma empresa, é preciso estabelecer um sólido processo de gestão operacional na área de TI.

Afinal, é somente com uma gestão operacional eficiente que é possível proporcionar uma visão abrangente do consumo de serviços pelas diversas áreas da empresa, além de fazer a adequação dos recursos e de como eles podem contribuir para o sucesso da organização. 

Por que ITOM é importante para empresas?

O ITOM é importante para empresas por conta da crescente demanda por serviços de TI sob demanda, da necessidade de alta disponibilidade de sistemas e aplicações e das mudanças constantes nos negócios.

Isso porque todos esses fatores têm convergido para unir as operações de TI com a operação global da empresa. 

Logo, essa fusão se torna uma premissa crucial, uma vez que nos dias de hoje, poucas empresas conseguem subsistir sem sistemas e aplicações eficientes.

Nesse contexto, a capacidade de disponibilizar serviços por meio de portais, aplicativos móveis, plataformas online e outras interfaces tornou-se uma obrigação. 

E a capacidade desses serviços se manterem acessíveis, onde e quando necessário, não é mais um diferencial, mas sim um pré-requisito essencial para manter a competitividade e satisfazer as expectativas dos clientes e usuários.

Logo, o Gerenciamento de Operações de TI, ao assegurar a operacionalidade contínua e a alta disponibilidade desses serviços, mostra a sua importância para as empresas.

Afinal, ele não apenas respalda a funcionalidade interna das organizações, mas também influencia diretamente a experiência do cliente e a percepção da marca. 

Além disso, com um gerenciamento eficiente das operações de TI é possível:

  • otimizar processos internos;
  • melhorar a eficiência operacional;
  • identificar áreas que podem ser aprimoradas.

Ou seja, esse gerenciamento é um elemento-chave para empresas porque se conecta diretamente com a capacidade de atender às demandas tecnológicas atuais, manter-se competitivo no mercado e garantir que os serviços sejam disponibilizados de maneira confiável e eficaz.

O resultado disso tudo contribui diretamente para a satisfação dos clientes e o sucesso geral de uma organização.

Principais benefícios da gestão operacional de TI

Na sequência, conheça os principais benefícios da gestão operacional de TI.

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Antecipação de problemas

Um dos primeiros benefícios da gestão operacional de TI é o fato dos sistemas de ITOM desempenharem um papel crucial na coleta e interpretação abrangente de dados provenientes de diversos setores de TI. 

Deste modo, essa coleta de dados abarca informações da:

E a convergência da AIOps com a capacidade de aprendizado de máquina se traduz em:

  • redução do ruído;
  • identificação eficaz de anomalias;
  • prevenção do desperdício de tempo em falsos positivos.

Minimização de impactos no usuário

Outra vantagem da gestão operacional de TI é que ela se estende à prevenção de situações problemáticas antes mesmo de suas ocorrências.

Isso resulta na minimização do impacto sobre os usuários finais e na prática da manutenção preventiva.

Neste sentido, o ITOM agiliza a identificação de causas raiz por meio da correlação entre mudanças e incidentes, permitindo a colaboração entre equipes e desencadeando ações embasadas em recomendações.

A finalidade da prática neste cenário é eliminar indisponibilidades e degradações de serviço. 

Com isso, é possível empoderar os membros da equipe, ao mesmo tempo que agiliza a resolução de problemas.

Automatização dos fluxos de trabalho interdepartamentais

A gestão operacional de TI oferece a possibilidade de automatizar fluxos de trabalho entre equipes, eliminando processos manuais e transferências desnecessárias. 

Aqui o compartilhamento de informações práticas e avançadas entre equipes é facilitado, com a base de gestão do conhecimento (Knowledge Management)  acumulada otimizando os tempos de recuperação. 

Potencialização do DevOps

A gestão operacional de TI colabora de forma muito harmoniosa  com equipes tanto centralizadas quanto descentralizadas.

Na prática, ela confere maior visibilidade sobre os microsserviços às equipes de DevOps e Engenharia de Confiabilidade do Site (SRE). 

E essa ampliação da observação possibilita uma resposta mais eficaz a incidentes.

Integração de dados abrangente

Por fim, o escopo da gestão operacional de TI vai além das meras operações de TI, abraçando a gestão do ciclo de vida digital em sua totalidade. 

Ou seja, a expansão de seu Banco de Dados de Gerenciamento de Configuração (CMDB) resulta em uma base de dados mais robusta, capaz de abranger todo o ecossistema digital da organização.

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Como aplicar ITOM em sua empresa?

A seguir, vou apresentar algumas formas de como aplicar ITOM em sua empresa, para sua organização implementar uma abordagem robusta de Gerenciamento de Operações de TI. 

Com essas dicas, é possível garantir que os recursos tecnológicos estejam eficientemente gerenciados, os serviços estejam sempre disponíveis e a estratégia global da organização seja apoiada de maneira coesa e alinhada.

Confira!

Descoberta e inventário de hardware e software

O primeiro passo de como aplicar o Gerenciamento de Operações de TI em sua empresa consiste em realizar um processo de descoberta minucioso.

Isso envolve identificar todos os dispositivos presentes no ambiente tecnológico da empresa, desde servidores até dispositivos de rede. 

Tal coleta de informações pode ser feita através de softwares de varredura ou manualmente. 

Paralelamente, é essencial mapear os softwares em uso e sua distribuição dentro do parque tecnológico. 

Normalmente, o auxílio de ferramentas de coleta automática se torna crucial, dado o atual nível de complexidade dos ambientes de TI.

Mantenha o CMDB atualizado

O segundo passo após a conclusão da descoberta e do inventário de hardware e software, é manter esse processo em constante atualização.

Isso significa continuamente atualizar a lista de dispositivos, adicionar novas entradas e monitorar a saída de elementos que possam ser removidos. 

Além disso, é fundamental estabelecer relações e conexões entre os itens de configuração, pois estas ações são essenciais para construir um CMDB coeso, especialmente quando esses itens formam a base de ativos que sustentam os serviços da empresa.

Promova automação

A automação da operação é um diferencial significativo no processo de aplicação deste gerenciamento em sua empresa.

Afinal, utilizar softwares que possam orquestrar processos, acionar ações automáticas e controlar o fluxo de execução não apenas aumenta a eficiência, mas também reduz a margem de erro. 

Logo, a automação é valiosa tanto para criação de ambientes novos, como em cenários de recuperação de incidentes, independentemente da infraestrutura estar em ambiente interno, nuvem ou híbrido.

Alinhar ITOM com as estratégias de negócio vinculadas

Por fim, é fundamental que seu time alinhe o ITOM com as estratégias de negócio.

Nesta etapa, é preciso entender como os serviços de tecnologia sustentam as operações essenciais da empresa.

Deste modo, esse alinhamento garante que as atividades de TI não operem isoladamente, mas sim em sintonia com as metas maiores da organização.

E a proximidade crescente entre departamentos, visando um desempenho corporativo otimizado e maior satisfação dos clientes, reforça a necessidade de alinhar esse gerenciamento com as demandas da empresa.

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Conclusão

Como percebe-se, o ITOM é mais do que uma simples gestão de tecnologia: é um catalisador para o crescimento e a excelência empresarial. 

E ao seguir os passos que trouxe neste artigo e incorporar os princípios do ITOM em sua organização, você estará pavimentando o caminho para uma operação mais eficiente, serviços mais confiáveis e um alinhamento estratégico que impulsiona a realização de metas e a conquista de um futuro bem-sucedido.

No mais, sabemos que à medida que as operações de TI se tornam mais complexas e a dependência da tecnologia aumenta, a adoção de uma abordagem estruturada e eficaz para gerenciar recursos, processos e serviços tecnológicos torna-se indispensável. 

E mais do que isso, é preciso ter equipamentos de ponta e que acompanhem o ritmo dos avanços tecnológicos.

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