O que é cr e dr

Entenda o que é CR e DR na radiologia e conheça as semelhanças

É muito comum as pessoas terem dúvida sobre o que é CR e DR na radiologia. No geral, elas sabem que têm a ver com exames de imagens e, de fato, está correto. 

Mas o que exatamente significa cada uma dessas tecnologias? 

Para entender melhor, é preciso conhecer mais a fundo a radiologia digital, que é a área modernizada a qual permite diagnósticos mais eficientes com exames de imagens nítidos em detalhes.

Dentro desse segmento, existe a radiologia digital indireta (CR) e a radiologia digital direta (DR). 

Essas duas formas contam com funcionamento e objetivo parecidos, mas também têm diferenças entre si. 

No decorrer deste artigo, você vai aprender o que é CR e DR, bem como entender as semelhanças e diferenças entre essas duas modalidades. Além disso, vamos falar sobre as vantagens da radiologia digital. 

Boa leitura! 

O que é CR e DR: entenda a radiologia

Direto ao ponto, a radiologia digital indireta (CR) e a radiologia digital direta (DR) são tecnologias que realizam exames dentro desse setor. Dentro de cada área citada, existem determinados equipamentos que serão utilizados. 

No geral, é feito o exame igual, o que muda são exatamente essas tecnologias. Mas elas não são diferentes à toa. 

Obviamente, por terem nomenclaturas distintas, elas oferecem características diferentes que vão desde agilidade nos resultados até mesmo quantidade de raios X emitidos. 

Basicamente, na radiologia digital indireta (CR) é preciso que tenha um leitor de placas para que o exame seja transferido para o computador. Por outro lado, a radiologia digital direta (DR) esse processo é feito diretamente, sem que precise de uma placa. 

Dito isso, o CR tem uma placa de fósforo digital que vai ser sensibilizada pela radiação e assim as imagens serão recebidas. Só é preciso colocar em um leitor para passar para o computador. 

Já o DR é totalmente digital com uma bateria que alimenta diretamente a placa. Os raios x emitidos sensibilizam a placa, que gera as imagens e envia para o computador de forma direta. 

Para entender melhor, vamos falar a seguir sobre as semelhanças e diferenças entre essas tecnologias na saúde

Quais São as Semelhanças Entre a Radiologia Digital CR e DR?

Como você já sabe, a radiologia digital CR e DR possuem funcionamento e objetivos parecidos. 

Neste momento que você tem mais conhecimento sobre o que é CR e DR, vamos aprofundar um pouco mais nas semelhanças entre eles. 

Exames de imagem

A primeira e principal semelhança é que tanto o CR quanto o DR funcionam para realizarem exames de imagem. 

Provavelmente, você já tenha feito algum exame assim ou conhece alguém que fez. Eles podem ser feitos em várias partes do corpo para verificar se há algum tipo de doença ou lesão, como se fosse uma avaliação da região. 

Com isso, é possível ter mais precisão nos diagnósticos e definir qual será o melhor tratamento. 

Uso de Raios X

Entender bem o que é CR e DR é essencial para compreender que os dois emitem raios x para fazer exames. 

A maioria desses raios medem de 0,01 a 10 nanômetros e em geral eles são capazes de entrar em organismos vivos e passar por tecidos que têm menos densidade. 

Ou seja, quando essas ondas eletromagnéticas são emitidas em uma região do corpo de um paciente, elas passam pela estrutura óssea e formam as imagens para serem analisadas. 

O que é cr e dr uso de raios x

Semelhança nos diagnósticos

Como a radiologia digital CR e DR geram exames de imagens, ambas são capazes de atender a demanda de um paciente, de tal forma que podem ser indicadas. 

Isto é, independente de qual seja a escolha, os modelos CR e DR têm semelhança na hora de gerar um diagnóstico. 

Exames livres de dor

Quando o assunto envolve ir ao hospital e realizar algum exame, é comum que o primeiro receio das pessoas seja saber se dói ou não. 

No caso da radiologia digital CR e DR, os pacientes podem ficar despreocupados, porque os exames têm em comum a característica de serem indolores. Ou seja, o paciente não deve sentir nada durante o procedimento. 

Qual a diferença entre DR e CR?

Saber o que é CR e DR envolve conhecer bem as diferenças entre eles. Isso é essencial para entender melhor e explicar aos pacientes quando for de interesse deles. 

Portanto, confira abaixo as principais diferenças entre essas tecnologias.

Equipamentos distintos

Por ter um procedimento distinto de precisar que a radiação seja lida por uma placa de fósforo e em seguida escaneada para gerar imagens, a radiologia digital indireta conta com equipamentos diferentes que a direta. 

Isso significa que por ter essa placa, o scanner e  outros detalhes, os equipamentos da radiologia digital CR normalmente são maiores e mais fixos. 

Os equipamentos da radiologia digital DR têm mais flexibilidade para ser movido e costumam ser menores. 

Tempo de resultado

A radiologia digital indireta (CR) utiliza uma placa de fósforo digital que é sensibilizada pela radiação, como você já sabe. 

Essa chapa precisa passar pelo leitor em seguida para que as imagens sejam transferidas para o computador. Todo esse processo faz com que o tempo para ter um resultado seja mais demorado

A radiologia digital direta (DR), por sua vez, consegue transferir essas imagens de forma imediata, o que pode levar menos de um minuto para que já possa ser emitido um laudo. 

Dito tudo isso, a radiologia digital DR se diferencia por gerar resultados mais rápidos.

O que é cr e dr tempo de resultado

Captação de imagens

A captação de imagens é outro diferencial da radiologia digital DR para a CR. A primeira gera uma imagem digitalizada de um jeito direto, enquanto a segunda é em uma chapa que precisa passar pelo scanner com objetivo de ser transferida para o computador. 

Isto é, o pente da radiologia digital CR precisa ser retirado da máquina para ser posto em um leitor. 

Qualidade das imagens

O processo de transferência do pente da radiologia digital CR para o leitor pode diminuir um pouco a qualidade da imagem, o que cria mais uma diferença entre as tecnologias. 

Para que a qualidade da imagem seja melhor, é preciso aumentar o nível de radiação emitida. 

Por outro lado, a qualidade da radiologia digital DR é muito boa, o que permite alto nível de detalhamento e nitidez. 

Vantagens da Radiologia Digital

Agora que você já sabe bem o que é CR e DR, bem como as semelhanças e diferenças entre eles, vamos falar sobre as vantagens da radiologia digital. 

Assim como em qualquer outra área, a tecnologia trouxe transformação digital para o segmento da radiologia. 

Tudo isso envolve possibilidade de ter uma melhor organização, mais precisão nos diagnósticos e outras formas de atendimento, por exemplo. 

Separamos as principais vantagens para você conhecer a seguir!

Maior eficiência

As imagens feitas pela radiologia digital são de extrema qualidade e bastante nítidas, o que facilita muito a análise e traz mais eficiência. Essa é outra vantagem dessa área.

A radiologia convencional, por exemplo, enfrenta dificuldades em gerar imagens fiéis à região analisada do paciente por causa da falta de contraste. Isso dificulta a avaliação para o profissional. 

Só que graças ao avanço tecnológico, a radiologia digital é capaz de gerar imagens com contraste, alto nível de detalhamento, densidade, entre outras características, que ajuda na eficiência dos diagnósticos. 

Armazenamento e compartilhamento de laudos e dados

Outra grande vantagem da radiologia digital é o armazenamento e compartilhamento de laudos e dados. 

Isso ajuda a evitar riscos do dia a dia, como as imagens físicas sofrerem danos com algum fator externo, que pode ser o sol. Ou seja, os documentos precisam ser guardados com muito cuidado e organização. 

Mas, ainda assim, imprevistos acontecem. Outro risco que existe é do resultado físico ser perdido ou extraviado, o que pode atrasar os próximos passos do atendimento ao paciente. 

Portanto, conseguir armazenar em uma nuvem online ou banco de dados é muito vantajoso, seguro e organizado, sem contar que ocupa menos espaço físico. 

O que é cr e dr armazenamento de laudos e dados

Telerradiologia

Por último, mais uma vantagem da radiologia digital é a telerradiologia. 

De forma bem simples, essa é uma área da telemedicina que torna possível a emissão de diagnósticos de exames remotamente, isto é, sem que um radiologista precise estar presente. 

Imagine que uma pessoa precisa fazer um exame para analisar uma torção no braço direito. No caso, esse paciente realiza o exame de imagem normalmente e, em seguida, os resultados são enviados para o radiologista por meio do computador. 

Dessa forma, os profissionais da radiologia conseguem elaborar um laudo a partir da análise e esse tem a mesma validade de um feito no próprio hospital. 

Conheça as soluções completas da Office Total para o setor de diagnóstico de imagens! 

Conclusão

Conseguiu entender o que é CR e DR, bem como as funcionalidades de cada um? É importante conhecer também as semelhanças e diferenças entre elas para ter em mente melhores decisões. 

Além disso, este conteúdo você aprendeu mais sobre as vantagens da radiologia digital, que são trazer mais eficiência, possibilidade de armazenamento de laudos e dados em nuvens e a telerradiologia. 

Portanto, é uma boa recomendação adotar essa modalidade da radiologia digital nas clínicas e hospitais. 

Gostou desse artigo? Aproveite para ler mais sobre como fazer um gerenciamento hospitalar!