A ciência e a tecnologia caminham a passos largos, transformando a medicina a cada dia.

A ciência e a tecnologia caminham a passos largos, transformando a medicina a cada dia. Novas tecnologias como a Internet das Coisas, Big Data, Inteligência Artificial, softwares inteligentes, entre outras, atreladas a ferramentas de gestão, trazem diversos benefícios, tanto para as clínicas e hospitais quanto para a experiência do paciente.

Na área da saúde, a tecnologia também está se expandindo. Além de novos medicamentos e tratamentos que antes não eram possíveis, hoje há vários softwares e mecanismos tecnológicos à disposição dos profissionais de saúde.

Ficou interessado? Então confira as principais tecnologias aplicadas na área da saúde dentro do contexto de transformação digital.

Vídeos de ultrassom de gestantes em nuvem

Hoje é possível que os futuros pais recebam vídeos da ultrassonografia de seus bebês. Os vídeos são enviados para um sistema em nuvem e disponibilizados para compartilhamento por e-mail,através tanto do celular quanto do computador. Essa tecnologia melhora ainda mais a experiência do paciente, criando uma conexão entre as pessoas e gerando diversos benefícios para clinicas e hospitais.

Exames na nuvem

Existem softwares capazes de armazenar vários exames na nuvem. Esta tecnologia de compartilhamento, além de promover a mobilidade —porque o médico responsável pelo paciente pode analisar os exames em qualquer lugar — garante o acesso de todos os especialistas envolvidos no tratamento do paciente.

Essa possibilidade de armazenamento compartilhado surgiu para inovar a atuação dos médicos, pois garante agilidade em todas as etapas do tratamento e facilita a análise de exames devido à facilidade de acesso. Basicamente, é uma ferramenta essencial para gerir essas informações importantes e melhorar a integridade funcional das unidades.

Prontuários Eletrônicos

Em diferentes locais do nosso país, a digitalização de registros médicos tornou-se uma realidade promissora. As vantagens são: redução de espaço físico necessário, possibilitando a inclusão ou ampliação de um local onde novos serviços possam ser fornecidos, e a garantia de que as informações não sofrerão desgaste causado pelo tempo.

A coleta de dados no sistema criado pelo software permite que somente o pessoal autorizado tenha acesso a esses dados, otimiza os processos administrativos e automatiza procedimentos importantes, que antes eram realizados manualmente. Isso certamente reduz o tempo gasto e melhora a assistência oferecida aos pacientes. Um ambiente integrado diminui as chances de perda de dados, uma vez que o papel é descartado muito mais rapidamente.

Software de Imagens Médicas:

Existem alguns softwares personalizados que garantem a inovação da clínica ou do hospital tanto no atendimento, quanto em suas operações. Com eles é possível:

  • Capturar imagens e vídeos dos equipamentos analógicos e convertê-los para DICOM.
  • Receber informações do paciente e/ou do exame e fornecer para os equipamentos DICOM.
  • Receber imagens de equipamentos sem saída analógica e não DICOM e converter para DICOM.
  • Receber imagens DICOM, gerenciar, armazenar e ajustar para impressão sob demanda.

Todas essas tecnologias estão disponíveis para as mais diversas clínicas e hospitais.

E como sua clínica ou hospital pode obter essas tecnologias?

Para poder oferecer essas e outras tecnologias a seus pacientes, é importante a assistência de um especialista no assunto,o que garantirá que sua clínica ou hospital tenha as melhores soluções com relação à segurança, ao aumento da produtividade, tudo isso em conformidade com a LGPD.

E falando em especialistas, você sabia que a Bird, marca especialista no setor de saúde, se tornou parceira da Office Total? Hoje podemos oferecer essas e outras tecnologias à sua clinica e hospital, levando benefícios a médicos e pacientes.

Entre contato com um especialista e saiba como podemos te ajudar!