gestão de ativos de TI

5 dicas para fazer a gestão de ativos de TI com eficiência

Para saber como estão sendo usados os equipamentos da sua empresa, ou seja, os softwares e máquinas tecnológicas, a gestão de ativos de TI é a melhor opção.

Isso porque através de alguns programas é possível reconhecer automaticamente os ativos e ter um registro de dados fundamentais que ajudam a entender a vulnerabilidade e segurança de cada equipamento.

E para te ajudar a compreender mais sobre a gestão de ativos de TI e como colocá-la em prática em sua organização, preparamos esse artigo completo. Confira! 

O que é gestão de ativos de TI?

A gestão de ativos de TI é o ato de proteger os componentes tecnológicos de uma empresa, tanto os físicos quanto os virtuais.

Na prática, isso é feito analisando o tempo de vida útil de um equipamento e a sua depreciação, além de identificar os softwares instalados em cada máquina e as suas versões disponíveis.

Deste modo, com uma plataforma de gestão de ativos de TI, você consegue iniciar diversas atualizações de sistemas operacionais e antivírus de uma só vez.

E no final das contas, essa proteção se torna essencial para economizar tempo, diminuir desperdícios e poupar dinheiro da sua organização.

Conheça os serviços da Office Total e melhore agora mesmo a sua gestão de ativos de TI com aluguel de computadores.

Quais são os ativos de TI?

Estamos falando em gestão de ativos de TI, mas afinal de contas, o que são esses tais ativos?

Nós chamamos de ativos todos os itens que fazem parte da área de tecnologia da informação, como:

  • os servidores, roteadores e firewalls, ou seja, os hardwares;
  • os sistemas operacionais, backups e cargas de processamento, ou seja, o softwares;
  • qualquer dispositivo de armazenamento que seja móvel, como HDs externos e pen drives;
  • placa mãe, processador HD, memória RAM e outros componentes do computador;
  • mouse, monitores e teclados, ou seja, componentes periféricos;

Como você viu, a gestão de ativos de TI é o ato de proteger todos esses ativos que citamos acima para manter forte o seu negócio no que diz respeito às tecnologias que auxiliam no andamento de atividades.

Deste modo, com essa prática, você potencializa a capacidade da sua empresa, além de economizar tempo e dinheiro consolidando os seus sistemas.

Ressaltando que não fazer essa gestão e não saber como  anda a infraestrutura de TI da sua organização pode custar caro.

A gestão de ativos de TI é importante? Por que?

Sim, a gestão de ativos de TI é crucial para o sucesso das empresas modernas. Veja a seguir algumas razões que ilustram seu impacto positivo:

Otimiza a utilização de recursos

Ao implementar uma gestão de ativos de TI eficiente, você garante que cada componente tecnológico seja utilizado ao máximo de sua capacidade. 

Em outros termos, isso significa que a sua empresa irá aproveitar ao máximo os investimentos feitos em hardwares e softwares, resultando em um ambiente operacional mais eficaz e produtivo.

Elimina o desperdício

Um dos benefícios mais tangíveis da gestão de ativos de TI é a redução significativa de desperdícios.

Ao ter um controle detalhado sobre seus ativos, é possível identificar áreas onde recursos estão sendo subutilizados ou mal alocados, o que não apenas economiza dinheiro, mas também contribui para uma postura mais sustentável.

Melhora a produtividade

A gestão de ativos de TI não se trata apenas de manter um inventário organizado, mas também tem um impacto direto na produtividade da equipe, pois, ao garantir que os softwares e hardwares estejam atualizados e funcionando corretamente, você evita interrupções não planejadas e minimiza o tempo de inatividade.

Por consequência, os colaboradores podem se concentrar em tarefas mais importantes, impulsionando a eficiência operacional.

Mantém os processos com confiabilidade

Com uma gestão de ativos de TI sólida, você mantém seus processos críticos funcionando com confiabilidade, isto é, você protege os dados, garante a segurança da rede e evita falhas de hardware.

Aumenta a segurança da informação

A gestão de TI envolve a implementação de medidas de proteção, desde firewalls e criptografia até sistemas de autenticação avançados.

Essa abordagem abrangente assegura que dados sensíveis e confidenciais permaneçam resguardados contra ameaças cibernéticas, minimizando o risco de vazamentos e violações de segurança, preservando a integridade das informações e a confiança dos clientes.

Suporte ao crescimento sustentável

A gestão de TI desempenha um papel estratégico fundamental no suporte ao crescimento orgânico das empresas.

À medida que uma organização se expande, sua infraestrutura tecnológica deve acompanhar esse desenvolvimento para evitar gargalos e problemas de escalabilidade.

Por meio de um planejamento cuidadoso, dimensionamento adequado de sistemas e adoção de soluções flexíveis, a equipe de gestão de TI assegura que a infraestrutura tecnológica possa lidar eficazmente com o aumento da demanda.

A consequência desses processos é um ambiente operacional contínuo e estável, que permite que a empresa cresça de maneira sustentável e mantenha a qualidade dos serviços mesmo em tempos de instabilidade.

Excelência no atendimento ao cliente

Por fim, uma gestão de TI bem executada não beneficia apenas os processos internos, mas também a experiência do cliente.

A implementação de sistemas de suporte e atendimento ao cliente bem gerenciados melhora a interação da empresa com seus clientes.

Ao rastrear consultas, solicitações e problemas de maneira eficiente, a equipe de TI permite que a equipe de atendimento ofereça um serviço ágil e personalizado, o que não só aumenta a satisfação do cliente, mas também cria uma reputação positiva para a empresa.

Quais os impactos  da gestão de ativos de TI para seu negócio?

Os impactos da gestão de ativos de TI para o seu negócio vão desde a redução dos custos com infraestrutura e o reforço da segurança da sua empresa, até a otimização de recursos da TI e a melhora no controle financeiro e contábil.

Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada um desses impactos. Acompanhe.

Redução de custos com infraestrutura

Quando você conhece bem os seus recursos, fica mais fácil entender como e onde você pode fazer cortes e o que realmente é fundamental de adquirir.

E isso tudo é possível com a gestão de ativos de TI, pois você direciona os seus investimentos com mais precisão e com base em dados de relatórios, reduzindo assim os seus custos com infraestrutura.

Reforço da segurança da empresa

Quando você acompanha o desempenho de firewalls, você tem um controle maior da segurança da sua infraestrutura de TI.

Dessa forma, a proteção de dados da sua empresa é mais efetiva.

Otimização dos recursos da TI

Com a otimização dos recursos da TI, é possível manejar os ativos de forma mais apropriada, diminuindo os desperdícios que podem estar ocorrendo.

Por exemplo, diversas organizações têm vários hardwares que estão espalhados e perdidos pela empresa.

Logo, é recorrente que sejam solicitadas compras desses ativos que não são necessárias, só porque não se sabe exatamente onde eles estão localizados.

Melhora do controle financeiro e contábil

A área de TI precisa prestar contas à área financeira da empresa e isso se torna mais prático de fazer quando você tem uma gestão de ativos de TI funcionando.

Afinal de contas, por meio dessa prática você tem informações precisas sobre todos os equipamentos e sistemas que vocês gerenciam.

gestão de ativos de ti open source

Benefícios da gestão de ativos de TI

Os benefícios da gestão de ativos de TI são: padronização, controle e produtividade, controle financeiro, seguro e auxílio na tomada de decisões.

Na sequência, confira em mais detalhes cada um desses benefícios.

Padronização 

Como a gestão de ativos de TI, você cria um padrão para solucionar cada tipo de problema da sua infraestrutura, diminuindo assim os custos da sua operação.

Controle e produtividade

Com esse método, é possível identificar os seus ativos e usuários, com a finalidade de evitar desperdícios com retrabalhos ou compra inesperada de novos dispositivos, mantendo a infraestrutura de TI sob controle.

O resultado disso é saber a quantas anda toda a operação, permitindo que uma melhor governança seja exercida, além de melhorar a performance dos ativos da sua empresa, logo, melhorar a produtividade de cada colaborador e das equipes internas.

Controle financeiro

Se você tem todos os dados da sua infraestrutura de TI organizados e com fácil acesso, o seu setor financeiro também sai ganhando, afinal, esse setor também precisa prestar contas.

Segurança da informação

Multas e sanções, principalmente da LGPD, são evitadas com o monitoramento de todos os softwares e documentos.

Além do mais, você consegue evitar de forma mais eficaz que colaboradores usem programas e aplicativos que sejam de alto risco para a segurança da informação da sua organização. 

Auxílio na tomada de decisão

Todas as decisões tomadas em seu negócio passam a ser mais assertivas quando você tem como base informações e dados precisos em mãos.

E isso é possível com a gestão de ativos de TI porque esse método fornece relatórios completos sobre toda a infraestrutura, ajudando na identificação de pontos que precisam de melhorias e ajustes, além dos locais em que podem ser feitos cortes e otimizações.

Assim, a área de TI desempenha um papel totalmente estratégico e essencial para as empresas, auxiliando no direcionamento de tomadas de decisões mais adequadas e de acordo com a missão, visão e valores dos negócios.

Como gerenciar ativos de TI? 5 dicas importantes para seguir

O gerenciamento de ativos de TI deve ser feito por meio da organização, acompanhamento de ciclo de vida dos ativos, automatização de alertas e capacitação dos seus profissionais, parcerias com bons fornecedores e a integração de informações.

Abaixo, te explicamos como colocar cada uma dessas dicas em prática.

1. Organize, mapeie seus ativos e faça um inventário

Ao mapear todos os componentes da sua empresa, você tem mais detalhes de quem são os usuários de cada sistema e quais componentes estão interligados, além de saber quais serviços podem sofrer impactos caso alguma falha apareça.

Assim você consegue desenvolver práticas e soluções mais específicas para cada ativo, por meio da correlação de ativos e infraestrutura.

2. Acompanhe os ciclos de vida dos ativos

A decisão de compra, reparo ou atualização de um  ativo é mais assertiva quando você acompanha o ciclo de estágios de vida de cada um deles.

Isso porque sempre que um ativo muda de estágio, você atualiza ele com informações como: data, hora, motivo da modificação e colaborador que fez a modificação.

3. Automatize alertas e capacite os profissionais envolvidos

Os alertas automáticos tem a finalidade de comunicar aos responsáveis de TI qualquer alteração na infraestrutura, para que as tomadas de decisões para corrigir as falhas sejam mais rápidas e efetivas, gerando menos impactos na estrutura dos ativos.

Mas para isso ser colocado em prática da melhor maneira possível, é preciso que os seus profissionais sejam capacitados e envolvidos em estratégias para diminuir as falhas que afetam a usabilidade dos ativos.

4. Tenha bons fornecedores

Os fornecedores com quem você trabalha precisam ser parceiros do seu negócio para formar uma boa base de gestão de ativos, afinal, por meio dele os ativos podem ter mais qualidades quanto a função, performance e construção.

5. Integre as informações de forma efetiva

A integração das informações se trata de reunir todos os dados dos seus ativos em um único local, para que os colaboradores consigam avaliar as respostas de cada ativo diante de cada solicitação.

Isso facilita o trabalho dos gestores porque deixa todas as informações acessíveis de uma maneira mais simples e poupando mais tempo.

Como a Office Total pode me ajudar com a gestão de ativos de TI?

Nós, da Office Total, podemos te ajudar com a gestão de ativos de TI por meio da otimização de seus investimentos na locação e aquisição de hardwares e softwares, pois disponibilizamos a você a chance de alugar equipamentos que compõem a sua infraestrutura de TI.

Desta forma, você consegue fazer um acompanhamento mais efetivo, tendo em mãos os melhores e mais atualizados equipamentos do mercado e investindo bem menos do que você gastaria realizando a compra de cada um desses ativos.

Gerencie os seus ativos de TI com mais segurança e praticidade com os serviços da Office Total.

Conclusão

gestão de ativos de ti pdf

Agora você já sabe o que é uma gestão de ativos de TI e os benefícios dela para a sua empresa.

E lembre-se que para colocá-la em prática você deve:

  • organizar, mapear e fazer um inventário dos seus ativos;
  • acompanhar o ciclo de vida dos seus ativos;
  • automatizar  alertas e capacitar os seus colaboradores envolvidos;
  • contar com bons fornecedores;
  • integrar as informações de forma efetiva.