software de monitoramento de rede

Saiba a importância de um software de monitoramento de rede para sua empresa

Um software de monitoramento de rede é capaz de entregar a você informações fundamentais para certificar de que a sua rede está funcionando conforme o esperado.

Esses softwares nada mais são do que ferramentas que dão uma mãozinha aos administradores para localizar possíveis deficiências de maneira proativa, colaborando na otimização da gestão de ativos de TI.

Ficou interessado em adotar esse serviço na sua empresa?

Então, para saber melhor como ele funciona e como implementá-lo, siga a leitura conosco nesse artigo!

O que é monitoramento de rede?

O que é monitoramento de rede?

O monitoramento de rede é o ato de acompanhar em tempo real e durante 24 horas por dia uma rede de computadores.

Esse acompanhamento é vantajoso para empresas porque permite que se detecte falhas ou anomalias na performance antes que elas resultem em problemas maiores nas redes.

Deste modo, quando você implementa um software de monitoramento de rede no seu negócio, você aumenta a proteção e disponibilidade da sua infraestrutura de TI, pois essa ferramenta consegue prever incidentes e dar a chance de você fazer uma manutenção preventiva. 

O que é um software de monitoramento de rede?

O software de monitoramento de rede é uma ferramenta que permite rastrear redes de computadores em diversos aspectos, como período de atividade, tráfego e o uso de banda.

Além do mais, o software de monitoramento de rede colabora na detecção de elementos e dispositivos que fazem parte ou que estão em contato com a sua rede de computadores.

Para administradores de redes, essa ferramenta é uma mão na roda, pois permite que sejam identificadas rapidamente falhas de dispositivos, problemas com o tráfego ou na conexão.

Assim, o software de monitoramento de rede alerta imediatamente por e-mail qualquer um desses problemas e ainda entrega relatórios para fazer uma análise do que ocorreu.

Conte com a melhor infraestrutura de TI para a sua empresa. Conheça os serviços da Office Total.

Como é feito  o monitoramento de rede?

O monitoramento de rede é feito acompanhando uma rede de computadores de uma empresa e alertando administradores por e-mail sobre qualquer caso suspeito.

E esses alertas, além de apontarem a possível falha no sistema de redes, também coletam dados e transformam eles em gráficos intuitivos para que os responsáveis pelos sistemas e redes consigam acompanhar o desempenho e o resultado das máquinas que têm em mãos.

Com isso, empresas conseguem ficar de acordo com as boas práticas da  ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

Qual a importância do monitoramento de rede?

O monitoramento de rede é importante porque facilita correções e identifica oportunidades, além de manter a performance  do negócio, permitir a coleta de dados, ajudar na tomada de decisões, ter a capacidade de identificar mais rapidamente ameaças à segurança, melhorando o uso de recursos de TI.

Na sequência, explicamos melhor cada um desses pontos. Confira! 

Facilita correções e identifica oportunidades

Como o software de monitoramento de rede consegue apontar problemas e mostrar quais dispositivos estão causando as falhas, as correções dessas situações passam a ser mais rápidas.

Assim, a sua empresa consegue economizar tempo em análises e consegue aplicar uma solução para corrigir esse problema de forma mais veloz.

Mantém a performance do negócio

O  software de monitoramento de rede é capaz de mostrar a você quais os níveis de qualidade no uso de recursos que tem influência na performance de seus serviços.

Deste modo, é possível visualizar os recursos que colaboram para que o seu negócio entregue o que promete dentro de um tempo adequado e com uma alta qualidade.

Permite a coleta de dados

Como já falamos acima, o software de monitoramento de rede coleta dados e transforma eles em gráficos intuitivos para que os responsáveis pelos sistemas e redes consigam acompanhar o desempenho e o resultado das máquinas que têm em mãos.

Então, na hora de solucionar esses problemas que a ferramenta aponta, é possível ser mais assertivo e não tomar nenhuma decisão com base em achismos.

Além do mais, essa coleta de dados sobre o seu negócio permite que você projete o futuro da sua organização de forma estratégica, conforme mostraremos no tópico a seguir.

Ajuda na tomada de decisões

As informações geradas pelos dados coletados do software de monitoramento de rede podem ser usadas como base para tomar decisões assertivas no seu setor de TI.

Algumas dessas decisões podem ser a utilização de recursos e a definição de aquisições ou aluguel de computadores para sua empresa.

Desta forma, é possível usar as informações que as ferramentas de monitoramento disponibilizam para justificar esses investimentos como uma tomada de decisão certeira.

Capacidade de identificar mais rapidamente as ameaças à segurança

Infelizmente todas as redes de empresas estão propensas a apresentar problemas conforme o tempo passa.

E esses problemas podem acabar causando ameaças à segurança de um negócio.

Mas com uma ferramenta de monitoramento os administradores das redes conseguem identificar quais os padrões dessas falhas e barrar essas possíveis ameaças.

Melhor uso dos recursos de TI

Os trabalhos manuais das equipes de TI podem ser  reduzidos com um software de monitoramento de rede.

Com isso, o time de TI consegue ter mais tempo para dedicar as suas habilidades a projetos que são fundamentais para a empresa.

Como escolher o melhor software de monitoramento de rede?

Quais os tipos de protocolo de monitoramento de rede?

Os tipos de protocolo de monitoramento de rede são SNMP, ICMP e Cisco Discovery Protocol.

Entenda mais sobre eles na sequência.

SNMP

Este protocolo possibilita controlar os dispositivos de uma rede, considerando-os como objetos.

Deste modo, uma de suas principais funções é verificar o status dos dispositivos na rede.

Além disso, ele coleta dados de todos os componentes para facilitar a análise e mantém informações sobre os objetos em uma base específica, conhecida como MIB.

ICMP

Serve para identificar erros na rede por meio do envio de mensagens IP.

Cisco Discovery Protocol

O Cisco Discovery Protocol, por sua vez, auxilia a controlar os dispositivos da Cisco na rede, permitindo que haja interação entre eles e que se reconheçam.

Por que investir em um software de monitoramento de rede?

Na sequência, apresentamos a você algumas razões do porquê investir em um software de monitoramento de rede.

Acompanhe!

Automatiza tarefas manuais da equipe de TI

A primeira razão para investir em um software de monitoramento de rede é que ele automatiza tarefas manuais da sua equipe de tecnologia da informação.

Isso porque o monitoramento de rede é conhecido por oferecer automação, o que reduz a carga de trabalho manual das equipes de TI. 

Essa automação agiliza os processos, aumentando a produtividade e aliviando a pressão sobre os colaboradores. 

Deste modo, os alertas automáticos permitem monitorar a rede continuamente sem sobrecarregar a equipe. 

Além disso, os dashboards destacam informações cruciais, poupando tempo dos funcionários.

Cria relatórios detalhados sobre o desempenho da rede

Um dos principais benefícios do monitoramento de rede é a capacidade de gerar relatórios abrangentes. 

Esses relatórios oferecem uma visão aprimorada da rede em diferentes estados, permitindo monitorar o status, desempenho, capacidade, e uso de recursos. 

Isso auxilia na prevenção de riscos de ataques e na identificação de necessidades de investimento em infraestrutura para melhorar a capacidade, sendo uma ótima vantagem de contar com um software de monitoramento de rede.

Identifica e resolve problemas rapidamente

Por fim, o software de monitoramento de rede adota uma abordagem proativa, identificando e resolvendo problemas antes que se tornem crises. 

Isso é fundamental em um cenário em que as ameaças cibernéticas e as complexidades da infraestrutura de rede crescem rapidamente.

Ou seja, é essencial contar com uma abordagem proativa para lidar com possíveis problemas antes que eles causem danos significativos.

E ao adotar essa abordagem proativa, o software de monitoramento de rede pode detectar anomalias, comportamentos suspeitos ou possíveis pontos fracos na rede, mesmo antes que eles se manifestem como problemas reais. 

Essa prática pode variar desde picos de tráfego anormais a atividades suspeitas que possam indicar uma possível tentativa de ataque cibernético.

Além disso, com alertas em tempo real, as equipes de TI podem estar cientes de qualquer ameaça iminente e tomar medidas corretivas imediatas. 

Isso pode incluir a aplicação de medidas de segurança adicionais, a realocação de recursos para áreas mais críticas da rede, ou até mesmo a desconexão de dispositivos comprometidos para evitar a propagação de possíveis ameaças.

Assim, ao manter a rede saudável e estável, o software de monitoramento de rede não apenas reduz os impactos potenciais de interferências e ataques, mas também promove a confiança entre os usuários finais e clientes que dependem da rede para acessar serviços essenciais. 

Isso, por sua vez, fortalece a reputação da empresa e ajuda a manter a continuidade dos negócios sem interrupções desnecessárias.

Monitoramento de rede em tempo real gratuito

Como escolher o melhor software de monitoramento de rede?

Para escolher o melhor software de monitoramento de rede você precisa priorizar uma solução com suporte em português, dar preferência para soluções em nuvem e  contratar uma empresa especializada.

Abaixo, esclarecemos melhor porque levar esses pontos em conta para escolher o melhor software para sua empresa.

Priorize uma solução com suporte em português

Escolher uma solução que tenha suporte em português e não em outra língua ajuda você e os seus colaboradores a terem mais familiaridade ao trabalhar com o software de monitoramento.

Além do mais, você terá a chance de conversar com uma equipe de atendimento e de suporte que fale a mesma língua que a sua.

Dê preferência a solução em nuvem

Optar por uma solução em nuvem possibilita que o trabalho de administradores e de todo o time de TI possa ser feito de maneira remota, por meio da web e a qualquer horário.

E os sistemas em nuvens também não pesam muito no armazenamento, além de fornecerem mais segurança e proteção para as informações que você mantém em suas redes.

Contrate uma empresa especializada

Ao fazer a negociação de um software de monitoramento é fundamental que você tenha cuidado com quem está contratando, por isso não abra mão de selecionar uma empresa especializada e com boa reputação no mercado.

Isso porque, em caso de algum problema, você precisará ter ao seu lado especialistas nesse serviço.

Então, ter o apoio de uma empresa especializada em softwares de monitoramento de rede fará toda a diferença.

Como implementar um software de monitoramento de rede?

Para implementar um software de monitoramento de rede na sua empresa, você precisa considerar a sua infraestrutura de TI, suas aplicações e os serviços do seu negócio.

Para que você entenda melhor cada uma dessas camadas, detalhamos mais sobre elas abaixo. Acompanhe!

Infraestrutura de TI

Atualmente é comum que a infraestrutura de TI sustente as empresas.

Então, se os equipamentos apresentam baixa performance, ele coloca em risco o  seu negócio de seguir ativo e impacta negativamente a experiência de seus clientes.

Desta forma, ao implementar um software de monitoramento, avalie a quantas anda a sua infraestrutura de TI.

É claro que o software também consegue te trazer uma visão de como está esse seu ambiente, com informações em tempo real para que suas operações caminhem cada vez melhor.

Mas o ideal é que você também consiga visualizar como ela está antes de adotar essa ferramenta.

Aplicações

A estrutura de TI tem papel fundamental na sustentação das aplicações e sistemas.

Neste cenário, o monitoramento também consegue garantir uma visão mais clara de suas aplicações, por meio da coleta de dados importantes que permitem formar indicadores e ter uma noção da experiência real de uso e acesso dos usuários em relação a performance e disponibilidade das redes.

E como as aplicações também sofrem com problemas de desempenho e disponibilidade, é bom que você também elabore uma relação das suas aplicações de TI para saber o que pode estar em risco de ser impactado.

Serviços de Negócio

A infraestrutura e as aplicações são a base para o que a sua empresa produz, ou seja, os serviços do seu negócio.

E ao implementar um software de monitoramento em sua empresa, os seus serviços também precisam ser levados em conta.

Aqui é fundamental que você tenha em mãos indicadores que ajudem a medir os resultados das suas estratégias, para conseguir encaixar o monitoramento de serviços em seu negócio.

Conte com a melhor infraestrutura de TI para a sua empresa. Conheça os serviços da Office Total.

Conclusão

Hoje a nossa missão era explicar a você o que são softwares de monitoramento de rede, que como você viu são ferramentas que permitem rastrear redes de computadores em diversos aspectos, como período de atividade, tráfego e o uso de banda.

Na prática, essas ferramentas acompanham uma rede de computadores de uma empresa e alertam administradores por e-mail sobre qualquer caso suspeito.

Esses alertas, por sua vez, apontam as possíveis falhas no sistema e são capazes de coletar dados e transformá-los em gráficos intuitivos para que os responsáveis pelas redes consigam acompanhar o desempenho e o resultado das máquinas que têm em mãos.

Ficou interessado em adotar um software de monitoramento em sua empresa? Então, não esqueça de considerar os pontos que apresentamos ao falar sobre como escolher o melhor software!