calcular iops disco

Como calcular o IOPS disco? Entenda a importância para a TI

Saber calcular o IOPS de disco é uma forma de conseguir mensurar o desempenho de projetos de TI para mostrar os resultados rápidos e ágeis que esse setor é capaz de entregar para uma empresa.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Isso porque o índice gerado quando você entende como calcular o IOPS de disco colabora para que haja mais otimização dos processos e confiança por parte da diretoria.

E aí, está curioso para entender mais sobre esse novo termo da área de TI e aprender como medir as propriedades de dispositivos de armazenamento?

Então, vem com a gente que neste artigo nos propomos a explicar tudo sobre como calcular o IOPS de disco!

O que é o IOPS?

O IOPS é um indicador que consegue parametrizar a performance de dispositivos de armazenamento, como SSD e HD.

Sua sigla significa Input/Output Operations Per Second e na prática ele tem o potencial de quantificar quantas leituras e escritas as rotações realizadas em um segundo são capazes de fazer.

Então, de modo geral, podemos dizer que aprender a calcular o IOPS de disco nada mais é do que medir a velocidade de um equipamento de armazenamento. 

Nesse sentido, é importante destacarmos que os discos de armazenamento se tratam de equipamentos físicos que levam em conta diversos fatores para funcionarem perfeitamente.

E a capacidade é um dos fatores mais importantes, pois se trata do máximo de arquivos que nós podemos salvar em uma unidade.

Mas quando o assunto é desempenho dos discos de armazenamento, o diâmetro e o IOPS são outros dois fatores que cumprem papéis fundamentais e precisam ser analisados de forma rigorosa.

Isso também é importante porque quando falamos de computação profissional, os projetos de TI consistem em um conjunto de interações com os riscos rígidos, como com memórias e processadores.

Assim, há um impacto muito grande na performance em relação ao número de operações por segundos.

E para conseguir mensurar tudo isso, você deve entender como calcular o IOPS de disco, algo que ensinamos mais adiante neste artigo!

Conheça os serviços da Office Total e eleve o desempenho de seus colaboradores com as melhores tecnologias do mercado.

Por que se preocupar com o cálculo de IOPS no projeto de TI?

Preocupar-se com o cálculo de IOPS no projeto de TI é importante porque existem soluções tecnológicas específicas para cada necessidade do universo corporativo.

Por exemplo, uma organização que trabalha com contabilidade tem a necessidade de arquivar documentos fiscais dos últimos 10 anos, embora eles não acessem com frequência esses arquivos. 

Logo, eles demandam de uma alta capacidade de armazenamento, porém, não de IOPS.

Mas se pensarmos em uma empresa que acessa frequentemente o banco de dados em ERP, entendemos que para executar as suas atividades eles necessitam de um número alto de IOPS, pois só assim conseguirão manter a produtividade. 

Então, podemos afirmar que se preocupar com como calcular o IOPS de disco no projeto de TI é importante porque ajuda os negócios a planejarem uma solução mais assertiva para os seus trabalhos por meio da determinação de quantos discos serão necessários para um bom desempenho de determinada atividade.

E assim surgem as opções para aumentar a performance, como o SSD ou HDD, algo que explicaremos em mais detalhes ao longo do artigo.

No mais, destacamos que o seu planejamento de TI precisa considerar os indicadores e a necessidade tecnológica de cada projeto da sua empresa, para que as soluções mais adequadas sejam selecionadas.

Por isso focamos hoje em como calcular o IOPS de disco, pois essa análise caminha de mãos dadas com as melhores opções para a demanda da sua organização. 

Como calcular o IOPS disco?

Para calcular o IOPS de disco é preciso levar em conta a quantidade de operações de leitura e escrita que o dispositivo consegue fazer ao longo de suas rotações realizadas em um intervalo de um segundo.

O cálculo é feito desta maneira porque um driver de armazenamento necessita dar voltas ao redor de um eixo para que todas as informações distribuídas consigam ser lidas nos mais diferentes pontos de sua estrutura física.

Então, para conseguir calcular o IOPS de disco você pode usar a seguinte fórmula: 

  • Rotational Latency (Latência de Rotação): se trata do intervalo de tempo até que o disco consiga chegar no ponto de leitura do dado;
  • eSeek Latency (Latência eSeek): diz respeito ao intervalo de tempo que compreende o deslocamento da cabeça de leitura do disco até um ponto determinado no HD.

Caso você também tenha interesse em calcular o IOPS total de um sistema inteiro,  você deve multiplicar a quantidade de discos pelo valor de IOPS de cada um. 

Benefícios de calcular o IOPS de disco

Os benefícios de calcular o IOPS de disco vão desde o melhor desempenho, velocidade na transferência de arquivos e comunicação interna mais eficiente.

Na sequência, entramos em mais detalhes sobre cada um desses benefícios. Confira!

Melhor desempenho

Para negócios que necessitam de um sistema para realizar a busca de informações registradas, o cálculo do IOPS disco contribui para o melhor desempenho dos equipamentos em situações como esta.

Velocidade na transferência de arquivos

A velocidade de execução de uma atividade depende do valor do IOPS, portanto, se uma máquina atual não oferece o básico para o desempenho que a sua empresa espera, é preciso traçar estratégias para alcançar o resultado.

Um exemplo de estratégia é usar dois HDs para uma capacidade específica, aumentando a velocidade de transferência de arquivos, por exemplo.

Comunicação  interna mais eficiente 

As operações de leitura e escrita dependem do registro de dados para ações internas, como quando seu time termina uma venda e faz esse levantamento no ERP.

Então, com o cálculo do IOPS, você melhora os fluxos internos de atividades como essa, logo, a comunicação do seu time também ganha mais assertividade.

Benefícios de calcular o IOPS de disco

Quais os tipos comuns de armazenamento?

Os tipos comuns de armazenamento são: HDD e SSD. 

Abaixo, falamos um pouco sobre ambos. Acompanhe!

HDD

O HD é um tipo de armazenamento que tem uma vida útil maior, embora seja mais lento por conta do tamanho e da forma que ele faz as leituras/escritas.

Além disso, ele é caracterizado por um conjunto de discos metálicos e uma cabeça móvel capaz de realizar as operações magneticamente.

SSD

O SSD é menor, se comparado ao HD, e é mais rápido nas operações, pois não faz um trabalho mecânico e consome menos luz.

No mais, ele funciona como um pendrive por conta da sua composição de chips de memória flash.

Qual a melhor solução para performance?

A melhor solução para performance costumam ser os SSDs, entretanto, o valor por GB de um SSD é bem elevado.

Nesse cenário, existem outras possibilidades para obter uma melhor performance, além do HD.

Uma delas é o RAID – Redundant Array of Independent Disks, que em tradução significa algo como “Matriz Redundante de Discos Independentes”.

O RAID se trata de uma forma de criação de um subsistema de armazenamento, capaz de unir diversos discos individuais e gerar mais segurança e melhor desempenho.

Qual a melhor solução para performance?

Dúvidas frequentes ao calcular o IOPS de disco

Abaixo, separamos as dúvidas mais comuns em relação ao cálculo do IOPS de disco. Confira!

Quantos IOPS tem um SSD?

Um SSD pode ter de 8 mil a 90 mil operações de escrita por segundo (IOPS).

Esse valor varia de acordo com os primeiros e os últimos modelos lançados e ambos são mais rápidos do que um HD tradicional, que tem quantidade máxima de aproximadamente 100 IOPS.

Como medir a performance do SSD?

A performance do SSD pode ser medida com softwares de teste de desempenho, que podem ser encontrados tanto gratuitamente, como pagos.

É comum que esses softwares também ofereçam recursos como:

  • comparação de desempenho do seu PC com PCs semelhantes ao redor do mundo;
  • chance de medir o efeito de alterações de configuração e atualização de hardware;
  • um conjunto de resultados incluindo o tempo de resposta.

Algumas opções de softwares que podemos destacar são:

  • PassMark PerformaceTest (para testar a velocidade do HD/SSD)
  • ATTO Disk Benchmark (para verificar o  desempenho do disco rígido) 
  • CrystalDiskMark (para testar a velocidade do HD) 
  • AS SSD Benchmark (para testar a velocidade do disco rígido)
  • HD Tune (para verificar a velocidade do HD do Windows 10)

Como medir IOPS Windows?

Para medir o IOPS do Windows você pode usar ferramentas do próprio sistema operacional e utilizar o Performance Monitor.

No Linux, use um utilitário como o iotop e após saber quantos IOPS são necessários e então faça a conta de quantos discos rígidos você precisa usando essas ferramentas. 

Conheça os serviços da Office Total e eleve o desempenho de seus colaboradores com as melhores tecnologias do mercado.

Conclusão

Hoje a nossa missão era esclarecer a importância de calcular o IOPS de disco em projetos de TI, pois ele consegue determinar o desempenho dos sistemas de uma organização e ajuda em relação a previsibilidade dos resultados de seus projetos.

Assim, com o dimensionamento correto, a sua empresa tem o poder de ter em mente quantos dispositivos serão necessários para atingir um determinado valor de velocidade que faça sentido para suas operações internas e para o nível de mercado.

Deste modo, vocês conseguem entregar soluções rápidas, eficazes e sob demanda, além de oferecer, por meio da TI, mais tranquilidade aos diretores quanto à performance dos seus equipamentos e sistemas.

Não perca a visão dos custos operacionais.  Conheça o Outsourcing de impressão para empresas.