Sabia que a Revolução Industrial trouxe mudanças tecnológicas significativas que também afetaram o setor de construção civil?

Desde a Primeira Revolução Industrial, no século XVIII, a indústria vem incorporando tecnologias para melhorar e potencializar a produção. Porém, nos últimos anos, houve um avanço significativo nas soluções tecnológicas disponíveis, intensificando esse processo e mudando a forma como ela é incorporada nas empresas e indústrias. Isso inaugurou o período chamado de 4ª Revolução Industrial.

É aí que a indústria 4.0 entra como um conceito que ganha cada vez mais relevância na sociedade atual. Mas, você sabe o que ele significa? Entenda como a indústria pode ser incorporada à construção civil para gerar eficiência e qualidade nos seus serviços!

Vamos lá?

O que é indústria 4.0?

Indústria 4.0 é um conceito que está ganhando cada vez mais espaço. Mas, você sabe exatamente o que isso significa?

Simplificando, a indústria 4.0 combina automação e tecnologia da informação para produção. O objetivo é melhorar a qualidade e a velocidade dos processos que ocorrem na indústria, levando eficiência e agilidade na produção de mercadorias.

Para entender melhor, pense na produção de um carro. Você já deve ter se deparado com imagens de empresas que utilizam robôs em quase todas as etapas do processo. Essa é uma cena clássica de uma indústria 4.0, na qual a robótica é utilizada na produção de mercadorias. Porém, esse conceito também abrange outras tecnologias como inteligência artificial, softwares, Big Data, Business Intelligence, entre outras novidades.

Qual o impacto da indústria 4.0 na construção civil?

Quando falamos em indústria 4.0, pode ser que as primeiras imagens que vêm à sua mente sejam os robôs utilizados nas montadoras de automóveis, não é mesmo? Apesar de ser um bom exemplo, essa revolução na produção impacta diversos outros setores da economia, incluindo a construção civil. Há diversas tecnologias desenvolvidas especificamente para o setor, assim como outras mais gerais que podem ser implementadas na área.

Um dos impactos da indústria 4.0 na construção civil é a possibilidade de ganhar agilidade e eficiência na gestão de projetos, por exemplo. É possível utilizar softwares para a gestão de todos os passos e etapas de cada uma das obras e projetos em andamento. Também é possível, inclusive, utilizar um software — chamado de software BIM (Building Information Model) — que permite que você visualize todas as etapas da construção de determinado imóvel em 3D.

Outro impacto da indústria 4.0 na construção civil é a melhoria da qualidade e produtividade nas obras. Com as novas tecnologias disponíveis, você tem acesso a materiais modernos para o seu parque tecnológico, mais leves, resistentes e sustentáveis para a construção. Além disso, já existem registros do uso de impressoras 3D em canteiros de obras. Um bom exemplo é o case de uma startup localizada nos EUA que conseguiu construir casas em apenas 7 dias utilizando essa tecnologia.

Ainda vale lembrar que outras tecnologias também podem atuar como grandes aliadas na construção civil. Uma delas são os drones, capazes de gerar uma visualização completa do canteiro de obra. A realidade aumentada também pode ser uma ferramenta importante para visualizar como determinado projeto pode ficar após o término, antes mesmo de iniciar as obras.

E como se adequar às mudanças da indústria 4.0?

Agora que você já sabe o quanto a indústria 4.0 pode impactar o setor da construção civil, é hora de entender como se adequar a essas mudanças e começar a implementar as novidades tecnológicas na sua empresa. Veja algumas das principais dicas nesse sentido:

1.   Busque informações sobre as novas tecnologias

O primeiro passo para se adequar a essas mudanças é entender quais são as tecnologias disponíveis que podem ser implementadas na construção civil. Portanto, comece com uma pesquisa sobre inteligência artificial, robótica, impressoras 3D, softwares, Business Intelligence, entre outras ferramentas que podem ser úteis.

Entenda quais são as tecnologias disponíveis e as características de cada uma delas. Também entenda quais são as vantagens que elas podem trazer para o seu negócio.

2.   Entenda quais são suas prioridades

É importante lembrar que não é aconselhável modificar todos os processos da empresa de uma só vez. Isso significa que a mudança para adotar a indústria 4.0 na construção civil deve ser gradual, focando no que vai agregar mais valor para a sua empresa.

Portanto, é importante entender quais as suas prioridades, ou seja, quais são as mudanças mais emergenciais e importantes nesse momento. Entenda quais são os seus gargalos ou processos centrais e quais são as inovações tecnológicas que podem atuar nesses pontos.

3.   Fomente a inovação

Os seus colaboradores podem ser os maiores aliados na hora de buscar soluções tecnológicas que permitam a entrada da indústria 4.0 na sua empresa. Portanto, fomentar a inovação entre todos os membros do time é uma ótima forma de atuar nesse sentido.

Para isso, capacite a equipe sobre o que é inovação e qual a importância desse processo. Também ensine técnicas de inovação, conceitos disruptivos e incentive-os a pensar fora da caixa na hora de buscar soluções para os problemas encontrados.

4.   Esteja sempre atento às novidades

A tecnologia está em constante evolução e esse processo está acontecendo cada vez mais rápido. A cada ano surgem novas ferramentas e equipamentos que podem ser o diferencial que você precisa para ganhar vantagem competitiva e se destacar no mercado.

Portanto, é essencial que você esteja sempre atento às novidades. Mantenha-se atualizado, busque notícias sobre a área e veja o que as empresas mais disruptivas estão produzindo.

Sabia que a digitalização é peça-chave nesse processo?

A digitalização pode ser o primeiro passo para você colocar a indústria 4.0 na sua empresa. E, se você já começou a implementar outras tecnologias, mas ainda não conta com a digitalização, você pode perder a oportunidade de otimizar os seus processos e aumentar a segurança dos dados da sua empresa.

Ao investir na digitalização, você consegue armazenar todos os seus documentos físicos em ambiente virtual. Dessa forma, economiza espaço na empresa e facilita a busca por arquivos e documentos importantes no dia a dia de trabalho dos seus colaboradores.

Ela é uma peça-chave da transformação digital das empresas, sendo essencial para quem quer se modernizar e começar a implementar a indústria 4.0. Com a digitalização, você se alinha às transformações do mercado relacionadas à 4ª Revolução Industrial e dá os primeiros passos para uma mudança total dentro da organização.

Conclusão

Com esse artigo você descobriu o que é a indústria 4.0 e os benefícios que ela pode trazer para as empresas que atuam na construção civil. Também conheceu dicas de ouro para se adequar a essas transformações e começar a melhorar a eficiência e qualidade dos processos na sua empresa por meio da tecnologia. Por fim, percebeu como a digitalização é peça-chave nesse processo, sendo importante para que você realize essas transformações.

Quer continuar por dentro do assunto e acompanhar as novidades tecnológicas que podem potencializar os resultados da sua empresa? Então aproveite e já separe um tempo na sua agenda para acompanhar os nossos outros conteúdos!

Iniciar chat
Fale com um especialista!