A Tranformação Digital traz diversos benefícios para pacientes e também para todo o setor da saúde.

A transformação digital na área da saúde é um dos assuntos mais falados no mundo corporativo atual, já que hospitais e clínicas precisam implementar as tecnologias adequadas, bem como contratar serviços que promovem melhorias na experiência do paciente, trazem inovação e competitividade.

Quer saber quais são as principais soluções na área da saúde? Continue lendo este artigo que está repleto de informações que te ajudam a tomar as melhores decisões no processo de transformação digital e também conheça as principais tecnologias a serem adotadas para sua clínica ou hospital!

Como a transformação digital impacta o setor da saúde

A transformação digital busca modernizar a rotina das entidades da área da saúde, o que pode ser feito com a:

●       Implementação de tecnologias de ponta;

●        Mudança na cultura organizacional;

●        Contratação de serviços mais inovadores (como Outsourcing), entre outras medidas.

A pandemia do coronavírus acelerou o avanço tecnológico no setor de saúde na América Latina. Segundo os dados da IDC que foram publicados pela Revista Visão Hospitalar, investimentos em tecnologias na área devem atingir quase R$10 bilhões até 2022.

Esse tipo de investimento está diretamente ligado à Saúde 4.0, que integra a TI com serviços e manufatura no setor da saúde. Basicamente, são desenvolvidas tecnologias com o intuito:

●        Ajudar na elaboração de políticas públicas por meio do uso ético, seguro e sustentável de tecnologias;

●        Simplificar o trabalho dos profissionais da saúde, permitindo que eles cuidem melhor de seus pacientes;

●        Aperfeiçoar o bem-estar dos pacientes e da população em geral, fornecendo equidade e acessibilidade.

São implementadas muitas alterações na rotina do estabelecimento para que as medidas acima sejam alcançadas, mas tais práticas também influenciam diretamente na jornada do paciente e, consequentemente, na sua experiência perante o negócio.

A jornada do paciente

A jornada do paciente consiste nas etapas pelas quais os pacientes devem percorrer para serem atendidos pelos profissionais da saúde. Esse processo pode alterar dependendo do perfil de cada pessoa, mas é possível resumir a jornada do paciente nas seguintes etapas:

●        Reconhecimento do problema: o paciente toma consciência de que existe uma condição ou problema que está afetando sua saúde;

●        Busca por alternativas: aqui o indivíduo pesquisou sobre possíveis diagnósticos e agora busca indicações de profissionais/tratamentos;

●        Pré-decisão: são avaliadas as indicações de profissionais em quesitos como reputação, credibilidade, localização, condições de pagamento, etc.;

●        Decisão: é tomada a decisão sobre o estabelecimento médico sendo agendado o primeiro atendimento;

●        Atendimento e avaliação:** o paciente também avalia o atendimento durante a consulta, sendo importante que ele seja de qualidade para garantir sua fidelização.

A modernização da jornada do cliente

Tais etapas foram impactadas pela transformação digital, já que a tecnologia expande os canais de comunicação entre o paciente e a entidade, tornando a rotina do negócio mais eficiente, rápida e otimizada.

Sendo assim, acaba permitindo que os colaboradores e profissionais tenham mais tempo e recursos para se dedicar ao atendimento. Como também, os pacientes passam a ser promotores da marca ao se fidelizarem e a recomendarem para terceiros.

Os benefícios da transformação digital na saúde

A transformação digital traz vantagens que possibilitam que o seu negócio se torne Customer Centric, ou seja, todo seu planejamento estratégico objetiva a melhor experiência para seus pacientes.

Entenda como:

●        Atendimento eficaz e personalizado: os colaboradores conseguem dar uma resposta completa de forma mais ágil, bem como atender a necessidade do paciente no primeiro contato;

●        Engajamento dos pacientes: a automação dos procedimentos faz com que a jornada do paciente se torne mais fluida, acessível e conveniente;

●        Transparência nos processos: ao integrar os sistemas, os gestores obtêm maior transparência sobre as atividades desempenhadas no negócio;

●        Redução de custos: o maior controle sobre o negócio também permite que os gestores identifiquem falhas na rotina corporativa e as corrijam. Caso seja adotado o Outsourcing de impressão, é possível trabalhar com estrutura mais enxuta e economizar na impressão;

●        Garantia de compliance: tecnologias de ponta também incluem sistemas de proteção que melhoram a segurança dos dados, assegurando o cumprimento da *Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ainda sobre a LGPD, é fundamental entender que toda clínica médica e hospital que coleta informações de seus pacientes deve tomar todas as medidas para impedir o vazamento de dados pessoais sensíveis.

Saiba que os dados somente poderão ser coletados para fins legítimos e não ser usados em prejuízo aos pacientes, esses últimos ainda deverão ter acesso às suas informações de forma gratuita e fácil. Além disso, as informações somente podem ser armazenadas e compartilhadas com autorização formal dos clientes.

Novas tecnologias para o setor da saúde

Existem diversas tecnologias que podem ser implementadas durante a transformação digital. Veja quais são elas e como garantem os benefícios listados.

Atendimento Omnichannel

Omnichannel consiste em unificar a experiência nos ambientes online e offline, permitindo que o paciente tenha uma ótima experiência por diferentes canais de atendimento, como telefone, SMS, WhatsApp, redes sociais, etc.

Essa estratégia também integra todos os meios de comunicação, fazendo com que o cliente tenha um atendimento personalizado e de qualidade em qualquer canal.

Big Data

Big Data é uma tecnologia que obtém um grande volume de informações de variadas fontes e, a partir deles, são gerados relatórios úteis para elaboração de estratégias e tomada de decisões.

Na área da saúde, as fontes de dados mais comuns são arquivos internos, redes sociais, exames e laudos online, prontuários eletrônicos, sistemas internos, arquivos digitais fornecidos por empresas de atendimento, entre outras.

Cloud

Cloud (nuvem, em português) os colaboradores acessam os sistemas e recursos do negócio pela internet. Isso é possível porque todo o processamento de dados é feito nos servidores de uma terceirizada.

Essa tecnologia permite acessar e alterar e armazenar prontuários eletrônicos a qualquer momento e lugar, bastando ter acesso à internet. Além da facilidade de acesso às informações, os serviços incluem uma infraestrutura de segurança robusta, o que minimiza os riscos de invasões e perdas.

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (IA) simula a inteligência humana com o objetivo de automatizar diferentes atividades. Na saúde, usam-se algoritmos que tornam o resultado de exames mais precisos, ajudam no tratamento de doenças, na elaboração de relatórios e mais.

Uma inovação ligada à IA é o aprendizado de máquina (machine learning), que consiste em fazer com que a tecnologia se desenvolva sozinha até se tornar autônoma, aprimorando ainda mais as vantagens da IA.

Impressão de documentos médicos em papel

A modernização do processo de impressão consiste em contratar uma empresa de Outsourcing de Impressão. Esse investimento funciona como um aluguel de impressoras e possibilita uma redução de até 80% nos custos, quando comparado com o processo tradicional de impressão em filme dry.

Entretanto, é importante procurar uma empresa que forneça impressão de qualidade. Impressões com até 4800 DPI garantem imagens excepcionalmente detalhadas, esse tipo de qualidade é oferecido pela Office Total.

IoT

A Internet das Coisas (IoT ou Internet of Things, em inglês) é a conexão de objetos e sistemas por meio da internet. Essa tecnologia tem várias aplicações na área da saúde, alguns exemplos são integração de softwares com monitores cardíacos, criação de plataforma de monitoramento e rastreamento de leitos, acompanhamento remoto e integral da evolução de sintomas de doenças, entre outros.

Outsourcing de impressão térmica

Impressoras térmicas imprimem recibos, etiquetas, pulseiras hospitalares, comprovantes, códigos de barras e similares. Ela não usa cartuchos ou toners, pois produz texto ou imagem ao queimar papel termocrômico.

Essa é outra tecnologia beneficiada com o Outsourcing de Impressão, pois ela permite que o estabelecimento médico aumente sua produtividade e torne a infraestrutura mais enxuta simultaneamente.

Telemedicina

Basicamente, esse é um serviço em que consultas médicas são feitas à distância. Mesmo que a telemedicina não seja viável para todas as modalidades de atendimento, essa é uma ferramenta útil para trazer economia à instituição médica e agilizar sua rotina.

Os desafios da transformação digital para o setor da saúde

Os administradores podem encontrar desafios durante a transformação digital, mas é importante conhecê-los e saber como superá-los para que as implementações das tecnologias sejam feitas da melhor forma e inovem os processos do setor.

●        Infraestrutura: as instituições devem utilizar máquinas potentes e de ponta para usufruir das tecnologias. Uma das formas mais vantajosas de usufruir desses equipamentos é através de serviços de outsourcing de computadores e impressões;

●        Segurança dos dados: devem ser tomados todos os cuidados para evitar o vazamento de dados sensíveis. Isso pode ser feito com treinamento do pessoal e contratação de serviços desenvolvidos especialmente para médicos;

●        Resistência às mudanças: colaboradores podem rejeitar o uso de tecnologias. Para que isso não aconteça, os líderes devem alinhar suas equipes para que seja implementada uma cultura de inovação.

Para ter sucesso na transformação digital na saúde, é fundamental contar com um parceiro que ofereça soluções completas para a área de diagnóstico de imagens. Nós da Office Total, temos soluções que atendem diversas clínicas e hospitais e contamos com mais de 25 anos de experiência. Com a gente você pode contar com uma das maiores empresas especializadas em soluções de impressão de imagens médicas do país.

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