4 maneiras de reduzir custos de TI sem afetar a produtividade das equipes

4 maneiras de reduzir custos de TI sem afetar a produtividade das equipes

A tecnologia tem ocupado um espaço crescente de destaque ao impulsionar a competitividade aperfeiçoando processos internos dos mais variados negócios.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Por conta disso, os gestores de TI enfrentam desafios constantes para equilibrar a necessidade no investimento em novas tecnologias ao mesmo tempo que enfrentam pressão para reduzir custos, mantendo a produtividade das equipes – o que exige um planejamento detalhista e viável.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa recente da Gartner, menos da metade (43%) das organizações alcançam seus objetivos de corte de custos no primeiro ano de implementação, o que sugere que a busca pela redução de custos pode ser prejudicial caso não seja eficiente e bem estruturada.

Como mudar esse cenário?

Para te auxiliar, vamos apresentar quatro maneiras práticas e eficazes para reduzir custos de TI, sem comprometer a produtividade, mantendo a sua empresa competitiva no mercado. Continue a leitura!

Simplifique o design dos processos de TI

A complexidade dos processos de TI pode se tornar uma dificuldade para as equipes e para a empresa como um todo. Isso porque, com o tempo, é comum que métodos antigos sejam atualizados e novas ferramentas sejam implementadas para coletar e processar dados de diversas origens e linguagens. É essencial avaliar cuidadosamente todo o cenário e simplificar o design dos processos sempre que possível.

Sem contar que, essa solução vai ajudar a sua empresa a se adaptar mais rapidamente às mudanças do mercado e às novas tecnologias.

Priorize cortes com maior impacto a curto prazo 

Ao priorizar cortes com maior impacto a curto prazo, as equipes de TI podem garantir vitórias rápidas (quick wins) que demonstram resultados imediatos. Esses resultados podem ser apresentados aos executivos, fortalecendo o planejamento apresentado.

Além disso, embora seja necessário pensar no todo ao construir um projeto de atualização, as vitórias rápidas permitem que o time de TI comece a colher os frutos do plano de redução de custos logo no início do projeto, aumentando a motivação da equipe e demonstrando que a estratégia é viável e eficaz.

Redução é diferente de mais barato 

A redução de custos não deve ser confundida com a mera busca por soluções mais baratas, já que essa abordagem pode se tornar limitada e exigir mais investimentos a médio e longo prazo. Por isso, é fundamental definir o que pode ser reduzido por meio da priorização de objetivos. Dessa forma, você vai conseguir identificar áreas em que é possível cortar custos sem afetar a produtividade das equipes e, ao mesmo tempo, garantir que as escolhas sejam efetivas a longo prazo.

É preciso ressaltar que cada empresa é única e possui seu próprio conjunto de características e valores. Nesse sentido, é fundamental evitar que o novo planejamento afete negativamente o valor agregado do negócio.

Elimine gastos com baixa previsibilidade 

Em muitos casos, a flutuação de demanda pode exigir investimentos de tempo e dinheiro que nem sempre são viáveis para as empresas. Por exemplo, a manutenção de computadores pode ser uma tarefa que demanda um alto esforço dos profissionais de TI.

Quando há o aumento de pessoal – necessário para o crescimento da capacidade de produção das companhias – isso também traz despesas de manutenção e a longo prazo. Ao terceirizar essa tarefa, os times podem se concentrar em áreas mais estratégicas, como a inovação, sem impactar a produtividade dos funcionários que lidam com equipamentos defasados.

Entenda mais sobre aluguel de equipamentos:

O aluguel de notebooks, desktops e tablets traz mais economia, conveniência e excelência para a sua empresa

Contudo, sabemos que reduzir custos de tecnologia sem afetar a produtividade das equipes é um grande desafio para os gestores no mercado. Como trouxemos neste artigo, é de suma importância desenvolver um plano realista, executável, que inclui priorizar cortes com maior impacto a curto prazo, simplificar o design de processos antigos, eliminar gastos com baixa previsibilidade e entender que redução de custos nem sempre é sinônimo de trocar tecnologias atuais por versões mais baratas.

Com um planejamento efetivo, é possível ter uma visão de todo o ecossistema e identificar rapidamente gargalos que podem representar ameaças à qualidade dos trabalhos  no futuro.

Otimize a gestão de TI sem deixar o desempenho de lado com a locação de notebooks!