TI em construtoras: como o aluguel de equipamentos torna a área mais eficaz

TI em construtoras: como o aluguel de equipamentos torna a área mais eficaz

No setor de construção civil, a gestão do orçamento em projetos de obras é sempre um enorme desafio. Como equilibrar custos com qualidade na entrega? A resposta está no aluguel de equipamentos de TI em construtoras.

Prática comum no canteiro de obras, o aluguel de equipamentos não é uma novidade para as construtoras. Equipamentos como elevadores, andaimes, caminhões, betoneiras, mão de obra… Todos os tipos de instrumentos presentes em uma obra podem ser alugados.

Essa é uma opção mais em conta e mais eficiente para as construtoras, que evitam prejudicar seu bolso com exacerbados custos iniciais e com os gastos de manutenção e atualização dos equipamentos.

Porém, uma alternativa de redução de custos que as empresas muitas vezes sequer imaginam ser possível é o aluguel de instrumentos de TI em construtoras.

Neste conteúdo, vamos te explicar um pouco mais sobre essa prática, sua importância e vantagens, bem como a Office Total pode ajudar nessa missão. Vamos lá?

Investir na compra de equipamentos: por que não é vantajoso para o TI em construtoras?

Antes de qualquer coisa, vale mencionar o papel da TI em construtoras: de um simples setor operacional e braço de digitalização dos projetos, a TI agora é um importante fator para o sucesso do negócio.

O motivo é simples: projetos de engenharia, arquitetônicos, hidrossanitários — e basicamente todos os que fazem parte de uma obra — são realizados em computadores.

Mais do que isso, a gestão da obra se concentra em todo um parque tecnológico com softwares de gestão em computadores, notebooks e smartphones.

Esses são dados essenciais para a análise de custos, compliance com as políticas financeiras e legais, bem como servem de fontes de insumo para melhorar as estratégias em projetos futuros.

Afinal, o que deu errado em um projeto passado pode servir de caminho para a otimização em um projeto futuro. E com a digitalização da retaguarda das construtoras, fica mais simples chegar a essas conclusões, coletar e armazenar essas informações.

No entanto, o custo de toda essa infraestrutura de TI pode comprometer seu bolso e até mesmo atrasar o crescimento do seu negócio. Afinal, quanto mais importante é a TI em construtoras, melhores os equipamentos que sua empresa precisa investir.

Um computador capaz de lidar com a demanda dos projetos 3D, por exemplo, precisa ser poderoso, com capacidade de renderizar e processar imagens e texturas pesadas.

Além disso, para rodar os softwares de gestão e acompanhamento de obras mais atualizadas, é necessário contar com dispositivos modernos, capazes de se conectar à nuvem e uns aos outros de maneira rápida.

Por esses motivos, investir na compra de equipamentos de TI em construtoras é uma prática arriscada. Percebeu que, para a maioria da sua infraestrutura, é necessário contar com computadores e equipamentos de ponta?

Bom, eles custam dinheiro — muito dinheiro. Hoje, em 2022, um computador de alta potência para que seu projetista possa criar modelos 3D pode passar facilmente de R$ 20 mil.

Mas leve em conta que, com o passar dos anos, os softwares se atualizam e sua exigência de performance sobe.

O que significa que você deverá atualizar seu computador, comprando as partes de forma individual, bem como contratando serviço de manutenção de computadores. O mesmo pode ser dito de equipamentos de TI complementares, como o outsourcing de impressoras.

Agora, pense que isso se trata de apenas uma unidade. Imagine em um cenário de um setor de TI com vários computadores ou dezenas deles?

Bom, os custos podem ser assustadores!

Confira os benefícios do aluguel de equipamentos em ti para o setor da construção civil

Agora, quais as vantagens de investir no aluguel de equipamentos de TI em construtoras? Pontuamos algumas delas ao longo do conteúdo, mas gostaríamos de focar nos principais benefícios para você entender o quão impactante esse serviço pode ser!

Redução de custos

O primeiro e principal benefício é a redução de custos, especialmente quando falamos do investimento inicial que estruturar um setor de TI em construtoras exige.

Com o aluguel de equipamentos de TI, você paga uma taxa mensal que lhe dá acesso a uma ampla gama de equipamentos que podem ser facilmente instalados em seu escritório.

Além disso, há maior facilidade (e menos custos) relacionados à escalabilidade da operação. Ou seja, se você precisar dobrar o tamanho do setor de TI ou mesmo de duas novas workstations para o setor de projetos, basta solicitar da provedora.

Troca de dispositivos de forma ágil

Agora, e se um dos computadores ou impressoras falhar? Ao contar com o aluguel de equipamentos de TI em construtoras, basta acionar o provedor para solicitar a troca.

Simples, fácil e ágil — e bem mais barato do que investir no conserto ou na compra de outro equipamento.

Operação simplificada

Com o aluguel de equipamentos de TI, é responsabilidade da provedora cuidar dos dispositivos.

Assim, sua empresa e seus funcionários podem focar na operação e nos projetos, deixando a manutenção inteiramente com a empresa contratada.

Segurança jurídica

Não se preocupe com questões legais sobre o aluguel de equipamentos de TI em construtoras. No momento em que você firma um acordo com uma empresa especializada, como a Office Total, há um SLA que determina vários aspectos do aluguel dos equipamentos.

Entre eles: o tempo que a estrutura será disponibilizada, como será feito o suporte, os pacotes de expansão possíveis, entre vários outros.

Suporte especializado

Outro ponto de destaque é o suporte técnico especializado especializado que a sua empresa tem direito ao firmar um contrato de aluguel de equipamentos de TI.

Ao menor sinal de problemas, basta acionar o suporte pelo canal de comunicação que preferir e a solução será encaminhada o quanto antes!

TI em construtoras: como a Office Total pode ajudar

Com mais de 25 anos de experiência no mercado de outsourcing e estrutura para atender às demandas de cada empresa, a Office Total pode complementar o seu TI com aluguel de equipamentos de ponta.

Entre os equipamentos, nós alugamos notebooks, desktops e tablets, bem como dispositivos de impressão (multifuncionais e também de grande formato, bem como scanners).

A Office Total pode fazer toda diferença na sua operação, modernizando seu setor de TI de uma forma prática e extremamente flexível para seu orçamento na área de TI.

Que tal entender mais sobre nossos serviços? Entre em contato com nosso time para descobrir como a Office Total pode contribuir no seu negócio!