Como monitorar equipamentos distante da área de TI da empresa no dia a dia? Como realizar serviços de suporte, atualizar licenças e gerenciar serviços à distância e em segurança? Vamos juntos entender como funciona cada solução?

Quais vantagens estratégicas essa gestão proporciona à TI?

Há mais de um ano vivemos novas modalidades de trabalho: O home office e o modelo híbrido. Inclusive, segundo a pesquisa da FIA Employee Experience (FEEx), 90% das empresas aderiram aos modelos de diferentes formas e começou a despontar no mercado um novo viés de oferta que contemplou equipamentos integrados a serviços de locação de equipamentos de TI como notebooks, desktops, impressoras e até celulares. Hoje, um ano e meio após o início da pandemia, no Brasil, o modelo de locação ganhou força.

Mas como monitorar equipamentos distante da área de TI da empresa no dia a dia? Como realizar serviços de suporte, atualizar licenças e gerenciar serviços à distância e em segurança?

Vamos juntos entender como funciona cada solução?

Cloud de Gestão de Ativos de TI – Total controle de todos os ativos de TI – O gerenciamento de ativos de TI, também conhecido como gerenciamento de inventário de TI envolve coleta de informações detalhadas de hardware e software para monitoramento de uso dos equipamentos. Um ativo correto auxilia as empresas na utilização assertiva de seus recursos, evitando custos desnecessários e promovendo o melhor aproveitamento de recursos existentes, permitindo que as organizações reduzam os custos operacionais, tendo uma assertividade em relação ao dimensionamento, performance e capacidade, eliminando os riscos na construção de novos projetos de TI.

Em parque instalado no regime de locação, controlar licenças, garantir a segurança de dados, monitoramento, uso e suporte remoto com integridade, são tarefas que demandam tempo da TI e desviam o foco estratégico em negócios.

A solução funciona por meio de um agente residente que faz a coleta dos dados do hardware e software dos equipamentos que são enviados para um servidor em Cloud e disponibilizado imediatamente em um site personalizado para consulta e gerenciamento dos ativos. A solução com custo zero de infraestrutura, acesso via web, escalabilidade e alta disponibilidade, permite o controle de licença de softwares, segurança, geolocalização e rastreabilidade, controles e limites de utilização, integração Active Directory da Microsoft, alertas automáticos, produtividade e economia no suporte, análise de performance, acesso remoto, proteção de dados, entre outros benefícios de uma solução completa com alto custo x benefício.

Geolocalização – Notebooks, Desktops e Servidores – Através de know-how proprietário, todos os equipamentos terão sua localização física registrada para serem consultados via Google Maps e disponíveis para consulta desde os últimos seis meses. Para Smartphones e Tabletes a Geolocalização permite o rastreio permanente desde os últimos seis meses e ainda pode ser definido umas ou mais Cercas Eletrônicas para controle de perímetro de utilização do equipamento de quem utiliza. Por meio do Google Maps será mostrado graficamente todo o trajeto e os quilômetros percorridos. Recurso ideal para uso de profissionais externos (técnicos de campo, comerciais, representantes, entregadores etc.).

Cerca eletrônica – Notebooks, Desktops, Smartphones e Tablets – É possível criar Cercas ilimitadas e múltiplas localizações, sempre que um equipamento sair ou entrar dos perímetros definidos, um Alerta será registrado e enviado por e-mail para um responsável, permitindo um controle total sobre as movimentações de todos equipamentos.

Análise de performance – A análise de performance de todos os equipamentos, mostra o consumo de CPU, memória e disco, sendo que CPU e memória serão mostrados a média dos últimos 3 meses, consumo diário e semanal. Também são mostradas a “Saúde do Disco” e a temperatura dos últimos 7 dias da CPU.

Capacity Planning – O Capacity Planning com gráficos detalhados, aponta a tendência de utilização de CPU, memória e disco de todos os equipamentos, baseado no histórico de utilização dos últimos 6 meses, permitindo gerenciamento pró-ativo do seu ambiente.

Análise para mobiles – Apresenta o consumo de CPU, memória e disco e também tráfego de dados, separando os dados que utilizam sua conta de Internet e WI-FI, além dos Apps que consomem mais dados, bem como sua última utilização, facilitando a deleção dos Apps que não são utilizados.

Controle de licenças de softwares (Software Asset Management – SAM) – São apontadas a utilização das licenças identificando os irregulares e as compradas e não utilizadas. Será possível controlar o vencimento e os custos de todas as licenças e identificação das licenças instaladas e não utilizadas (Sw Metering), permitindo o remanejamento ou desinstalação, otimizando os custos. Softwares e Apps não autorizados também são identificados, contribuindo para a otimização e melhoria da produtividade dos usuários.

Active Directory Microsoft – A fim de permitir uma administração eficaz, todos os registros do AD Microsoft podem ser acessados e mostrados a partir de requisitos de Status (ativos, inativos, bloqueados e desabilitados, domínio, login name, se tem permissão de administrador, último acesso, última troca de senha, data de expiração de senha).

Sob o aspecto de segurança, são informações fundamentais em tempo hábil.

Alertas automáticos – Alertas automáticos podem ser configurados por email para envio assim que as alterações consideradas críticas ocorrerem, tais como: alterações de hw, instalação ou desinstalação de sw, limites da cerca eletrônica, equipamento lentos, vencimento de garantias, instalação de softwares ou Apps proibidos.

Saúde dos discos (SMART) – S.M.A.R.T. (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology), é um sistema de monitoramento incluído em dispositivos de discos rígidos (HDDs) e dispositivos de estado sólido (SSDs) que detecta e relata sobre vários indicadores de confiabilidade da unidade, com o intuito de permitir a antecipação de falhas de hardware. Um relatório específico (R21 – Saúde dos Discos) mostra como está a saúde de todos os discos da sua empresa, apontando o número de horas ligado, temperatura e bad blocks.

** Um disco SSD tem uma vida útil de 22 anos!!!
** IDE e SATA tem uma vida útil de 5 anos!!!

Discovery de Dispositivos (Discovery de range de IPs) – Com esse recurso serão identificados todos os equipamentos que tenham algum IP na sua rede, assim equipamentos como; roteadores, impressoras, scanners, telefones IPs, são mostrados e podem ser classificados e enviados para o cadastro de periféricos.

Agora que você conhece melhor como funciona o monitoramento, consulte a nossa equipe e garanta mais segurança e eficiência para o seu parque de ativos instalados. Conte com a Office Total para otimizar o seu projeto!